Prefeitura lança novo site de turismo do Rio
Portal Visit.Rio substituirá o Rio Guia Oficial e trará conteúdo sobre atrações e programações da cidade
A Prefeitura do Rio lançou nesta segunda-feira (21) a marca Visit.Rio, uma nova plataforma de comunicação do turismo carioca que pretende ampliar a interatividade com visitantes e moradores e incrementar as peças promocionais impressas e digitais para exibir os points do Rio. O portal vai substituir o site Rio Guia Oficial a partir desta terça (22). Com um visual mais moderno e serviços de geolocalização e mobilidade integrados, a plataforma fará com que o Rio seja a primeira cidade da América Latina a registrar oficialmente o domínio “rio”, sem redirecionamento para sites “.com.br”.
A publicação mensal Guia do Rio, editada pela Riotur há 40 anos, também será rebatizada de Visit.Rio, ganhando nova diagramação e um desenho mais arrojado. Todo o material impresso produzido a partir de agora – como folhetos, showcases, mapas e informativos especiais produzidos pontualmente para eventos de grande porte, como as Olimpíadas – levará o selo Visit.Rio. A ideia é deixar um legado na área de comunicação, criando unidade e eficiência no material turístico.
As principais atrações da cidade — praias, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Maracanã, Museu do Amanhã — são apresentadas num formato de mosaico na seção Rio Imperdível, enquanto curiosidades sobre o estilo de vida e dados sobre clima e geografia estão disponíveis em “O que nos faz especial” no estilo parallax (técnica que causa uma ilusão de profundidade nas interfaces). Informações úteis e de Mobilidade também são de fácil localização.
As seções “Agenda, O que Fazer e Onde Comer” são as mais dinâmicas, com informações variadas e atualizadas sobre a programação e as novidades da cidade. Na seção “Wishlist”, o usuário seleciona as atrações que deseja visitar, organiza de acordo com sua agenda e personaliza seu roteiro, podendo ainda compartilhar em suas redes como será sua programação na cidade. A parte dedicada a Negócios traz o calendário de feiras, congressos e eventos do segmento. Destinos turísticos localizados nos arredores, como Búzios e Paraty, também são prestigiados no novo portal, na área “Por Perto”. Quem acessar o portal em busca de dados sobre o Rio Olímpico será redirecionado para a página Cidade Olímpica.
A partir de maio de 2016, o portal fica ainda mais interativo com os “apps” e páginas parceiras para ajudar a traçar rotas utilizando o transporte público, que realizem venda de tíquetes e passeios turísticos e que forneçam reserva de hotéis, apart-hotéis, albergues, pousadas e hospedagem no estilo cama e café. Nas redes sociais, o nome @visit.rio também substitui o @rioguiaoficial no Instagram e vem acompanhar o canal no Youtube, que já usava VisitRio desde seu lançamento, em 2009. No Facebook e no Twitter, a cidade já utilizava o nome Rio de Janeiro e assim será mantido. O lançamento no Hotel Fasano, em Ipanema, reuniu empresários, gerentes de hotelaria e outros profissionais do segmento.