Continua após publicidade

Maria Buzanovsky clica roda no Cais do Valongo

Hoje um monumento preservado e aberto à visitação, lugar foi porta de entrada para cerca de 500 000 escravos africanos no Brasil

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 12h24 - Publicado em 31 jan 2015, 00h00

 

Marco geográfico da história da escravidão no Brasil, o Cais do Valongo foi a porta de entrada no país para cerca de 500 000 africanos. Em 1911, o lugar foi aterrado pelo prefeito Pereira Passos, só vindo a ser redescoberto um século depois, durante as obras de revitalização da Zona Portuária. Mensalmente, o sítio arqueológico recebe uma roda de capoeira que, ao longo do ano passado, foi alvo da câmera da niteroiense Maria Buzanovsky. Cerca de quarenta desses registros estão na mostra Memórias do Valongo: Capoeira, Identidade e Diversidade, que abre no domingo (8), no MAR. São belas imagens em preto e branco que prestam homenagem ao lugar, hoje um monumento preservado e aberto à visitação pública.

Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, s/nº, Zona Portuária, ☎ 3031-2741. → Terça, 10h às 19h; quarta a domingo, 10h às 17h. R$ 8,00. Grátis às terças. Meia-entrada para estudantes de escolas particulares e universitários. De quarta a domingo, grátis para alunos e professores da rede pública, crianças de até 5 anos e pessoas com mais de 60 anos. Até 7 de março. A partir de domingo (8).     

+ Confira outras exposições em cartaz na cidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.