Confira 43 atrações gratuitas para curtir este fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Consertam-se Imóveis

 (Guga Millet/Divulgação)

O universo do escritor argentino Julio Cortázar, em especial o conto A Saúde dos Doentes, é o ponto de partida para Consertam-se Imóveis, espetáculo assinado por Keli Freitas. O texto flerta com o fantástico ao contar o drama de uma família que gira em torno de sua matriarca. Diante de iminente colapso, todos tentam poupar a mãe, idosa e doente, de sobressaltos que podem ser fatais. Direção de Cynthia Reis (70min). 14 anos. 

Espaço Furnas Cultural. Rua Real Grandeza, 219, Botafogo. Sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis. Senhas distribuídas a partir de 19h (sábado) e 18h (domingo). Até 1º de outubro.

Vila Isabel

Estatua-de-bronze-Noel-Rosa-Vila-Isabel

 (Alexandre Macieira/ Riotur/Divulgação)

O bairro de Vila Isabel, reduto da tradição boêmica na Zona Norte da cidade, comemora seus 145 anos com uma festa gratuita na rua  neste sábado (30) e domingo (1). Com o slogan “Com que roupa eu vou pro Samba que Noel me convidou”, o bairro recebe diversas atrações na Boulevard 28 de Setembro, entre as Ruas Duque de Caxias até a Rua Souza Franco.

No sábado, O Cordão do Bola Preta chama as atenções, já no domingo, as principais atrações serão Arlindinho e a escola de samba Vila Isabel. A festa contará ainda com uma programação variada, como aula de Tai Chi Chuan com o mestre Lao, Orquestra Jovem ACM, Coral Cantando AAVIda, Bloco Chegando de Surpresa e Baile Charme. Brinquedos infláveis serão instalados para a garotada, enquanto o Vila Isabel Beer Festival aparece com food trucks como opções de gastronomia e cervejas artesanais.

Haverá também tendas com serviços sociais da prefeitura e de iniciativa privada que vão oferecer serviços de retirada de segunda-via de documentos e aferição de pressão arterial, tipo sanguíneo, fator RH, glicose (HGT). No final do domingo, o canto de parabéns encerra as comemorações com direito a distribuição de bolo ao público.

Roteiros Geográficos

 (RioTur/Divulgação)

Projeto que estimula os cariocas a conhecerem a própria cidade a pé, o Roteiros Geográficos do Rio organiza seu próximo passeio-aula pelo Centro neste domingo (1), às 10h. Com o tema Descortinando as Geografias do Catete, Flamengo e Glória, o ponto de encontro será no pátio do Outeiro da Glória.

O tour começa com uma visita à igreja, que logo depois segue pelo Mirante do Outeiro, Plano Inclinado Nossa Senhora da Glória, passa pelo Monumento Vargas e, entre outros pontos históricos, finaliza o passeio com uma visita ao Museu da República. Acesse o site ou entre em contato pelo telefone (21) 98871 7238 para mais informações sobre o trajeto. Em caso de chuva o roteiro será cancelado.

Favelagrafia

 (Instagram/Reprodução)

Vai até o dia 6 de outubro, a exposição “Favelagrafia”, no Centro Cultural UNISUAM – CCULT. O projeto tem como proposta levar ao público um novo olhar sobre a vida dos moradores de comunidades do Rio de Janeiro, geralmente marcada por estereótipos ligados à violência, tráfico e carência. Foi com essa ideia em mente e uma câmera nas mãos que, em 2016, nove moradores de nove comunidades da cidade do Rio de Janeiro registraram em uma conta do instagram (@favelagrafia) mais de 10 mil fotos, ganhando cada vez mais visibilidade e seguidores. As fotografias, que registram imagens das comunidades do Santa Marta, Alemão, Borel, Providência, Mineira, Cantagalo, Rocinha, Babilônia e Prazeres, fizeram sucesso e começaram a ser compartilhadas pelo mundo, inclusive pelo famoso rapper norte-americano Snoop Dogg, e diversos artistas brasileiros. O projeto foi ganhando cada vez mais notoriedade e espaço em polos culturais como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM, onde foram expostas 180 fotografias em uma grande exposição nos pilotis do museu. Atualmente, também passou pela Riviera Francesa, com a conquista de dois Leões no Festival de Cannes.

Centro Cultural UNISUAM – Av. Paris, 84 – Bonsucesso – segunda a sexta, das 10h às 20h

SOS Municipal

O movimento SOS Municipal busca chamar atenção para a grave situação por que passam profissionais do teatro mais importante da cidade. É esse o mote do projeto Theatro Municipal Visita o CCBB, que levará integrantes do balé, da orquestra e do coro da casa na Cinelândia para o foyer do Centro Cultural Banco do Brasil. Trechos de O Lago dos Cisnes e Don Quixote fazem parte da programação, junto com árias de Carmen, Nabuco e Aída, além de peças de Schubert e Mozart (50min). Livre.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sábado, 30 de setembro e domingo, 1º de outubro, 15h. Grátis.

Aulas de dança e serviços de saúde

 (Divulgação/Divulgação)

Em setembro, a rede de drogarias Venancio completa 38 anos e alguns eventos gratuitos em praças do Rio farão parte das comemorações. No dia 30 de setembro, das 9h às 14h, serão montadas tendas no Largo do Machado e na Saes Peña, respectivamente, onde haverá serviços como: medição de pressão arterial e glicose, aulas de dança, teste de massa corporal, degustação de produtos, maquiagem, análise da pele e do cabelo, apresentações do grupo Bando de Palhaços e do New Kids On The Bloco, entre outros. As crianças também serão contempladas com um espaço infantil com pula-pula, pintura facial e atividades recreativas comandadas por animadores.

Palácio Tiradentes

vitral-palacio-tiradentes.jpg

O Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), reabriu sua programação cultural e visita guiada. Após nove meses de reforma, o salão nobre da casa abrigará a exposição Além do Olhar, do artista plástico Rodrigo Andrián. Os quadros em acrílico sobre tela poderão ser vistos até o dia 19 de outubro. 

A mostra, que reúne 35 telas, apresenta uma retrospectiva dos últimos dez anos de trabalho do carioca. Num estilo figurativo contemporâneo, com linhas geométricas e cores fortes, o trabalho chama a atenção para uma temática brasileira. A entrada é franca. O local estava fechado desde novembro de 2016, quando foi invadido e depredado durante manifestações.

Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março, s/nº– Praça XV 

Plaza Shopping

 (Plaza Shopping/Divulgação)

O Plaza Shopping aproveitará a beleza de Niterói para promover o primeiro festival de cinema a céu aberto da cidade, o Plaza Open Air. O público poderá assistir gratuitamente grandes sucessos do cinema de 29 a 1° de outubro, em um telão de 6m de altura e 11m de comprimeto. Entre os longas há opções como Moana, Trolls, O Regresso e Animais Fantásticos e Onde Habitam. Veja mais informações aqui

Feito Poeira ao Vento

 (Bruno Veiga/Divulgação)

Não por acaso, a mostra em cartaz no Museu de Arte do Rio abriu as portas no Dia Mundial da Fotografia: 19 de agosto. Um recorte do acervo próprio levou à exibição de 250 registros de 112 autores, imagens que inspiram uma viagem do século XIX aos dias de hoje. Montada em todo o 1º andar do prédio, a exposição aborda temas variados, mas une nomes de épocas distintas em diálogos instigantes — é o que sugere, por exemplo, a aproximação entre a série suburbana de Bruno Veiga (foto) e os flagrantes cariocas do francês Pierre Verger (1902-1996). Obras de Adriana Varejão e Rogério Reis, provavelmente já vistas pelo público em outras ocasiões, completam o agradável passeio. 

MAR. Praça Mauá, 5, Centro. Terça a domingo, 10h às 17h. R$ 20,00. Grátis às terças. Até 1º de julho de 2018.

Banksy: muros são armas

Até o fim de setembro, alunos da unidade da Cultura Inglesa da Tijuca localizada na Rua Almirante Cochrane vão usar obras de Banksy como tema para debates em inglês. O público em geral também poderá participar de uma exposição gratuita que vai reproduzir obras feitas pelo misterioso artista britânico e interagir com cada uma delas, deixando mensagens – de preferência na língua inglesa – em um mural fixado nas paredes do auditório da escola de inglês. O evento acontece até 30 de setembro.

 Rua Almirante Cóchrane, 23 – Tijuca

Real Time Exhibition

Uma exposição interativa e que desperte no apreciador as mesmas sensações vividas pela artista plástica durante a produção das suas obras. Essa é a proposta da mostra Real Time Exhibition da carioca Mary Dutra, que acontece entre os dias 13/09 e 10/10, na Gallery Store do Shopping Rio Sul, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além de admirar as telas pintadas com spray ao som da mesma playlist que serviu de inspiração para a artista, o visitante também terá a oportunidade de acompanhar, em tempo real, o processo criativo dentro do ateliê em que serão produzidos os próximos quadros da coleção – lançados semanalmente ao longo da exibição.

Shopping RioSul – Gallery Store 301 – 3º piso 

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão

 (Marcio Vasconcelos/Divulgação)

Inspiradas por grandes celebrações folclóricas (como o bumba meu boi, do Maranhão, ou o maracatu rural, de Pernambuco), obras de artesãos de todo o país foram selecionadas para a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão. No Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), a mostra apresenta objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais espalhados por nove ambientes. Os destaques incluem um conjunto de pequenas esculturas assinadas por Vitalino Pereira dos Santos, o renomado Mestre Vitalino (1909-1963) — entre elas Casamento a Cavalo.

Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 28 de outubro. Confira aqui a programação completa.

Museu Histórico Nacional

Durante obras do metrô, tesouros arqueológicos foram encontrados no sítio do antigo Matadouro Público de São Cristóvão. Esse material inspira a exposição interativa Achados da Leopoldina: Arqueologia Urbana na Era Digital. Técnicas como holograma, realidade aumentada e impressão 3D foram usadas para retratar as peças, organizadas em seis coleções. A seção Higiene, Beleza e Perfumaria traz uma escova de dentes do século XIX (foto) com cabo de marfim e a inscrição “S M l’Empereur du Bresil” (Sua Majestade, o Imperador do Brasil). Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado e domingo, 13h às 17h. R$ 10,00. Grátis aos domingos. Até 5 de novembro. A partir de terça (19).

Chichico Alkmim

 (CHICHICO ALKMIM/instituto moreira salles/Divulgação)

Mais de 200 imagens em preto e branco traçam um panorama da cidade mineira de Diamantina no início do século XX. São belos registros capturados por Francisco Augusto Alkmim (1886-1978), conhecido como Chichico Alkmim, em uma alentada exposição que se espalha em ordem cronológica por seis salas do Instituto Moreira Salles. Diferentemente de outros fotógrafos da época, o artista não se limitou a retratar apenas a burguesia, voltando sua câmera para trabalhadores do garimpo, paisagens, casamentos e até mesmo melancólicos funerais de crianças. As imagens, muitas vezes tremidas, acompanham também a evolução da técnica fotográfica.

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de outubro.

J.Carlos: Originais

Quase 300 originais de José Carlos de Brito e Cunha, o grande desenhista J. Carlos (1884-1950), guiam o passeio pela história da primeira metade do século XX.

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro.

Espelho d’Água
Luiz Braga: retratos de cenas e personagens da cultura amazônica

Luiz Braga: retratos de cenas e personagens da cultura amazônica (Luiz Braga/Divulgação)

Conhecido pela produção de belas imagens carregadas de luz e cor, o paraense Luiz Braga apresenta ao público inéditos em preto e branco. São trinta fotografias, de tamanhos variados, feitas desde 1980. A mostra, impregnada de elementos da cultura amazônica, marca a inauguração da nova sede da Galeria da Gávea.

Rua Marquês de São Vicente, 432, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h. Grátis. Até 17 de novembro. Abertura na sexta (15).

 

Encontro Geek

 (Encontro Geek/Divulgação)

Neste sábado e domingo (30/09 e 01/10), o Center Shopping Rio convida o público para curtir a primeira edição do ‘Encontro Geek’, em parceria com os fãs-clubes Beco Diagonal, da saga Harry Potter, e o ICRJ – Império Comando Rio de Janeiro, de Star Wars. O evento tem entrada gratuita e acontecerá das 14h às 20h, no Piso L3.

No roteiro do encontro estão programadas diversas atividades, como desfile de cosplayers, aula de feitiços e quizz da saga. Além disso, o espaço contará com uma exposição de peças dos filmes ‘Harry Potter’ e Star Wars’ e, para quem quiser levar uma lembrança para casa, haverá um local para venda de souvenirs.

E os visitantes que levarem 1k de alimento não perecível (exceto sal) ou 1 lata de leite em pó, assim como produtos de higiene e limpeza, concorrerão a sorteios de brindes temáticos. Os itens doados serão destinados ao Lar Maria de Lourdes, de Jacarepaguá.

Abaixo, segue a programação completa (será a mesma para os dois dias):

14h30 – Abertura de inscrição para o teste das casas com o chapéu seletor;

15h – Início do teste da seleção das casas de Hogwarts;

16h – Aula de feitiços;

17h – Clube de duelos (treinamento para DCAT) e aula de Defesa Contra as Artes das Trevas (DCAT);

18h – Desfile Cosplay;

19h – Quizz da saga;

20h – Encerramento das atividades.

Center Shopping Rio fica na Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá 

Expo Franchising

O Riocentro recebe a Expo Franchising ABF Rio desta sexta (28) à sábado (30). Com quase o dobro do tamanho da última edição, os organizadores esperam reunir cerca de 20 mil  franqueadores, franqueados e interessados no setor.

Além de estandes de mais de 250 marcas expositoras, o público poderá participar de um fórum com diversos nomes do empreendedorismo e especialistas em diferentes áreas, com o objetivo de informar quem planeja ingressar no ramo.

Os maiores destaques deste ano são os novos tipos de franquias como container, foodtruck, home office, modelos em que a casa do investidor é o escritório da empresa, e as microfranquias, que exigem um investimento a partir de R$ 5 mil. A expectativa é de que os negócios iniciados durante os três dias de feira movimentem R$ 200 milhões no setor. Os passaportes já estão à venda pelo portal.

Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca

Palestra sobre Transtorno de Aprendizagem

Os transtornos de aprendizagem ainda geram muitos equívocos em pais, cuidadores, professores e demais profissionais da educação e da saúde. Por exemplo, muitos não sabem quais são os sintomas e possíveis tratamentos. Com o intuito de esclarecer dúvidas vitais sobre o tema, o Instituto NeuroSaber vai realizar a III Jornada NeuroSaber entre os dias 9 e 16 de outubro. O evento será totalmente gratuito e online. Os interessados podem realizar a inscrição pelo site http://neurosaber.eplaces.com.br/iii-jornada-neurosaber-inscricoes.

Melhores pais, melhores filhos

Como preparar o filho para a vida? Como acertar na educação e no ensinamento de valores? Essas perguntas são uma constante no dia (e nas noites) dos pais. Muitos pensamentos, planos e projeções habitam a cabeça dos casais desde a gestação e os acompanham por todo o desenvolvimento do ser que está sob sua responsabilidade. Para ajudar a construir um caminho mais sereno, seguro e de crescimento mútuo, a Fundação Logosófica realiza o encontro “Melhores pais, melhores filhos”, no dia 30 de setembro, em Botafogo. O evento propõe o cultivo de valores superiores, oferecidos às crianças desde cedo para que sejam conduzidas em um processo de evolução.

Fundação Logosófica – Rua ​General Polidoro, 36​ – Botafogo​ (perto da estação do Metrô​)​

ÓRISÁ: Quando o Mito Veste o Corpo

Gilberto Gil: em pose de orixá

Gilberto Gil: em pose de orixá (Daryan Dornelles e Stefano Martini/Divulgação)

Zezé Motta, João Donato e Gilberto Gil (foto) foram alguns nomes convidados por Margo Margot para, representando os principais deuses da religião iorubá, jogar luz sobre a mitologia africana. O trabalho, registrado pelos fotógrafos Daryan Dornelles e Stefano Martini, é apresentado na mostra.

Centro Cultural da Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 5 de novembro.

Dream Team do Passinho 

Turma do Dream Team do Passinho: atração no Aterro Turma do Dream Team do Passinho: atração no West Shopping

Turma do Dream Team do Passinho: atração no West Shopping (Reprodução/Facebook/)

Na semana de comemoração do aniversário de 20 anos do West Shopping, o mall presenteará à clientes e lojistas um supershow do fenômeno do pop funk Dream Team do Passinho , no dia 30/09, às 19h30 – pela primeira vez no bairro de Campo Grande. Lellêzinha e turma, após se apresentarem nos palcos Mundo e Sunset do maior festival de música do mundo, prometem levar muita energia e dança ao público da Zona Oeste e não deixar ninguém parado. No repertório do famoso quinteto, sucessos como ‘De Ladin’ e ‘Vai dar ruim’, dentre outros. O grupo musical já apresentou músicas do disco ‘Aperta o Play’ (Sony Music 2015) em grandes palcos do Brasil, EUA, França, Angola e no encerramento das Paralimpíadas Rio 2016. Depois de emplacar hits autorais em trilhas de grandes telenovelas, lançaram o projeto ‘Dream Team do Passinho canta e dança Jackson Five’, em 2017.

West Shopping – Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande

A Princesa Maui

 (Nós do Asfalto/Divulgação)

Neste domingo (01/10), o Center Shopping Rio apresenta o teatro infantil ‘A Princesa Maui’. A atração faz parte da programação ‘Teatrinho no Center’ – projeto mensal do empreendimento voltado para eventos gratuitos infantis.

A história gira em torno de uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde fica. Acompanhada de um amigo, ela começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

A peça ‘A Princesa Maui’ tem produção da companhia Nós do Asfalto e será encenada no 3º piso do Shopping, a partir das 17h.

O Center Shopping Rio fica na Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá

Natureza Concreta

Curador da mostra, o professor de história da arte Mauro Trindade reuniu 94 imagens que exploram a relação do homem com a natureza. A variada coleção inclui pacientes psiquiátricos fotografados por Hugo Denizard, uma série inédita de Alexandre Sant’Anna (foto), dedicada à Amazônia, e provocações de Claudia Jaguaribe em torno do conceito de paisagem natural.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 12 de novembro.

Feira do Livro Cosmos

 (Divulgação/Divulgação)

De 15 de setembro a 14 de outubro, o Shopping Jardim Guadalupe recebe a Feira do Livro Cosmos. Os apaixonados por leitura poderão conferir mais de 11 mil livros disponíveis, voltados para os públicos infantil, infanto-juvenil e adultos, com preços a partir de R$5,00.

O evento literário apresenta obras com temas diversificados, desde os clássicos da literatura infantil até livros de dinossauros, mágica, atividades, banho e títulos interativos com fantoches.

Shopping Jardim Guadalupe fica na Av. Brasil, 22.155 – Guadalupe

Casa França-Brasil
 

  (Claude Viallat/Divulgação)

Representante do movimento de arte conceitual francesa conhecido como support/surface — que, surgido em 1969, questionava a pintura tradicional —, Claude Viallat apresenta a exposição Cor a Perder de Vista na Casa França-Brasil. Apoiada pelo Consulado da França, a mostra com 43 obras cobre cinco décadas de trajetória do artista, da efervescência dos anos 60 à fase decorativa que predomina nos dias de hoje. Vela (foto) é da produção mais recente.

Casa França Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro. 

A médica dos brinquedos

 (Shopping Bay Market/Divulgação)

No dia 1º de outubro, domingo, o Shopping Bay Market recebe a peça infantil “A médica dos brinquedos”, a partir das 15h.  O conto narra a história de uma menina de seis anos, que um dia decide se tornar médica como a mãe.  A ação é gratuita e será realizada na Praça de Alimentação.

Tudo começa quando a pequena doutora coloca seu estetoscópio e algo mágico acontece: seus brinquedos, bonecas e bichos de pelúcia ganham vida! Com a ajuda de seus amigos de pelúcia, Felpudo, Lambie e Gelinho, a menina oferece consultas para diagnosticar seus problemas, com o ‘Grande Livro dos Dodóis’.

Shopping Bay Market fica na Av. Visconde do Rio Branco, 360 – Centro Niterói

CCBB
ROTUNDA

 (Redação Veja rio/Divulgação)

O movimento SOS Municipal busca chamar atenção para a grave situação por que passam profissionais do teatro mais importante da cidade. É esse o mote do projeto Theatro Municipal Visita o CCBB, que levará integrantes do balé, da orquestra e do coro da casa na Cinelândia para o foyer do Centro Cultural Banco do Brasil. Trechos de O Lago dos Cisnes e Don Quixote fazem parte da programação, junto com árias de Carmen, Nabuco e Aída, além de peças de Schubert e Mozart (50min). Livre.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. 30 de setembro e 1º de outubro, 15h. Grátis.

Saltimbancos

 (Teatrinho dos Sonhos/Divulgação)

Um clássico da infância desembarca no Shopping Jardim Guadalupe neste domingo, 1º de outubro. A partir das 16h, o empreendimento apresenta a peça “Os Saltimbancos”, que promete entreter os pequenos. O espetáculo faz parte do projeto “Teatrinho dos Sonhos”, que leva cultura e diversão de forma gratuita às famílias da região.

Os Saltimbancos” conta a história de quatro animais revoltados com as obrigações impostas pelos seus patrões. Um jumento que não aguenta mais carregar peso nas costas e ser chamado de burro, um cachorro cansado de ser cão-de-guarda, uma galinha que não bota mais ovo e, arriscada a virar canja de galinha, foge de sua patroa, e uma gata de madame desejando liberdade para poder cantar com a gataria da rua e virar uma superstar. Os quatros animais se encontram, se juntam e decidem ir à cidade para virarem músicos. No caminho, encontram uma casa habitada por barões e decidem ficar por lá mesmo. O problema é expulsar os barões de lá para viverem livres de seus patrões.

Shopping Jardim Guadalupe fica na Av. Brasil, 22.155 – Guadalupe

O essencial é invisível aos olhos

 (Reprodução/Reprodução)

A galeria 1 da Caixa Cultural abriga uma floresta encantada. Idealizada pela dupla VJ Suave, formada pelos artistas audiovisuais Ygor Marotta e Ceci Soloaga, a instalação interativa O Essencial É Invisível aos Olhos mistura realidade virtual e animação em 3D, com o objetivo de apresentar ao espectador novas formas de olhar. Munido de óculos especiais, cada visitante poderá se relacionar como quiser com o cenário virtual, pegando objetos e interagindo com os personagens que encontrar pelo caminho (como o índio na foto acima).

Rua Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 9h às 12h e 13h às 21h. Grátis. Até 15 de outubro.

Orquestra Violões

Neste sábado (30), a Orquestra Violões vai tomar conta do centenário Forte de Copacabana com show gratuito de MPB e a presença de participantes do The Voice Kids. Clássicos como Azul da Cor do Mar, de Tim Maia e Fascinação, de Elis Regina, prometem embalar o público. Estão confirmados os cantores Biel Gava, Daniel Henrique, Felipe Adetokunbo, Julia Ferreira, Vicky Valentim e Vitória Lopes.

Forte de Copacabana – Praça Coronel Eugênio Franco, 1 Posto 6 – Copacabana. Sábado (30), às 18h. Gratis. 

Um Mar de Aventuras

 (CIA Teatro de Bolso/Divulgação)

Encerrando a programação cultural infantil do mês de setembro, o Américas Shopping recebe no sábado, 30, a peça “Um Mar de Aventuras’. A atração é encenada pela Cia Teatro De Bolso. A entrada é gratuita e o espetáculo começa às 17h.

No enredo, a filha do chefe de uma tribo de Motunui é escolhida pelo oceano para salvar o seu povo. Diante disso, a personagem parte em busca de Maui, um semideus lendário, para convencê-lo a restaurar o coração de Te Fiti. Os personagens dessa história enfrentarão os maiores perigos até encontrarem Te Ka, um monstro terrível. O que será que vai acontecer com eles? Muito suspense, aventura e diversão aguardam pelos pequenos.

Américas Shopping fica na  Av. das Américas, 15.500 – Recreio (esq. com Benvindo de Novaes)

Rio Design Barra

Em comemoração ao Dia Das Crianças, o Rio Design Barra oferecerá uma programação de atividades para os pequenos e seus pais. No sábado (30), às 17h, Cynthia Howlett abre a programação com um bate-papo na Praça Central do empreendimento sobre a alimentação na infância. No domingo (1°), também às 17h, o Abbraccio realizará uma oficina de culinária para as crianças no mesmo local. A oficina também acontecerá nos dias 8 e 14 de outubro.

Já no dia 12 de outubro, a Reserva Mini oferecerá uma oficina com Gabriela Kapim, onde a apresentadora ensinará a preparar um sanduíche colorido, com todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável. Paralelamente à programação gastronômica, em todos os fins de semana, das 16h às 20h, haverá ioga infantil, oficina de mandala, oficina de música, oficina de origamis e contação de histórias com a escritora e professora de ioga Cris Motta.

Avenida das Américas, 7777 – Barra. De sábado (30) a 15 de outubro. Grátis. 

Xico Chaves

 (Xico Chaves/Divulgação)

Nova representante do artista no Brasil, a Galeria Movimento Arte Contemporânea apresenta uma individual do mineiro Francisco de Assis Chaves Bastos, mais conhecido como Xico Chaves, com trabalhos recentes e marcantes de sua trajetória. A mostra solotranscrição passeia por várias fases do artista, dos famosos poemas visuais da década de 70 ao inédito site specific Anexo Vitrine Política/Fora do Ar. Também é novidade a série de pinturas realizadas com pigmentos retirados dos sedimentos de escavações em minas de ferro do interior de Minas Gerais, a exemplo de Matéria 1 (foto).

Galeria Movimento. Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Segunda a sexta, 11h às 19h30; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até o dia 30. 
As Monstrinhas High

 (Teatrinho no Pátio/Divulgação)

No sábado (30/09), o Shopping Pátio Alcântara apresenta a peça infantil ‘As Monstrinhas High’, a partir das 16h30. O evento é gratuito, será realizado na Praça de Alimentação e faz parte da programação ‘Teatrinho no Pátio’.

 As Monstrinhas High são as bruxinhas mais famosas dos desenhos animados. Na montagem, há um apanhado de músicas da série, onde os bailarinos dão vida aos personagens encantadores e apaixonantes. A peça terá muita interatividade e alegria para toda a criançada.

Shopping Pátio Alcântara – Praça Carlos Gianelli, s/nº, Alcântara – São Gonçalo

O Patinho Feio

No sábado,30 de setembro, a literatura volta a ser a atração principal. E, mais do que ler, os participantes vãoconfeccionar livros infantis. Além de motivar o interesse dos pequenos, a atividade busca despertar a imaginação e criatividade através da criação e customização de seus livrinhos de histórias.

Para o domingo,1º de outubro, a atração escolhida foi“O Patinho Feio”, e todos poderão acompanhar a história da Mamãe Pata, que dá a luz a vários filhotinhos fofinhos e amarelinhos. Porém, um deles nasceu diferente do resto e foi nomeado de Patinho Feio. As pessoas riam dele por ser cinza e sempre estar deslocado. Um dia, o Patinho resolveu fugir e procurar um lugar onde se encaixasse melhor.

Shopping Via Brasil – Avenida Itapera 500 – Irajá

 

Duathlon Indoor

Em comemoração ao seu aniversário de dois anos, a Academia PURI, no Jardim Botânico, promove um aulão gratuito e aberto ao público de Duathlon Indoor, neste sábado (30), às 10h. Os interessados participam de treinos da modalidade que reúne ciclismo e corrida em um espaço fechado. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na recepção da academia ou através do telefone 3088-7001.

Academia Puri – Rua Jardim Botânico, 224, Jardim Botânico

Um Olhar sobre o Retiro

 (Aline Ferraz/Divulgação)

Para festejar os 99 anos do Retiro dos Artistas – espaço assistencial de convivência destinado aos profissionais que trabalharam com entretenimento e moram no lar, o Center Shopping Rio, em Jacarepaguá, promove a exposição fotográfica ‘Um Olhar sobre o Retiro’, até 30 de setembro. O evento terá entrada gratuita e ficará instalado no Center Cultural (3º piso), de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h. No espaço, estarão expostas cerca de 20 imagens de moradores do Retiro dos Artistas, localizado no bairro de Jacarepaguá, registradas pela fotógrafa Aline Ferraz. A mostra procura evidenciar, junto aos visitantes, atores, artistas plásticos e profissionais do entretenimento, como camareiros, iluminadores, produtores, entre outros, que, em um dado momento de suas vidas, fizeram parte da cena artística brasileira.

Center Shopping Rio – Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro/ RJ. Tel.: (21) 3312-5000

Outras Ideias

Um arranjo de flores no espaço: obra de Makoto Azuma

Um arranjo de flores no espaço: obra de Makoto Azuma (Makoto Azuma/Divulgação)

Com a mostra Outras Ideias, o curador Marcello Dantas propõe um diálogo entre os originais trabalhos de Daniel Arsham e Makoto Azuma. Ao ar livre, um jardim zen do americano Arsham e uma mandala de flores de seu colega japonês Azuma ficarão ao lado do antigo Porcão. No Oi Futuro, o público vai encontrar esculturas e pinturas, além de um vídeo sobre o audacioso projeto de Azuma: ele envia plantas para o espaço (foto). Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 5 de novembro.

Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo

Anita Schwartz Galeria de Arte

 (Eduardo Ortega/Divulgação)

Técnica de pintura que remonta à Antiguidade, a encáustica consiste no aquecimento da mistura de pigmentos com cera de abelha, o que produz um efeito translúcido. Adotado por Nuno Ramos, o método destacou-se na carreira do artista na década de 80 e norteia sua produção recente, que será apresentada a partir de terça (5) na Anita Schwartz Galeria de Arte. A exposição Grito e Paisagem reúne cinco pinturas de grandes dimensões. Produzidas ainda com materiais como vaselina, plástico e metais, as peças pesam cerca de 300 quilos. Anita Schwartz Galeria de Arte.

Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 11 de novembro. 

Marcos Veloso

Ao deixar de lado os contrastes entre tonalidades intensas e suaves, norte de sua produção nas duas últimas décadas, o artista plástico carioca desenvolve uma nova linguagem na mostra anoitecer, amanhecer: desalerta. Através de linhas amarelas sobre um fundo branco, como é possível observar na obra Na Entrada da Estação, os 22 desenhos expostos desenvolvem reflexões a respeito de opressão tecnológica e sensibilidade humana.

Mercedes Viegas Arte Contemporânea. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h. Grátis. Até 1º de novembro. A partir de sexta (29).

Aceita?

 (Marré de si/Divulgação)

O Marré de Si, espaço gastronômico cultural no Catete, completa um ano de funcionamento em outubro e para celebrar oferece peça gratuita. De 1° a 29 de outubro, aos sábados e domingos, o grupo Uma Certa Companhia apresenta o espetáculo “Aceita?”, às 12h. A encenação acontece em torno de uma mesa provocativa e convidativa, onde os atores perguntam se o espectador aceita alguns convites como: “Aceita se sentar à mesa conosco?”, “Aceita uma água?”. Uma sequência de propostas e convites a reflexão e questionamentos do cotidiano. O público é parte fundamental e divide o protagonismo da performance com o elenco, compartilhando sabores, pensamentos e sorrisos.

Marré de Si – Rua Pedro Américo 270 e 276, Catete.

São os Jorges

Amigos de longa data, os mineiros Jorge Fonseca e Jorge Duarte unem forças e, por meio de suas criações, analisam de forma crítica aspectos da sociedade. Em variados suportes, as 35 obras expostas também resgatam a trajetória dos dois. Representante da Geração 80, Duarte apresenta pinturas sobre ferro, tela, vidro e madeira com um toque político, às vezes temperado por humor, como na divertida Ode ao Alfacismo (foto). Fonseca, vencedor do Prêmio Pipa 2017, explora objetos de uso cotidiano e exibe experiências, como um bordado em madeira.

Canvas Galeria de Arte. Avenida Atlântica, 4240 (loja 337 do Shopping Cassino Atlântico), Copacabana. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 13 de outubro. A partir de quarta (27). 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s