Novas modalidades fazem sucesso nas academias

Às vésperas do verão, cariocas correm atrás de novidades para entrar em forma. Piloxing e forró training são algumas das atividades

São 10 e meia de um sábado, véspera do feriado de Finados. Na sala, 35 pessoas começam a se aquecer ao som de Titanium, hit que integra um álbum do DJ de música eletrônica David Guetta. O que vem a seguir é uma verdadeira maratona. Durante os próximos cinquenta minutos, os alunos vão alternar movimentos intensos, típicos do boxe, do pilates e da dança, repetidos em sequência e sem intervalo. Batizado de piloxing, o método foi criado na Califórnia pela ex-bailarina sueca Viveca Jensen, que já treinou celebridades como Hilary Duff e Vanessa Hudgens, e o estilo é apontado como uma das grandes tendências do universo fitness para 2016, de acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM). Sucesso por lá e presente em academias de mais de quarenta países, a atividade aportou no Rio há pouco mais de um mês e tem conquistado os fanáticos por novidades da malhação, que lotam as aulas das academias com o objetivo de expurgar as indesejadas gordurinhas antes de o verão chegar. No caso do piloxing, a proposta é promissora: estima-se que o gasto alcance até 900 calorias, dependendo do esforço do praticante. “Essa fusão de modalidades trabalha com alta frequência cardíaca e movimentos de baixo impacto, proporcionando resistência. Com isso,  eleva o gasto energético e ainda oferece o atrativo de otimizar o tempo”, diz Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.

+ Aplicativos para ajudar na malhação

+ Conheça as novas aulas que chegarão às academias para o verão


AcquacrossAcquacross

 (/)

O piloxing é apenas uma das atividades que fazem parte da lista de novidades oferecidas para o verão. Em um mercado que movimenta 5 bilhões de reais por ano no mundo, é importante estar sempre atento às opções que ganham destaque lá fora e podem ser importadas para cá. São elas que ajudam as grandes redes de academias a atrair novos alunos e reter os já matriculados. Na Proforma, do Leblon, foi introduzida recentemente uma aula de forró que une técnicas do ritmo nordestino a exercícios como agachamento e salto. O resultado? A eliminação de até 600 calorias em uma hora. Nas instalações da Velox Fitness, na Lagoa, a aposta em cartaz é o acquacross. Tra­ta-se de um circuito, com seis a dez exercícios — entre bicicleta, esteira, corda e step — que se repetem em duas ou três voltas na piscina. A ideia é que o aluno faça o maior número de repetições dentro do intervalo de um minuto e, a cada volta, melhore ainda mais seu rendimento. “Pelo fato de ser realizado na piscina, o exercício gera um impacto menor, o que é bom porque estou acima do peso”, explica o professor universitário Guilherme Lima, 33 anos, adepto há um mês. “Além do que, não tenho muita paciência para aquele ambiente narcisista das salas de musculação, onde a galera fica se olhando o tempo inteiro no espelho. Eu me identifico mais com o circuito”, completa. 

+ Ladies Camp, atividade exclusiva para mulheres, atrai celebridades

Como é praxe às vésperas da estação mais quente do ano, os cariocas elegem uma atividade que possa fazer o milagre de deixar o corpo sarado para desfilar pelas areias da orla. Nos anos 70, esse papel foi desempenhado pelas aulas de ginástica localizada, substituídas pelos exercícios aeróbicos na década seguinte. Nos anos 90, foi a vez do step e da hidroginástica. Já 2000 ficou marcado pela era do spinning, prática com simpatizantes fiéis até hoje. Os últimos verões foram invadidos pelo crossfit, que arrebatou uma legião de anônimos e famosos nos galpões onde a atividade inspirada em treinamentos militares é praticada. A fim de ampliar ainda mais o rol das próximas candidatas ao posto de salvadora da boa forma, vêm aí mais duas novidades para o público fitness: exercícios de pole dance adaptados para as piscinas e a inserção de lutas, como o boxe, no meio aquático. A previsão é que as modalidades, com uma ou outra alteração no método, cheguem até o fim de novembro às academias Bodytech do Jardim Botânico, a ser inaugurada no próximo dia 24, e Velox Fitness. Uma coisa é certa: a julgar pela variedade, não vão faltar opções para entrar em forma nos próximos meses.

Infográfico-fitness-novidades-verao2016Infográfico-fitness-novidades-verao2016

 (/)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s