Dicas para começar a correr

Confira os melhores locais para treinar, dicas de especialistas para ganhar estímulo e saiba como evitar erros comuns a principiantes

É praticamente um consenso: o Rio dispõe de cenários ideais para a prática da corrida, como o Aterro do Flamengo e a ciclovia da Avenida Niemeyer. Se isso não te empolga, estamos aqui para ajudá-lo. VEJA RIO foi atrás de especialistas para saber como você pode dar início à vida de maratonista e não desanimar no meio do caminho. Confira abaixo as dicas:

+ A disputa pelas últimas vagas da ginástica olímpica para os Jogos

Bosque da Barra

Cenário incrível, com percursos de 3 quilômetros, 1,6 quilômetro e 1 quilômetro e pista com terra batida que é excelente para variar estímulos!

Lagoa Rodrigo de Freitas

Percurso total de 7,5 quilômetros e pista larga facilitando ultrapassagens, além de ser um cenário sensacional.

Maracanã

Opção para os corredores da Zona Norte, teve seu entorno revitalizado e é ótima sugestão para correr pela região sem disputar espaço com carros.

Vista Chinesa…

… Mesa do Imperador, Estrada Dona Castorina, repletas de subidas fortes, no meio da Floresta da Tijuca, com vários pontos de partidas que dão no Horto, Pacheco Leão. Com um pouco de sorte,  o treino pode ser feito com visual para micos, macacos, tucanos, preguiças….

Pista Claudio Coutinho

Localizada em um espaço na Praia Vermelha, dispõe de 2250 metros de puro visual. Os corredores podem ainda descer a pista e continuar o treino pelo bairro da Urca, com suas ruas bucólicas, sombreadas e com visual do Aterro do Flamengo e o Centro do Rio, além de Niterói.

Leme x Leblon

Com 16 quilômetros no total, o percurso, todo plano e com marcações no chão, vai passando por lugares como Leblon, Ipanema e Copacabana. Grande vantagem também são os quiosques para hidratação e postos de salvamento para necessidades de banheiro. Além disso, trata-se de um dos cenários preferidos dos corredores, o que não deixa de ser um baita incentivo.

Pontal

No fim do Recreio dos Bandeirantes, o visual de uma das praias mais belas da cidade e um local um pouco mais calmo do que a badalada Zona Sul.

ERROS COMUNS:

  • Tentar correr mais do que deve no início.
  • Correr todos os dias é perigoso para quem está começando, afinal, o corpo ainda não está acostumado e preparado para isso.
  • Treinar sem acompanhamento, exagerar nas sessões de treino, achar que não deve se hidratar durante a corrida, inscrever-se para provas mais longas sem ter um histórico de corrida.

Dicas para principiantes:

  • Consulte um médico antes de fazer exames se necessário. A partir daí, escolha um professor de educação física, de preferência especializado em treinamento de corrida.
  • Respeite seus limites e não se empolgue com aumentos de quilometragem.
  • Escolha um tênis confortável.
  • Se realmente é iniciante, alterne caminhadas com pequenos trotes de corrida. Com o tempo, diminua as caminhadas e aumente o tempo dos trotes.
  • Tenha uma meta. E, a partir daí, programe-se para atingi-la, sem pressa.
  • Não se iluda ou se engane com a massificação de provas muito longas e desafios em que a saúde não sejam o foco.
  • Faça tudo progressivamente e respeite regras básicas como: treino, alimentação e descanso.
  • Procure criar pequenas metas durante todo o processo. Exemplo: correr 30 minutos sem caminhar ou participar de provas de volume pequeno como 5 quilômetros. Outra dica é não competir com pessoas avançadas. Seja a sua melhor versão!
  • Não acredite em fórmulas milagrosas. Os resultados só virão com treino, dedicação, disciplina.
  • É importante alongar antes de correr.
  • Corra em grupo. É extremamente motivador para incentivar e ser incentivado pelo outro em momentos que baterão desânimo ou preguiça.
  • Tenha um treinador. Nos momentos de dificuldade vai dar aquele conselho, dica ou palavra amiga que o iniciante precisa escutar.
  • Correr com música faz toda a diferença! Ajuda o iniciante a tirar o foco daquele cansaço, empolga, motiva, faz o iniciante querer ir além.
  • Compre roupas e tênis específicos para corrida. É importante usar as novas tecnologias de tecidos e amortecimentos a nosso favor.

Em tempo, o Nike+ Run Club (NRC) é um serviço gratuito que conta com treinos diários na cidade. As inscrições podem ser feitas pelo site

VITRINE PARA CORREDORES:

SU16_BSTY_Free_M_Free_RN_Flyknit_Lateral_01_originalSU16_BSTY_Free_M_Free_RN_Flyknit_Lateral_01_original

 (/)

EnergyboostEnergyboost

 (/)

ultraboostultraboost

 (/)

Fontes: Thiago Vaz, João Magalhães e Luiza Felippa (Nike + Run Club) e Marcio Puga (Rede Bodytech)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s