Uma seleção de programas para curtir a Copa do Mundo no Rio

Agitos, exposições, transmissão de partidas nos cinemas e outras dicas para quem quer aproveitar o melhor do Mundial sem sair da cidade

Passada a euforia de sediar uma Copa do Mundo, a expectativa para esta edição do Mundial pode parecer, à primeira vista, contida. Às vésperas do que promete ser uma eleição turbulenta — e depois do muito que aconteceu nos últimos quatro anos —, a percepção geral é ​de ​que não há motivo para celebrar. Deixe disso. Estima-se que o megaevento venha a movimentar 1,5 bilhão de reais no varejo do país, e o Rio ostenta o segundo lugar no ranking de concentração dessa receita. Vai ter festa, portanto. Como assistir aos jogos ao vivo não é uma decisão tão simples e barata, VEJA RIO reuniu o melhor da programação preparada para os cariocas dispostos a fazer da nossa cidade uma espécie de extensão da capital russa: a bola começa a rolar na quinta (14), no Estádio Lujniki, em Moscou, com o jogo entre a anfitriã e a Arábia Saudita. As dicas detalhadas nas páginas a seguir contemplam de atrações para toda a família, como a chance de ver os jogos dentro do AquaRio, a festas badaladas por artistas consagrados, passando por sugestões de moda e opções para decorar a casa e entrar no clima do torneio. Afinal, durante um mês, a Rússia é aqui.

Arena Morro da Urca. Com vista privilegiada da cidade, o ponto turístico sedia shows e festas para até 1 500 pessoas por dia. Na primeira fase dos jogos da seleção brasileira, a programação acontece no domingo (17) e nos dias 22 e 27, com início sempre duas horas antes das partidas, exibidas em grandes telões instalados lá. Para a estreia do Brasil no torneio, quando enfrenta a Suíça, às 15h, os ingressos já estão esgotados. Mas ainda há entradas para as outras datas. No jogo entre Brasil e Costa Rica, às 9h do dia 22, estão confirmados o Bloco da Favorita, Roda de Samba do Spanta Neném, além dos DJs João Brasil e Felipe Mar. Morro da Urca. Avenida Pasteur, 520, Urca. Ingressos a partir de 260 reais (3º lote) no http://www.ingressocerto.com.

Terraço Lagoa. Destacado pela revista americana New York Magazine como a iniciativa mais exclusiva da Copa do Mundo de 2014 no país, época em que recebeu 30 000 pessoas ao longo de 21 dias, o megaprojeto retorna ao Complexo Lagoon entre quinta (14) e 15 de julho. Além da transmissão das partidas, o local recebe festas badaladas, como Fill the Cup, Tardezinha, Nas Internas, Arraiá do Santa Clara, Rio Sunset, Carrapetas e Baila Comigo, entre outras. Complexo Lagoon. Avenida Borges de Medeiros, 1424, Lagoa. A partir de 80 reais no http://www.bilheteriadigital.com.br.

Ludmilla: atração no Torcida Brasil

Ludmilla: atração no Torcida Brasil (Torcida Brasil/Divulgação)

Torcida Brasil. A primeira fase do campeonato conta com três eventos, no domingo (17) e nos dias 22 e 27, na Marina da Glória. Iniciativa da gravadora Musickeria, a ação reúne shows de Zeca Pagodinho, Capital Inicial e Ludmilla, além de rodas de samba, blocos carnavalescos e, é claro, transmissão das partidas. Um álbum chamado Torcida Brasil também será lançado, com vinte canções emblemáticas regravadas por Fernanda Abreu, Zeca Baleiro, Baby do Brasil e Toni Garrido, e uma composição inédita na voz de Diogo Nogueira, embaixador do projeto. Avenida Infante Dom Henrique, s/nº, Glória, ☎ 2555-2200. 80 reais (1º lote) no http://www.ingressocerto.com.br.

A Copa do Mundo dos Botequins. De quinta (14) a domingo (17), entre o meio-dia e as 22h, dezenove bares cariocas e sete cervejarias artesanais protagonizam a terceira edição do Botequim Downtown, na praça central do shopping a céu aberto. Inspirados nos países participantes da Copa, os expositores vão apresentar quitutes temáticos. O Bar da Frente trará uma iguaria que representa a anfitriã Rússia: os bolinhos de estrogonofe (15 reais, três unidades). Atrações musicais e transmissão ao vivo dos jogos do Mundial no telão completam a programação. Avenida das Américas, 500, Barra. http://www.downtown.com.br.

Arena Park Maracanã. O projeto de entretenimento itinerante estreia no Estádio Célio de Barros, vizinho ao Maraca, na quinta (14), com atrações temáticas ao ar livre. A cada dia, um palco montado no local receberá um show de artistas do entorno.
No quesito serviços, 35 expositores vendem comes e bebes. Para a criançada, 22 atrações (ingresso de 5 a 20 reais), como roda-gigante, arvorismo, tirolesa e icejump, garantem a diversão. Exibição de jogos, exposições e escolinha de atletismo também estão na programação. Rua Professor Eurico Rabelo, s/nº, Maracanã. Quarta a domingo, a partir das 17h.

Arena Sputnik. Aqui, uma opção para os torcedores que não abrem mão do rock nem em dia de jogo. Dentro do novo centro cultural ExC, no Jardim Botânico, o Jack Daniel’s Rock Bar preparou um espaço com horário especial durante a Copa do Mundo. Além das transmissões em um telão, bandas como Black Monkeys, Purano e Overdrive fazem shows em tributo aos consagrados Beatles, Oasis, Rolling Stones, Amy Winehouse e Strokes, entre outros. Rua Jardim Botânico, 1011, ☎ 97577-2525.

Palaphita Kitch Lagoa. Reduto temático da Suíça na Copa do Mundo 2014 e na Olimpíada 2016, o quiosque promove até 1º de agosto uma animada programação no espaço batizado como #sempresuíça. Haverá uma área de comes e bebes e um lounge para assistir aos jogos. Antes e após as transmissões, entram em cena distrações como gamão, videogame, totó, minigolfe e karaokê, além de minisoccer e oficinas de pintura. Para o horário do pôr do sol está previsto o Bike-Inn, um cinema
ao ar livre. Festival de racletes, rostis e outras iguarias típicas dos cantões suíços completam as atrações, que terão ainda uma escultura de vaca em tamanho real. Avenida Epitácio Pessoa, quiosques 19 e 20, ☎ 99982-2099 e 2227-0837.

The Epic. A festa ocupa o estádio do Maracanã em três sábados da Copa. Os DJs Ricardo Brautigam (Cadinho) e Sanny Pitbull esquentam a The Epic Winter no dia 23; o bloco de Carnaval Fica Comigo e o sambista Jorge Aragão estão na programação
do dia 30, batizada como The Epic Love; e o encerramento fica por conta dos Djs Dennis e Diana Bouth, em 7 de julho, na The Epic Madness. Avenida Presidente Castelo Branco, portão 3, Maracanã. A partir de 40 reais no http://www.eventbrite.com.br.

Village 2018. Depois de fazer sucesso no Jockey Club durante a Copa de 2014, o projeto desembarca no Sheraton Hotel, em um dos mais lindos cenários oferecidos pela cidade. Até a final do campeonato, algumas festas vão reunir boa gastronomia, shows e DJs. A comida ficará aos cuidados do estrelado Malta Beef Club, enquanto Zéh Pretim, Buchecha e os blocos Fogo e Paixão e Amigos da Onça já são atrações musicais confirmadas. Avenida Niemeyer, 121, Leblon, ☎ 2274-1122. A partir de 50 reais no http://www.eventbrite.com.br.

Jorge Aragão: destaque na programação do Biergarten

Jorge Aragão: destaque na programação do Biergarten (Ari Kaye/Divulgação)

Biergarten. O projeto conta com uma série de quinze eventos inspirados no mundo da bola. As festas, organizadas pela produtora Party Industry, começam durante os jogos e não têm hora para acabar. Entre as atrações que vão ocupar os Armazéns 1 e 2 do Píer Mauá, devidamente decorados de verde e amarelo, estão os blocos de Carnaval Amigos da Onça e Fica Comigo, além do sambista Jorge Aragão e dos DJs Zedoroque e Sany Pittbull. Food trucks matam a fome dos torcedores,
que também encontrarão cervejas artesanais das marcas Praya, Three Monkeys e Hocus Pocus. Exceto na sexta (8) e no sábado (9), a entrada é sempre gratuita. Avenida Rodrigues Alves, 10, Centro. Até 60 reais no http://www.ingressocerto.com.

Road Show Copa do Mundo 2018. A Praia de Copacabana vai se transformar em um pedacinho de São Petersburgo ao abrigar o evento oficial do Consulado da Rússia. Oferecidos em uma grande tenda, jogos e concursos farão com que os visitantes se sintam como jogadores de futebol de verdade. No local, também estarão à venda as lembranças oficiais do Mundial. Posto 3 (ao lado do quiosque da Riotur). Sábado (9) e domingo (10), 11h às 17h.

Bud Basement. Cerveja oficial do Mundial da Rússia, a Budweiser oferece festas noite adentro em um galpão no bairro de São Cristóvão. Primeiro, os jogos serão exibidos em um telão com visão 360 graus, e o público ganhará copos oficiais da marca. Depois, festas badaladas prometem não deixar ninguém parado: a Love 2 Hate abre os trabalhos na sexta (15), a Batekoo anima o sábado (16) e a Eclética é a atração do domingo (17). Campeonatos de totó e futebol de salão, uma quadra de street soccer, banca para troca de figurinhas do álbum oficial, barbearia e estúdio de tatuagem completam o programa. Rua General Bruce, 274, São Cristóvão. 40 reais no http://www.ingresse.com.

Quiosques da orla. Do Leme ao Pontal, 100 endereços vão transmitir os jogos do Brasil, dentro do projeto Rio, Praia & Futebol. Os quiosques decorados terão brincadeiras e um cardápio especial. O Boteco do Seu João, no Posto 6 da Barra, lançou o Combo Rumo ao Hexa (89 reais), com aipim frito, filé com queijo e bolinho de feijoada. Já o Costello, no Posto 3 de Copacabana, vai oferecer dose dupla de caipirinhas verdes e amarelas, ou melhor, de limão ou de manga com pimenta (15 reais).

Rio Beach Club: palco do VAMO

Rio Beach Club: palco do VAMO (Hansen/I Hate Flash/Divulgação)

VAMO. O Rio Beach Club, na Ilha da Coroa, reserva quinze datas com atrações especiais entre domingo (17) e 15 de julho. Além da exibição das partidas em telão de LED de alta definição com 40 metros quadrados, o espaço terá shows de nomes como Ludmilla, que se apresenta no dia 22 ao lado de Falcão e os Loucomotivos, Claudia Leitte, estrela do dia 8 de julho, e Nego do Borel, que participa do agito em 13 de julho, além de DJs. Antes e depois dos jogos, o público terá acesso à infraestrutura local, que inclui piscina, stand-up paddle, futevôlei e tirolesa. Rio Beach Club, Ilha da Coroa, 81, Barra. A partir de 55 reais no http://www.vamobrasil.com.br.

Bar DuZé. O Museu de Arte Moderna vai se transformar no maior botequim do Rio. Sorriso Maroto, Jeito Moleque, Dilsinho e Primeiro Amor são atrações confirmadas na edição especial do festejo, que mistura samba, pagode e cerveja (com open bar). As partidas da seleção serão transmitidas em um telão de LED e em TVs espalhadas pelo salão com ar condicionado. Mumuzinho e Belo prometem animar as batalhas do Brasil nas oitavas e quartas de final. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, ☎ 3883-5600. 60 reais (3º lote).

Rua do Lavradio. Bandeiras de todos os países participantes do torneio já enfeitam a via que abriga a famosa feira de antiquários. Durante os jogos, o endereço na Lapa promete reunir fãs de futebol com transmissão ao vivo e cerveja gelada.
Em frente ao bar Mangue Seco, do Grupo Scenarium, a Arena Mangue vai concentrar bandas, promoções e bolões durante as partidas (exceto as que começam às 9h). Na mesma rua, a Casa Momus vai servir pratos inspirados nas seleções participantes. Guloseimas temáticas também estarão no menu exclusivo do Santo Scenarium.

FUTEBOL ARTE

Atrações temáticas invadem centros culturais

Museu do Futebol: atração itinerante no Rio

Museu do Futebol: atração itinerante no Rio (Reprodução/Reprodução)

Museu do Futebol na Área. Pela primeira vez em uma década de história, o Museu do Futebol leva para fora de São Paulo uma parte da estrutura que já atraiu mais de 3 milhões de pessoas. Fotografias e vídeos relembram gols históricos e curiosidades internacionais. CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Abertura na quarta (13). Até 30 de julho.

A Copa do Mundo É Nossa — Memórias de uma Paixão Nacional. A mostra reúne charges históricas, de nomes como J. Carlos, Nássara e Henfil, e obras de craques contemporâneos. No local, também estão em cartaz as exposições Futebol — Arte em Movimento, com 37 trabalhos da artista Mazeredo, e a coletiva Brasil — País da Pipa e do Futebol. Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Até 15 de julho.

Cinefoot Extraordinário. Em sua quarta edição, o festival de cinema de futebol do Brasil engrossa a programação com doze longas de diversas nacionalidades que traduzem nas telas a emoção do esporte. Geraldinos, de Pedro Asbeg, e Bahêa Minha Vida — O Filme, de Marcio Cavalcante, são alguns representantes nacionais. CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quinta a domingo, 17h e 19h. A partir de 28 de junho. Até 15 de julho.

FAMÍLIA EM CAMPO
Opções para aproveitar com os pequenos

AquaRio: exibição de jogos

AquaRio: exibição de jogos (Alexandre Macieira/Riotur/Divulgação)

AquaRio. Nas tardes de jogo do Brasil, o maior aquário da América Latina abrirá um espaço no lobby com telão e cadeiras para que os visitantes possam torcer. O local, com capacidade para 200 pessoas, terá entrada gratuita. Antes ou depois, a família pode aproveitar para conhecer as mais de 350 espécies que moram ali, com entrada de 50 a 100 reais. Praça Muhammad Ali. Via Binário do Porto, 194, Gamboa, ☎ 3838-0202.

Bondinho do Pão de Açúcar. Nas manhãs de sábado, o grupo Circo Macaco Prego comanda um festejo animado, inspirado na temática da Copa, com caprichada música ao vivo. Os pais vão ter distração: um telão exibirá os jogos da primeira fase para os visitantes — exceto os da nossa seleção, que serão vendidos à parte. Avenida Pasteur, 520, Urca, ☎ 2546-8433. Sábado, 11h às 13h. 21 a 42 reais. Grátis até 6 anos.

O Cluster. Enquanto a criançada se diverte no campeonato de totó, os pais podem aproveitar a exibição de curtas alemães na mostra Cine O Cluster. Inspirada pelo jogo entre Alemanha e Suécia, a feira realiza edição especial em parceria com o Goethe Institute, com aulas do idioma germânico, além de expositores de moda, gastronomia e design. Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5275. Sábado (23) e domingo (24), 13h às 21h.

COMER, BEBER, TORCER

Bares e restaurantes criaram cardápios e promoções

Astor. O bar queridinho dos cariocas entra em campo com seu principal artilheiro: o chope. Quatro televisões exibem as partidas, mas a torcida vai além dos gramados, porque todos os clientes concorrerão a prêmios. Além disso, sempre que o Brasil fizer gol, uma rodada de chope será servida de graça. Avenida Vieira Souto, 110, Ipanema, ☎ 2523-0085.

Noi. O endereço da cervejaria no Leblon realiza promoções nos dias de jogos do Brasil. Quem estiver vestido com a camisa da seleção ganha um chope a cada gol do time de Tite. No domingo (17), após a estreia verde e amarela, tem roda de samba.
Rua Conde Bernadotte, 26, Leblon, ☎ 2259-4561. Segunda a domingo, 12h.

Rota 66. Focada na culinária tex-mex, a rede criou oito sabores de taco (12 reais cada), em cartaz nas unidades da Tijuca, de Ipanema e de Copacabana. O petisco recebe recheios como carne-seca desfiada e queijo coalho, representando o Brasil. Rua Farme de Amoedo, 47, Ipanema, ☎ 2247-5931. Mais dois endereços.

Le Max Hamburgueria: sanduíche no pão verde e amarelo

Le Max Hamburgueria: sanduíche no pão verde e amarelo (Rodrigo Azevedo/Divulgação)

Le Max. Para a Copa do Mundo, a casa investiu no Brasil Burguer, sanduíche de picanha e queijo cheddar no pão verde e amarelo, a 24 reais. Aos interessados: a cada gol da seleção brasileira, quem estiver no recinto ganha um chope artesanal. Rua Nelson Mandela, 100, loja 118, ☎ 3495-9800.

Boteco do Manolo. Com onze unidades, a rede se inspira nos países que disputam a Copa para destacar sugestões temáticas.
Receita emblemática da Rússia, o estrogonofe de carne com arroz e batata sautée sai a 149,50 reais (para três). Shopping Nova América, ☎ 3083-1143. Mais dez endereços.

The Fifties. Alemanha, Espanha, França, México, Portugal, Inglaterra e Brasil foram os países contemplados com comidinhas temáticas. A criação em homenagem à atual campeã mundial reúne salsichas com salada de repolho e torradas de ciabatta (29,90 reais). Shopping Leblon, ☎ 2239-6516. Mais um endereço.

MP Tortas Boutique. Para celebrar a seleção canarinho, a confeitaria aposta nos cupcakes decorados nas cores da bandeira
do Brasil. Entre os sabores, a versão de chocolate com brigadeiro sai a 9,50 reais. Avenida das Américas, 15000, loja R, San Francisco Top Town, Recreio, ☎ 3592-3330.

PREPARANDO A CASA

Na Caçula: balões, bandeirinhas, copos e outras opções de enfeites

Na Caçula: balões, bandeirinhas, copos e outras opções de enfeites (Reprodução/Reprodução)

Para quem não curte tanta agitação, mas não deixa de acompanhar os jogos, a opção é receber os amigos em casa. E é claro que não pode faltar muita decoração verde e amarela para a torcida. Na Caçula, rede nascida em 1982 como um pequeno armarinho carioca, os produtos temáticos estão dominando as prateleiras. As opções vão de bandeirinhas do Brasil (12,90 reais) e copos coloridos (8,85 reais) a placas com expressões usadas durante os jogos (14,60 reais) e um conjunto de oito imagens dos jogadores (20,90 reais). Rua Buenos Aires, 261, Centro. Mais seis endereços. http://www.lojascacula.com.br.

VALE A VIAGEM

Cerveja e futebol: combo da Bauernfest

Cerveja e futebol: combo da Bauernfest (Flipfoto/istock/Divulgação)

Com início no dia 22, a 29ª edição da Bauernfest, em Petrópolis, é ótima opção para unir o amor pela cerveja ao futebol. Além das barraquinhas de comida, a Praça da Liberdade, no centro histórico, terá um grande telão e apresentações musicais que vão do samba ao rock na sequência dos jogos. No bar do complexo cervejeiro da Bohemia, uma das atrações do festival, haverá nove pontos de transmissão, além de chopes exclusivos (10 reais) representando os países. Em Itaipava, o Parque Municipal recebe a Jugendbauernfest, uma versão pocket da Bauern, entre 5 e 8 de julho. Com o Brasil nas quartas de final,
as disputas também serão exibidas por lá.

TELA QUENTE

Amantes do futebol e da seleção brasileira vão poder se unir com os cinéfilos. Três redes transmitirão as disputas, ao vivo, nos telões. O Cinesystem, no Américas Shopping, exibe os jogos no domingo (17) e no dia 27, às 15h. Já no Cinemark é possível ainda assistir às partidas do dia 22, às 9h, e a final, prevista para 15 de julho, às 12h. Os endereços participantes são o Carioca Shopping, o Shopping Downtown, o Botafogo Praia Shopping, o Village Mall, o Shopping Metropolitano Barra e o Center Shopping Rio. Fechando o trio, o Kinoplex também entra na onda, incluindo semifinal e final, nas salas Roxy, São Luiz, Shopping Tijuca, Fashion Mall, Shopping Leblon, Nova América, Via Parque, RioSul e Cine Odeon. A partir de 30 reais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s