Festival de cultura japonesa espera 50 mil pessoas no Riocentro

Em comemoração aos 110 anos de imigração, Japan Festival Rio Matsuri reunirá cerimônias históricas, universo animê, gastronomia e até concurso de miss

Marco inicial da imigração japonesa no Brasil, o navio Kasato Maru, com 781 passageiros, atracou no Porto de Santos em 1908. Pouco mais de um século e várias levas de viajantes depois, nosso país abriga, hoje, a maior colônia nipônica fora do Japão. Da atual população nikkei (formada por japoneses e descendentes), estimada em 1,5 milhão de pessoas, segundo dados do IBGE, 60 000 vivem em território fluminense. Muitas dessas pessoas — e quem mais chegar — são esperadas no Japan Festival Rio Matsuri, que ocupa o Riocentro de sexta (9) a domingo (11). Eventos grandiosos desse gênero costumam atrair multidões em praças de maior presença japonesa, como Paraná e São Paulo, e inspiraram a edição carioca. Para celebrar 110 anos de imigração japonesa, contados a partir do desembarque do Kasato Maru, os 23 000 metros quadrados do Pavilhão 4 do centro de exposições em Jacarepaguá vão receber programação diversificada.

Tradições e novidades do país que vai sediar a próxima Olimpíada (Tóquio 2020) dividem a agenda. Nos três dias haverá apresentações do conjunto Wakadaiko, de taiko, um tambor típico, ao lado da trupe de dança Saikyou Yosakoi Soran. Curiosidade: os dois grupos vêm de Maringá, no Paraná, e levam a sério a herança de seus ancestrais. Outra cerimônia com história é o Kagami Wari, previsto para sexta (9), às 19h30. No ritual, um barril de saquê é quebrado para proporcionar um brinde coletivo. Na ala dos comes e bebes, ainda haverá workshop com o chef Shin Koike — dono do restaurante Shin, no complexo Vogue Square — e pontos de venda de iguarias japonesas. “Teremos 100 estandes de produtos diversos. A repercussão já registrada na internet mostra que o interesse do público carioca é grande”, conta Sérgio Takao, organizador do festival. Para os visitantes da ala jovem, foram preparados espaços como a Geek Zone, além de desfile de cosplay, palestras e uma “mangateca” com mais de 1 000 mangás, os populares quadrinhos japoneses. Kanpai!

Japan Festival Rio Matsuri. Riocentro (Pavilhão 4). Sexta (9), 17h às 23h; sábado (10), 10h às 23h; domingo (11), 10h às 21h. R$ 20,00 (1º lote). Ingressos na bilheteria ou no site http://www.ingresse.com.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s