Forró domina a programação musical da semana

Eventos, bailes e apresentações promovem o resgate do ritmo nordestino na cidade

Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro: show grátis no Aterro do Flamengo encerra o festival Forró in Rio

Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro: show grátis no Aterro do Flamengo encerra o festival Forró in Rio (Cyntia C. Santos/Divulgação)

Festival Forró in Rio. Na terceira edição do evento de música e dança, o Rio Scenarium abriga, até este domingo (22), bailes, workshops e mostra coreográfica. No feriado de segunda (23), a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro (na foto acima), liderada por Marcelo Caldi, apresenta-se no Aterro do Flamengo (em frente ao Hotel Novo Mundo), às 16h, com quinze sanfoneiros, três cantores e dois percussionistas. Homenageado por seus sessenta anos, o Trio Nordestino participa do show, que é gratuito. www.forroinriofestival.rio.

Fórum Forró de Raiz. De quinta (26) a sábado (28), músicos e especialistas se reúnem no Sesc Ginástico e no Sesc Tijuca para debater o registro do gênero como patrimônio cultural imaterial brasileiro. No último dia, a cantora e atriz Tânia Alves, a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, da Paraíba, os sanfoneiros Marcelo Mimoso e Chambinho do Acordeon — que interpretaram Luiz Gonzaga no teatro e no cinema, respectivamente — e outras dezenove atrações participam de um show-manifesto na Feira de São Cristóvão, às 19h30 (grátis, mediante a doação de 2 quilos de alimento não perecível).

Lucy Alves: baile no Circo

Lucy Alves: baile no Circo (Wahsington Possato/Divulgação)

Lucy Alves. Revelada no programa The Voice e apadrinhada por Alceu Valença, a cantora, sanfoneira e violinista paraibana conduz o baile com repertório que vai de Luiz Gonzaga a BaianaSystem. A baiana Larissa Luz e o grupo RAPadura Xique-Chico, que combina hip-hop com ritmos nordestinos, são seus convidados. Circo Voador. Rua dos Arcos, s/nº, Lapa, ☎ 2533-0354. Sexta (27), 22h. R$ 60,00 (1º lote).

Oswaldinho do Acordeon. No show Forró Feroz, o tarimbado sanfoneiro une composições próprias a clássicos de grandes mestres, como Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Sivuca. Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro, ☎ 2052-6701. Quarta (25), 19h. Grátis.

Trio Remelexo. Surgido há dez anos, o conjunto de zabumba, triângulo e sanfona comanda o arrasta-pé com xote, baião e xaxado no terraço do centro cultural. Imperator. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎ 2597-3897. Sábado (28), 17h. Grátis.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s