Museu da Imigração promove evento na 14ª Semana Nacional de Museus

Instituição, localizada na antiga Hospedaria dos Imigrantes do século XIX, terá debate sobre a entrada de estrangeiros no país

Durante a 14º Semana Nacional de Museus, evento anual que vai até sábado (21), o Museu de Imigração da Ilha das Flores promove um debate sobre a vinda de imigrantes e migrantes para o Rio de Janeiro. Localizada no Complexo Naval da Ilha das Flores, em São Gonçalo, a Hospedaria dos Imigrantes, construída no século XIX, vai receber a ucraniana Krystina Harasyn, que imigrou com a família da Alemanha fugindo da Segunda Guerra Mundia (às 10h), e Francisco Tavares, que se mudou para o Rio para escapar da seca do Nordeste (às 14h).Eles foram convidados a contar suas histórias pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Marinha do Brasil. 

+ Veja aqui as principais exposições em cartaz na cidade

A programação será fechada com a apresentação da Orquestra de Cordas da Grota, que fará um passeio musical pela história da imigração no edifício sede do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores. Monitores estarão à disposição do público durante todo o dia para percorrer os totens do museu da Ilha das Flores. A visitação pode ser feita a partir das 9h, com entrada franca. 

+ Marque sua visita

O museu fluminense foi criado em 2012, através de uma parceria entre a Faculdade de Formação de Professores (FFP), da Universidade do Estado do Rio do Janeiro (Uerj) e do Comando da Tropa de Reforço, representando a Marinha do Brasil. Na Ilha das Flores, além do Centro de Memória da Imigração, funciona um museu a céu aberto, composto por totens informativos, dispostos entre as várias construções remanescentes do tempo da Grande Imigração (1870-1920). Entre as construções está a antiga hospedaria, que abrigava os imigrantes que chegavam ao Brasil, provenientes dos mais diferentes países nos primeiros anos do século XX, até conseguirem trabalho para recomeçar suas vidas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s