Continua após publicidade

Fábula cearense

Cine Holliúdy tem até legendas para facilitar a vida da plateia no Sul maravilha

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 14h01 - Publicado em 20 nov 2013, 16h16

Como estreou primeiro em algumas capitais do Brasil, sobretudo do Nordeste, Cine Holliúdy já conquistou mais de 500?000 espectadores. É um número espetacular para um filme sem atores conhecidos e de sotaque bastante regional ? há até legendas para entender a ?língua? do Ceará. Ex-dublê de fitas de lutas marciais nos Estados Unidos nos anos 90, o cearense Halder Gomes presta uma singela homenagem ao cinema. Na trama, o persistente Francisgleydisson (Edmilson Filho) quer montar uma sala para exibir filmes de pancadaria. Ao chegar a uma pacata cidade do interior do estado, acompanhado da mulher (Miriam Freeland) e do filho (Joel Gomes), encontra dois inimigos: a burocracia da prefeitura e a concorrência da televisão. Uma afiada recriação visual e de costumes do início da década de 70 embala uma história ingênua, sem afetações e nada pretensiosa. O maior deslize está justamente na simplicidade geral. Recorrendo ao humor popularesco e a algumas situações banais, o realizador desperdiçou a oportunidade de fazer um pequeno grande filme.

✪✪ Cine Holliúdy, de Halder Gomes (Brasil, 2012, 91min). 12 anos. Estreou em 15/11/2013. Cine 10 Sulacap 5, Cine Santa Teresa, Cinemark Downtown 2, Cinespaço Boulevard 4, Estação Barra Point 2, Estação Rio 3, Estação Vivo Gávea 1, Iguatemi 3, Kinoplex Nova América 4, UCI Kinoplex NorteShopping 8, UCI New York City Center 7.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.