Blocos de rua homenageiam personalidades da música

Não precisa ser sambista para ser exaltado pelos foliões cariocas; o importante é ter uma obra consistente e, claro, fãs dispostos para sair às ruas

Para os cariocas, Carnaval é hora de brincar e extravasar os problemas. Mas não só isso. Também é a oportunidade de homenagear seus ídolos, cantando seus sucessos a plenos pulmões. E em ritmos que nem os próprios compositores poderiam imaginar ver suas músicas. Aliás, o que será que diria Michael Jackson se ouvisse seus hits pops mundiais em versão ijexá? Pois é isso que faz o bloco Thriller Elétrico, em homenagem ao ídolo. E ele não está sozinho. Raul Seixas, Chico Buarque e Cazuza são alguns dos nomes que inspiram blocos de Carnaval na cidade. Confira.

Para curtir o carnaval no Rio, confira opções de hospedagens no Booking.com

 (Fernando Maia/Riotur)

MULHERES DE CHICO

O primeiro bloco feminino e temático de Carnaval é uma homenagem ao cantor e compositor Chico Buarque, cujas composições ganham versão carnavalesca no grupo. No sábado (17), as meninas fazem o seu 12º desfile na Praia do Leme, a partir das 17h, com o tema Carnaval para todos. A ideia é promover a diversidade, “de raça, religião, idade e qualquer outra diferença”, como avisam no Facebook (@blocomdc).

 (Gabriel Monteiro/Riotur)

FOGO E PAIXÃO

A turma se apropriou do título de um dos maiores sucessos do cantor Wando para homenageá-lo. E para quem não está ligando o nome à criação… Fogo e Paixão é aquela que diz: “Você é luz / é raio estrela e luar / manhã de sol / meu iaiá, meu ioiô”. Criado em 2011, o bloco exalta a música brega, executando hits de Reginaldo Rossi, Rosana e Sidney Magal, entre outros. E, para celebrar o muso, além de suas músicas serem obrigatórias, a rapaziada distribui calcinhas, rosas, uvas e pompons. Desfilou no domingo (4).

 (Reprodução/Facebook)

QUE PENA, AMOR

O bloco em homenagem ao Raça Negra fez a sua estreia este ano. Mas, além dos pagodes do grupo, tocou axé, samba e marchinhas. Em tempo: o nome foi tirado do refrão do sucesso Tarde Demais (você jogou fora a minha ilusão, a louca paixão / é tarde demais / que pena / que pena, amor), que entrou no Guinness por ter sido executada, nas rádios, 600 vezes em um único dia. O primeiro desfile aconteceu ontem (segunda, 12), na Praça Mário Lago (Buraco do Lume), Centro.

 (Reprodução/Facebook)

AMIGOS DO WILSON ALICATE

Criado em 2011, o bloco não desfila, mas faz uma roda de samba para ninguém botar defeito. E sob o comando do homenageado, o compositor Wilson Moreira ou Wilson Alicate, como também é conhecido. A batucada rolou no sábado (10).

 (Fernando Maia/Riotur)

SARGENTO PIMENTA

Os Beatles são os homenageados aqui. Batizado com um nome que brinca com o título do oitavo disco da banda britânica, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), Sargento Pimenta toca apenas versões abrasileiradas do repertório do grupo. Desfilou ontem (segunda, 12), no Aterro do Flamengo.

 (Vânia Nini Fotografia/Reprodução/Facebook)

 THRILLER ELÉTRICO

O rei do pop, Michael Jackson, é a inspiração do Thriller Elétrico, cujo nome faz referência ao álbum mais vendido no mundo. Criado em 2013, o bloco executa os sucessos do cantor em ritmos de samba, funk, marchinha, samba-reggae, ijexá, xote e ciranda. Saiu no domingo (11), na Praça Barão de Drummond, Vila Isabel.

 (Reprodução/Facebook)

BLOCO EXAGERADO

Desde 2014, o bloco homenageia o roqueiro Cazuza, tocando os seus sucessos. E este ano, para comemorar os 60 anos de nascimento do cantor, o grupo contou com a participação de Guto Goffi, baterista do Barão Vermelho, do qual Cazuza foi vocalista. Fez a farra no domingo (11), na Praça Tiradentes, Centro.

 (Evandro Matheus/Divulgação)

 TOCA RAUUUL!

As composições de Raul Seixas ganham releituras em ritmos carnavalescos, como samba, marchinha e maracatu. Para homenagear o Maluco Beleza, o Toca Rauuul ainda investe no visual, levando bonecos e adereços coloridos. Ocupou a Praça Tiradentes, no domingo (11), logo depois do Exagerado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s