Conheça o arquiteto de uma das primeiras casas modernas do Rio

A morada do empresário alemão William Nordschild ganhou inauguração festiva em 1931, com exposição de obras de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti

(Reprodução/Reprodução)

“Quando vejo uma casa neocolonial, tenho uma impressão de gostoso; quando vejo uma casa neoflorentina, tenho a impressão de chique; quando vejo uma casa de Gregori Warchavchik, tenho uma impressão de casa.” A máxima de Mário de Andrade define o estilo do arquiteto russo Gregori Ilych Warchavchik (1896-1972), autor do projeto de uma das primeiras construções de estilo moderno da cidade, no número 183 da Rua Toneleros, em Copacabana. Preciosidade demolida em 1954, a morada do empresário alemão William Nordschild ganhou inauguração festiva em 1931, com exposição de obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Cicero Dias, entre outros artistas. Na cidade para integrar uma banca, o americano Frank Lloyd Wright prestigiou o vernissage e posou ao lado do colega russo e do brasileiro Lucio Costa, em um encontro histórico de grandes nomes da arquitetura.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s