Espécie de coral invasora é removida do litoral brasileiro

Exótico, coral-sol tem causado desequilíbrio na fauna marinha. Espécie se proliferou na costa ao chegar através dos cascos de plataformas petroleiras

Responsável pelo monitoramento do coral-sol, o Instituto Brasileiro de Biodiversidade promove a remoção dessa espécie invasora do litoral fluminense. Apenas em 2017, foram recolhidos meia tonelada do intruso na Ilha Grande e 150 quilos em Búzios. No início do mês, o Arquipélago das Cagarras foi visitado em missão preventiva. De colorido intenso, a espécie chegou à costa brasileira nos cascos de plataformas de petróleo, nos anos 80. Sem predadores por aqui, o coral-sol rouba o lugar de tipos nativos e afeta até a quantidade de peixes. Nos últimos dez anos, foram retiradas 8,3 toneladas, em 165 ações, e erradicados dezoito focos em todo o Brasil. Curiosidade: mergulhadores amadores que tenham interesse em acompanhar o trabalho podem entrar em contato pelo site do instituto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s