Evento do Sesi reúne tecnologia e arte no Museu de Arte do Rio

Atividades incluem palestas, workshops e uma maratona de atividades programadas para hackers

A tecnologia a favor da cultura e da arte. Este é o tema o evento Sesi Cultura digital, que ocupa o Museu de Arte do Rio, o Mar, entre quarta (7) e domingo (11). Palestras, debates, workshops e até uma maratona para hackers, conhecida como hackathon são atrações ofertadas ao público gratuitamente. É necessário apenas fazer a inscrição através do site www.firjan.com.br/sesiculturadigital.

Confira a programação completa:

7/10 – Abertura

19h30 – Varanda

HENRIQUE ROSCOE apresenta: DEGELO

Tem como tema o aquecimento global e é tocada através de um instrumento que ele mesmo construiu, composto por um bloco de isopor com captadores que enviam o som para o computador onde é processado. Os blocos de isopor então são destruídos e uma câmera capta as imagens, que por sua vez são misturadas com imagens reais de geleiras em situações diversas.

 

8/10 – APRENDIZAGEM E CULTURA DIGITAL

15h às 17h – WORKSHOPS

capacidade: até 25 pessoas

público: acima de 15 anos, interessados em educação e novas tecnologias.

WORKSHOP DESIGN ESPECULATIVO – NARRATIVAS DO FUTURO PARA FOMENTAR O DIÁLOGO

Com H.D. MABUSE, designer chefe do C.E.S.A.R.

Por meio de uma prática baseada na construção de cenários para o futuro, as possibilidades do uso do design ficcional para produzir diálogos e especulações na sala de aula.

WORKSHOP HACKEANDO A EDUCAÇÃO – DO CAOS À INOVAÇÃO

COM GISELE SANTOS, coordenadora acadêmica na Cultura Inglesa

Quais são os elementos essenciais para inspirar a criação, o caos criativo e o desenvolvimento de projetos inovadores em sala de aula? Neste workshop experimentaremos a filosofia hacker e suas aplicações na criação de um movimento de aprendizagem de baixo para cima.

WORKSHOP EDUCAÇÃO INOVADORA PARA UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO.

COM MAÍRA PIMENTEL

A tecnologia vem mudando a forma como vivemos, olhamos e interagimos com o mundo. Agora é a vez de transformar também a maneira como aprendemos e ensinamos.

Uma discussão sobre os desafios da educação no séc. XXI, sobre a juventude contemporânea e sobre inovação e tendências para uma educação de tipo novo.

17h às 21h

PALESTRAS SOBRE APRENDIZAGEM E CULTURA DIGITAL E MESA DE DEBATE

FERNANDO SÉRGIO DE ALMEIDA GRIGOROVSKI, Programa SESI Matemática.

CLAUDIO SASSAKI, Geekie

ANNA PENIDO, Instituto Inspirare

TIÃO ROCHA, CPCD

19h45 ÀS 21H

MESA DE DEBATE COM TODOS OS PALESTRANTES

Mediação e apresentação: CAIO DIB

18h às 21h

HACKATHON – competição onde coletivos de artistas e inventores serão desafiados a criar soluções digitais para um problema proposto.

Coordenação: PEDRO MARKUN, coordenador do LabHacker

2 EIXOS:

Digitalização (e Distribuição) do Acervo: Digitalização e disponibilização de acervo é um tema que tem uma comunidade bastante atuante – no Brasil e no Mundo. Estamos buscando várias referências nacionais e internacionais e fazendo uma ponte no Minc que discutiu bastante esse tema dentro do eixo de Cultura Digital no passado e agora esta retomando essa conversa.

Interações Digitais: A ideia aqui é interfacear fisicamente com o espaço do museu e as obras. Poderão ser desenvolvidos apps, games e dinâmicas para aproveitar e enriquecer a experiência de visitação, mas isso também depende de acesso ao espaço do museu e um catálogo com metadados das obras.

 

9/10 – CULTURA MAKER

15h às 21h

WORKSHOP AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM ARDUINO

público: curiosos em eletrônica e makers

capacidade: 16 pessoas (realizado em duplas)

 

Facilitador: ÁLVARO JUSTEN

15h às 18h

WORKSHOP ELETRÔNICA NAÏF

público:  jovens e adultos

capacidade: 25 pessoas

Facilitador: NEGALÊ JONES

18h às 21h

WORKSHOP INOVAÇÃO SOCIAL IN THE HOOD! APROVEITANDO OESPAÇO PÚBLICO NO BAIRRO

público: A partir de 14 anos

pré-requisitos: vontade de trazer soluções relevantes para os desafios reais da nossa cidade.

capacidade: 20 pessoas

Facilitador: JULIO LAVALLE

17h às 19h

PALESTRAS SEGUIDA POR MESA DE DEBATE, SOBRE MOVIMENTO MAKER, NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, SOFTWARE LIVRE GERANDO INOVAÇÃO.

apresentador: JOÃO BONELLI, designer, professor e pesquisador do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

GABRIELA AGUSTINI, diretora da Olabi

Tema: Movimento Maker

DADO SUTTER, Criador do OHMS

tema: Makerspaces e Nova Era Digital

SADY JACQUES, Sócio fundador do Fórum Internacional Software Livre (FISL).

tema: Software livre + Código livre

GUILHERME VARELLA, Secretário de Políticas Culturais no MinC.

tema: Economia da cultura no potencial para geração de empregos

LUCIANA PAULILLO, Agente de atividades culturais

tema: Novas poéticas na fachada digital: a Galeria de Arte Digital SESI-SP

19h ÀS 20h30

MESA “NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, MOVIMENTO MAKER, SOFTWARE LIVRE GERANDO INOVAÇÃO” COM TODOS OS PALESTRANTES ACIMA.

Mediador: JOÃO BONELLI, LIFE PUC-Rio e 3&D Bot

Participantes da mesa:

DADO SUTTER

GABIELA AGUSTINI

SADY JACQUES

GUILHERME VARELLA

LUCIANA PAULILLO

18h às 21h

Pilotis do MAR

SHOWS COM CURADORIA DE CHICO DUB

Artistas Convidados

GIULIANO OBICI apresenta: Coral Simulacrum

CHICO DE PAULA E G.A. BARULHISTA apresentam: Livroe

ISIS PASSOS apresenta: Para se deixar

18h às 21h

HACKATHON – competição onde coletivos de artistas e inventores serão desafiados a criar soluções digitais para um problema proposto.

 

10/10 – ARTE, TECNOLOGIA E O MUSEU DO SÉCULO XXI

12h às 18h – SALA 1

WORKSHOP FAZENDO ARTE COM ARDUÍNO

Público alvo: músicos, arquitetos e artistas em geral

Pré-requisito: noções básicas de informática e muita vontade de aprender sobre outras áreas. Cada participante deve levar seu próprio laptop

Capacidade: 16 pessoas (em duplas)

Facilitador: ÁLVARO JUSTEN

15h às 18h – Sala 2

WORKSHOP MONTE SEU MINI SINTETIZADOR E SEQUENCER

Público alvo: músicos, artistas audiovisuais, produtores musicais, interessados em música e eletrônica e pessoas que estejam a fim de descobrir novos sons e possibilidades.

Capacidade: 20 pessoas

Facilitador: SAULO PAIS (DADALAB)

10h30 às 12h

PALESTRAS SEGUIDAS POR MESA DE DEBATE SOBRE ARTE, TECNOLOGIA E O MUSEU DO SÉCULO XXI

Apresentadora: GLEICE HEITOR, assessora pedagógica da Gerência de Educação MAR – Museu de Arte do Rio

Participantes:

LUIZ MARCELO MENDES, Organizador do livro “Reprograme”

Tema: O futuro dos museus e o impacto das novas tecnologias na forma de se experimentar e produzir conteúdo para museus.

FELIPE LAVIGNATTI – Realizador do projeto “Arte Fora do Museu”

Tema: Arte fora do museu e o Google Art Project

ANDRE DEAK, Realizador do projeto “Arte Fora do Museu”

Tema: Arte fora do museu e o Google Art Project

DANIEL MORENA, Fundador e diretor de tecnologia da 32Bits

Tema: Museu na Era Digital

12h às 12h30

MESA “ARTE, TECNOLOGIA E O MUSEU DO SÉCULO XXI”, COM TODOS OS PALESTRANTES

Mediadora: GLEICE HEITOR, assessora pedagógica da Gerência de Educação MAR – Museu de Arte do Rio.

Participantes da mesa:

GLEICE HEITOR

LUIZ MARCELO MENDES

FELIPE LAVIGNATTI

ANDRE DEAK

15h às 16h30

PALESTRAS SEGUIDAS DE MESA DE DEBATE SOBRE ARTE, TECNOLOGIA, DISTOPIAS E UTOPIAS

Apresentadora: LILIANA MAGALHÃES, Gestora Cultural

Participantes:

ANDRÉ CARDOSO, Grupo Investigação em Literatura de Ficção Científica da UFF

Tema: Inteligência Artificial no âmbito da literatura, do cinema, dos quadrinhos, e Distopias e utopias que grandes autores de ficção científica vem trabalhando.

LIANA BRAZIL – Diretora de Criação do SuperUber

Tema: Como a ficção cientifica influencia o trabalho que desenvolvem na SuperUber, seja no design, nos softwares, etc.

RUZZ RIVE, CEO e co-fundador da SuperUber

Tema: Como a ficção científica influencia o trabalho que desenvolvem na SuperUber, seja no design, nos softwares, etc.

LUCIANO CUNHA

Tema: HISTÓRIA em QUADRINHOS E TRANSMÍDIA

16h30 às 18h

MESA PRIVACIDADE, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DISTOPIAS & UTOPIAS COM TODOS OS PALESTRANTES

Mediadora: LILIANA MAGALHÃES, Gestora Cultural 

Participantes:

ANDRÉ CARDOSO

LIANA BRAZIL

RUSS RIVE

LUCIANO CUNHA

10h às 18h

HACKATHON – competição onde coletivos de artistas e inventores serão desafiados a criar soluções digitais para um problema proposto.

 

11/10 – MUSEU É LUGAR DE CRIANÇA

Programação para toda a família no festival SESI Cultura Digital.

Workshops de Robótica, Internet das Coisas e Construção de Bonecos Animados.

10h às 13h

WORKSHOP ANIMATROLLS, ANIMATRONICS PARA PAIS E FILHOS

capacidade: 50 pessoas, sendo 25 duplas

público alvo: crianças a partir de oito anos, acompanhadas de pai, mãe ou responsável.

Facilitadores: PALOMA OLIVEIRA E MATEUS KNELSEN

Construção de bonecos animados do desenho ao circuito final.

13h às 16h

WORKSHOP INTERNET DAS COISAS PARA CRIANÇAS

capacidade: 25 pessoas

público alvo: crianças e jovens

Facilitador: NEGALÊ JONES

13h às 16h

WORKSHOP LABORATÓRIO DE ROBÔS PARA CRIANÇAS

capacidade: 20 pessoas

público alvo: crianças a partir de sete anos

Facilitadores: SAULO PAIS E GABRIELA GLETTE

As crianças aprenderão a construir um robô explorando a sua criatividade, utilizando os princípios do faça você mesmo.

10h às 18h

HACKATHON – Competição onde coletivos de artistas e inventores serão desafiados a criar soluções digitais para um problema proposto.

16h às 19h

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DO HACKATHON AO JURI E PREMIAÇÃO

 

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