Exposição Queermuseu está novamente ameaçada no Rio

O vereador Jorge Manaia fez uma representação junto ao Ministério Público solicitando o cancelamento da mostra - ou a limitação para a maioridade

Após ser censurada em Porto Alegre e sofrer tentativa de veto do prefeito Marcelo Crivella, a exposição Queermuseu, que está marcada para entrar em cartaz no dia 18 de agosto, no Parque Lage, encontra-se novamente ameaçada. Isso após 1,1 milhão de reais ter sido arrecadado para a realização da mostra através de uma campanha de financiamento coletivo e de um leilão de obras de arte. O vereador Jorge Manaia, do Solidariedade, fez uma representação junto ao Ministério Público solicitando o cancelamento – ou a  limitação para a maioridade – da exposição, que foi acusada de fazer apologia a crimes como zoofilia e pedofilia.

Médico cirurgião-geral e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), o parlamentar alega que a Constituição, no seu artigo 227, assegura à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. “Estamos encaminhando todas essas questões aos nossos advogados. Mas vamos seguir ipsis litteris o Estatuto Criança e do Adolescente. Se tiver que colocar classificação etária, vamos colocar”, afirma Fabio Szwarcwald, que havia sido exonerado da função de direção do Parque Lage, mas já voltou ao posto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s