Criatividade é o que não falta nos nomes dos blocos de carnaval

Carioca prova que não falta bom humor na cidade, apesar dos problemas atuais da cidade

Se você faz parte grupo de mulheres rodadas e de chico, cuidado com cheirinho do suvaco de cristo e deixa a língua no varal. Do contrário, o Sargento Pimenta será chamado. E não adianta dizer meu bem, volto já. A ansiedade me impede de esperar. Ah, toco-xona? Chora, me liga! Mas fique sabendo que eu não venho mais aqui. Só quero o balanço do pinto, porque, no final das contas, largo do machado, mas não largo do copo. Que merda é essa? É apenas uma brincadeira com os nomes dos blocos de carnaval de rua do Rio, que provam que nada tira a criatividade e o bom humor do carioca. Conheça a história por trás deles e… divirta-se!

Para curtir o carnaval no Rio, confira opções de hospedagens no Booking.com

SARGENTO PIMENTA

 (Raphael Dias/Riotur)

O nome brinca com o título do oitavo disco dos Beatles, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, lançado em 1967. E, claro, o bloco toca apenas versões abrasileiradas do repertório da icônica banda britânica. Na segunda (12), tem desfile no Aterro do Flamengo, às 10h.

TOCO-XONA

 (Facebook/Reprodução)

Fundado em 2007 por um grupo de lésbicas, o bloco foi batizado a partir da história de Michele Krimer, co-fundadora, junto com Bruna Capristano. “Michele ficou com uma menina linda, mas não curtiu. Só que a garota se apaixonou. Aí, eu disse toco e xona. Quer dizer: toma um toco e se apaixona. Virou o nome do bloco”, explica Bruna. O Toco-Xona desfila no próximo domingo (11), às 10, no Aterro do Flamengo. E a homenageada do ano é Rita Lee.

SUVACO DE CRISTO

 (Julio Cesar Guimarães/Riotur)

O bloco nasceu em 1985, no Jardim Botânico. E o nome é alusão a uma entrevista de Tom Jobim em que o compositor reclamava do mofo nos armários de sua casa na Rua Lopes Quintas, no bairro. Afirmava que era lá o suvaco do Cristo (Redentor). Desfilou no domingo (4).

MULHERES RODADAS

O bloco feminista foi criado, em 2015, depois de a frase “Não mereço mulher rodada” ter viralizado na internet. O próximo desfile é na quarta (14), às 9h, a partir do Largo do Machado.

 LARGO DO MACHADO, MAS NÃO LARGO DO COPO

Fundado há 12 anos por um grupo de amigos que frequentava um boteco no Largo do Machado, o bloco foi batizado com o nome que brinca com os dois lugares. Em 2011, o bloco ganhou sua versão infantil: Largo do machadinho, mas não largo o suquinho. O bloquinho sai na segunda (12), às 9h. No dia seguinte (terça, 13), às 14h, é a vez dos adultos brincarem.

MULHERES DE CHICO

 (Fernando Maia/Riotur)

O nome do primeiro bloco feminino e temático do Carnaval não tem nada a ver com menstruação. É apenas uma homenagem ao cantor e compositor Chico Buarque, cujas composições ganham versão carnavalesca no grupo. Quem quiser conferir, a turma sai no sábado (17), na Praia do Leme, a partir das 17h.

MEU BEM, VOLTO JÁ

 (Facebook/Reprodução)

O nome faz referência a frase que Dr. Zé Armando, um dos fundadores do bloco, disse à esposa no sábado de Carnaval de 1994, quando saiu para comprar pão, leite e jornal. Ficou fora os quatro dias de folia. No ano seguinte, o Meu Bem, Volto Já saiu pela primeira vez, tendo Elke Maravilha como rainha e fazendo uma homenagem a então ex-esposa do Dr. Zé Armando. Na terça (13), às 17h, tem desfile a partir da Av. Princesa Isabel, esquina da Rua Barata Ribeiro, em Copacabana.

QUE MERDA É ESSA?

 (Facebook/Reprodução)

O nome é inspirado em um bloco de Olinda. Fez seu primeiro desfile em 1995 e, no domingo (11), às 13h, sai às ruas de Ipanema, a partir da Rua Garcia D’Ávila, com esquina da Rua Nascimento e Silva. Antes, porém, no mesmo point, haverá o baile infantil da sua versão infantil, Que caquinha é essa?, das 10h às 12h.

É PEQUENO, MAS VAI CRESCER

Em 2006, o grupo surgiu como uma ala do bloco Escravos da Mauá, com apenas 36 pessoas. No ano seguinte, os foliões se estruturam e viraram um pequeno bloco, mas com esperança em dias melhores. Por isso, É pequeno, mas vai crescer. O duplo sentido fica pelo espírito zombeteiro do carioca e, claro, do próprio Carnaval. Desfilou na sexta (2).

DEIXA A LÍNGUA NO VARAL

Há dez anos, o bloco tijucano difunde o lema: “Chega de falar da vida alheia, vem sambar!” Por causa disso, foi batizado de Deixa a língua no varal. Recadinho para as fofoqueiras do bairro? Desfilou no sábado (27).

EU NÃO VENHO MAIS AQUI

As costumeiras brigas entre um frequentador e a dona de um bar na Abolição – em que o primeiro sempre ameaçava não voltar ao local – inspiraram um samba e em seguida o bloco, fundado em 2011. Desfilou no sábado (3).

BLOCO DA ANSIEDADE

 (@menezeswagner/Instagram)

Fundado em 1997, o bloco recebeu esse nome porque, como já declarou o fundador, o olindense Fernando Carvalho, não há nada mais hiperativo que o frevo – gênero a que a agremiação se dedica. Para deixar isso claro, no estandarte da agremiação exibe a frase: “Fundado no carnaval do ano que vem”. Desfilou no sábado (3).

BALANÇO DO PINTO

O nome engraçadinho, na verdade, faz referência à Rua Pinto de Figueiredo, na Tijuca, de onde o bloco sai para desfilar. Aliás, no próximo domingo (11), às 16h, tem balanço.

CHORA, ME LIGA

 (Raphael Medeiros/ Facebook/Reprodução)

O nome do primeiro bloco sertanejo de Carnaval faz referência à música homônima, sucesso da dupla João Bosco & Vinícius, que diz: “Chora, me liga, implora / pelo meu amor / pede por favor / quem sabe um dia eu volto a te procurar”.

Para curtir o carnaval no Rio, confira opções de hospedagens no Booking.com

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s