Continua após publicidade

Espécie de coral invasora é removida do litoral brasileiro

Exótico, coral-sol tem causado desequilíbrio na fauna marinha. Espécie se proliferou na costa ao chegar através dos cascos de plataformas petroleiras

Por Rafael Sento Sé
Atualizado em 28 set 2017, 14h41 - Publicado em 22 set 2017, 08h00

Responsável pelo monitoramento do coral-sol, o Instituto Brasileiro de Biodiversidade promove a remoção dessa espécie invasora do litoral fluminense. Apenas em 2017, foram recolhidos meia tonelada do intruso na Ilha Grande e 150 quilos em Búzios. No início do mês, o Arquipélago das Cagarras foi visitado em missão preventiva. De colorido intenso, a espécie chegou à costa brasileira nos cascos de plataformas de petróleo, nos anos 80. Sem predadores por aqui, o coral-sol rouba o lugar de tipos nativos e afeta até a quantidade de peixes. Nos últimos dez anos, foram retiradas 8,3 toneladas, em 165 ações, e erradicados dezoito focos em todo o Brasil. Curiosidade: mergulhadores amadores que tenham interesse em acompanhar o trabalho podem entrar em contato pelo site do instituto.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.