Passeio guiado pelo Centro, grátis, conta a história de Tiradentes

Na quinta (21), feriado, o itinerário a pé começa no Palácio Tiradentes, onde está instalada a Assembleia Legislativa (Alerj). Na sexta (22) tem outro roteiro, diferente

Tiradentes está em alta, e não só porque quinta (21) é feriado dedicado ao inconfidente de Minas Gerais. Além de ser tema de novela global, Joaquim José da Silva Xavier também será homenageado em um passeio a pé guiado, de graça, pelo centro da cidade. Batizada de “O Rio de Tiradentes – dos Tormentos às Reverências”, a caminhada cultural oferecida pelo grupo Roteiros Geográficos do Rio começa às 14h, no feriado, junto ao Palácio Tiradentes (ALERJ), ponto no qual antigamente se encontrava a cadeia do Rio onde Tiradentes ficou preso.

Dali, o roteiro segue o seguinte: o suplício na caminhada pelas Ruas da Assembleia e do Piolho (atual Rua da Carioca) – Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa (templo no qual Tiradentes assistiu a última missa na porta da igreja) – Praça Tiradentes (a reconquista da honra de um herói projetada pela República positivista) – Rua Visconde do Rio Branco – Escola Municipal Tiradentes.

+ Veja outras dicas de passeio para o feriado

Na sexta (22) haverá outro passeio, dessa vez pelo Campo de Santana, começando às 14h no interior do Centro Cultural Light (Avenida Marechal Floriano, 168, Centro). Itinerário: Centro Cultural Light – Itamarati – Central do Brasil (visita) – passagem subterrânea – Casa do Marechal Deodoro – Arquivo Nacional/Casa da Moeda (visita) – Rádios MEC Am / Fm – Faculdade de Direito UFRJ (antigo Senado) – circulando no interior do Campo de Santana, das festividades e rituais religiosos, do casamento de D. Pedro e da Imperatriz Leopoldina, da aclamação popular de Dom João VI, do samba O Pato de Jaime Silva e Neusa Teixeira gravado por João Gilberto, dos territórios de prostituição masculina e feminina e do ajardinamento de Glaziou – Corpo de Bombeiro – Igreja de São Jorge (visita) – Biblioteca Parque Estadual.

As inscrições não são necessárias, mas, em caso de tempo chuvoso, o itinerário pode ser cancelado. Confirme antes através do whatsapp 98871-7238.

+ Leia mais notícias sobre cidade

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s