Continua após publicidade

Drama Um de Nós é inspirado em história real

Peça é baseada na saga de um judoca que não conseguiu chegar à Olimpíada

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 12h23 - Publicado em 7 fev 2015, 00h00

 

Corriam os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, quando o ator Pedro Monteiro viu a reportagem sobre um judoca sui generis: iraniano de nascença, ele tentava, pela Guatemala, a classificação para a Olimpíada do ano seguinte, mas foi obrigado a desistir por um problema de saúde. Seria sua última chance. Por circunstâncias diversas, ele já ficara de fora de várias edições anteriores dos Jogos. Escrito a seis mãos por Monteiro, Marcus Galiña e Joana Lebreiro (diretora da montagem), o drama Um de Nós conta a triste mas, de certa forma, heroica saga desse lutador, injetando algo de ficção ao pouco que aquela matéria revelara sobre sua vida. O próprio Monteiro vive o protagonista, aqui batizado de Arash Koabi. Um tanto expositiva, com direito a um recorrente apelo ao recurso da narração, a dramaturgia repleta de frases edificantes não se aprofunda na história (mesmo a parte fictícia) de  Arash, diminuindo, assim, as possibilidades do elenco — formado ainda por Gabriela Estevão, Lucas Oradovischi, Jorge Neves e José Wendell. O bom trabalho da diretora sustenta o interesse, com fundamental auxílio da direção de movimento de Nathália Mello, baseada na dinâmica do judô (70min). Livre. Estreou em 9/1/2015.

Teatro Maria Clara Machado (120 lugares). Avenida Padre Leonel Franca, 240, Gávea, ☎ 2274-7722. → Sexta a segunda, 21h; terça, 19h e 21h. R$ 30,00. Bilheteria: a partir das 14h (sex. a ter.). Até terça (10).

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.