Continua após publicidade

Oleanna

Texto de David Mamet mostra o jogo de forças entre um professor e uma universitária, em montagem dirigida por Gustavo Paso

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 13h43 - Publicado em 11 abr 2014, 18h27

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Levado ao palco pela primeira vez em 1992, o drama foi descrito pelo próprio autor, o americano David Mamet, como ?uma tragédia sobre poder?. A definição é precisa: no jogo de forças ? às vezes quase invisível, mas sempre presente ? estão calcados os três atos meticulosamente engendrados da peça, aqui dirigida por Gustavo Paso. Tudo começa com um encontro entre a universitária Carol (Luciana Fávero) e seu professor (Marcos Breda) no escritório dele. A aluna reclama que não entende a matéria, apesar de toda a sua dedicação aos livros. Os dois travam um diálogo à primeira vista banal (exceto por algumas opiniões heterodoxas dele sobre o ensino superior), quando surge uma ideia para resolver o problema da moça. A situação, enfim, encaminha-se para um desfecho tranquilo, e assim parece até o segundo ato. Quando Carol reencontra o mestre, as circunstâncias envolvendo os dois são outras.

Não é possível contar mais sem entregar os surpreendentes meandros da trama. A direção de Paso opta pela valorização do que o texto oferece de melhor: o embate entre os atores, realçado pelo despojamento extremo do cenário disposto entre duas plateias, cercando o duelo que acontece no palco. No elenco, Breda se mantém mais linear, enquanto Luciana alcança com êxito todos os matizes de sua personagem (75min). 14 anos. Estreou em 14/3/2014.

Teatro Gláucio Gill (102 lugares). Praça Cardeal Arcoverde, s/nº, Copacabana, ☎ 2332-7904, ? Cardeal Arcoverde. Sexta a segunda, 20h. R$ 30,00. Bilheteria: a partir das 16h (sex. a seg.). Até dia 27.

Experiências: o diretor criou duas versões para a peça, alternadas durante a temporada. Em uma, Marcos Breda vive o professor. Na outra, o mestre vira uma mulher, interpretada por Miwa Yanagizawa

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.