Continua após publicidade

Museu Internacional de Arte Naif encerra as atividades em dezembro

Anúncio foi realizado pela diretora, que atribui decisão à falta de verba

Por Redação Veja Rio
2 dez 2016, 11h35

Passados quatro anos desde a sua reabertura, em abril de 2012, o Museu Internacional de Arte Naïf fecha as portas novamente, desta vez por falta de verbas. A diretora Jacqueline Finkelstein fez o anúncio no final da tarde de segunda (1º) em uma carta direcionada aos amigos do espaço, após se reunir com o corpo de funcionários. Apesar do baixo custo, o espaço no Cosme Velho se mantinha, dentre outras fontes de renda (bilheteria, lojinha e projetos específicos de sucesso, como o Naïf para Nenéns), com a verba de editais e projetos. 

“Apesar do reconhecimento do nosso trabalho, a dura realidade volta à tona. Acredito que, em um breve futuro, os órgãos governamentais devolvam à cidade do Rio de Janeiro este valioso patrimônio cultural”, lamenta. Na próxima terça (6), ela terá uma reunião com a Secretaria de Município para possíveis desdobramentos.

Fundado em 1985 e aberto em 1995 por Lucien Finkelstein (1931-2008), francês apaixonado pelo Rio e pai de Jacqueline, o MIAN conta com um acervo de 6 000 obras e mais de 100 exposições realizadas. Também levou suas telas para importantes apresentações em países como Suíça, França, Estados Unidos e Chile. Entre as mostras mais relevantes, Jacqueline destaca Rota Naïf Contemporêneo, que abordou o panorama dos artistas naïf brasileiros da atualidade, de 2005 até 2014; e Jogando com as Cores Naïf, inspirada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O museu tambémapresenta uma exposição permanente chamada Brasil, 5 Séculos, que retrata fatos e acontecimentos históricos significativos desde a chegada dos Portugueses até a inauguração de Brasília, utilizando uma linha do tempo sobre esses eventos numa única tela de 24 metros de comprimento (a maior tela do mundo no gênero naïf).

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.