Confira 39 atrações gratuitas para curtir este fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições e outras atrações

Classic Cars

 (Alber Moraes/Divulgação)

O VillageMall proporciona ao público um incrível passeio na história através de autênticas relíquias automobilísticas. Começa a segunda edição do Village Classic Cars, exposição com carros que marcaram época no século passado. No total, 130 automóveis poderão ser apreciados pelo público – quase todos inéditos. Além disso, será a primeira vez que o Village Classic Cars contará com pedal cars e dez motocicletas.

Village Mall – Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca

Outras Ideias

 (Filipe Berndt/Divulgação)

Dois artistas que abordam marcas da passagem do tempo dividem a mostra Outras Ideias, em cartaz no Oi Futuro. O japonês Makoto Azuma exibe uma escultura botânica: dentro de um espaço envidraçado, flores vêm, desde a abertura, em 12 de setembro, apodrecendo diante do público. Vídeos curtos (duração providencial, já que o cheiro do recinto é duro de aguentar) apresentam outros projetos inusitados de Azuma, como as incríveis árvores bonsai que ele envia para o local. Daniel Arsham, americano, é o autor de obras destruídas, de tons monocromáticos, representações de ruínas curiosas como Telefone Público (foto). Perto dali, no Aterro, na altura do antigo restaurante Porcão, ele também construiu um jardim zen, ambiente instigante em que objetos do cotidiano aparecem petrificados. Ao lado, um tapete de flores instalado por Azuma já secou e virou, digamos, point da cachorrada. Faz parte do conceito, ao que tudo indica. 

Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 5 de novembro.

“Você vê os pássaros? Sempre quis que vocâ visse os pássaros daqui!”

 (Rafael Alves/Divulgação)

Como Waly Salomão (1943-2003), seu pai, Omar Salomão enveredou pela poesia. O lirismo do herdeiro se manifesta tanto nos versos de livros como Pequenos Reparos,recém-lançado pela Editora Record, quanto em exposições, a exemplo de Você Vê os Pássaros? Sempre Quis que Você Visse os Pássaros Daqui. Na galeria Silvia Cintra + Box 4, a individual traz um conjunto inédito de telas, esculturas, cadernos de desenhos e fotos marcados por trechos de poesias. Cores fluorescentes sobressaem na série Lance, em que Salomão joga dados sobre compensados de madeira e pinta as marcas produzidas de forma aleatória (foto)

Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 18 de novembro.

Ficcionalização do Real e Autoficção

 (Lauro Borges/Divulgação)

Em cartaz na Caixa Cultural com a comédia musical Primavera Leste, o diretor curitibano Dimis Jean Sores ministra a oficina Ficcionalização do Real e Autoficção. A proposta consiste em colocar o participante na figura de autor, tendo como material bruto de trabalho suas ideias e experiências para, desta forma, alçar a esfera biográfica ao nível de dramaturgia cênica e corporal. A oficina é indicada para atores, performer, artistas e interessados em geral, com idade acima dos 18 anos. Basta enviar um e-mail para oficinaminhanossarj@gmail.com sinalizando interesse em participar e aguardar o retorno da produção.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Sábado (21), 14h. Grátis.

Dia da Cidadania

médico saúde

Oferecendo serviços gratuitos de saúde, cultura e lazer, a 20ª edição do Dia da Cidadania acontece neste sábado (21), da 9 às 15h, na praça da estação do metrô Estácio, no bairro Cidade Nova. Com mais de 40 tendas, o evento disponibilizará consultas e orientação médica em diversas áreas, como cardiologia, geriatria e dermatologia. Acesse para saber mais.

Vamos Comer

 (Luiz Ludwig/Divulgação)

Marco do modernismo, o Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, lançado em 1928, foi resgatado como um dos ingredientes do tropicalismo há cinquenta anos e, agora, inspira a mostra Vamos Comer. No Espaço Cultural BNDES, a exposição celebra o movimento de Cae­tano, Gil e outros bambas com obras que unem tecnologia e arte. Visitantes vão usar roupas com sensores de movimento que interferem na iluminação de uma das obras, criar colagens e cartazes virtuais (foto) ou desenvolver, através de palmas, peças sonoras inspiradas em músicas. 

Espaço Cultural BNDES. Avenida Chile, 100, Centro. Segunda a sexta, 10h às 19h. Grátis. Até 1º de dezembro. 

Carioca Beer Festival

 (Carioca Beer Festival/Divulgação)

Até domingo (22), o Carioca Shopping, na Vila da Penha, recebe a edição especial Oktoberfest do Carioca Beer Festival. O evento terá diversos beer trucks de cervejas especiais, food trucks tradicionais e de comidas típicas, além de um karaokê organizado pelo Santokê. Confira aqui todas as atrações.

Carioca Shopping (estacionamento descoberto) – Av. Meriti, em frente à torre comercial do Carioca Offices. Av. Vicente de Carvalho, 909, Vila da Penha. Entrada Grátis.

Festival AgroSerra

 (AgroSerra/)

Festival AgroSerra chega a Niterói neste fim de semana trazendo mais de 50 produtores e empreendedores de verduras e legumes orgânicos, cervejas e cachaças artesanais, doces, compotas e conservas. Sucesso na Região Serrana, onde levou mais de 12 mil pessoas nas edições Palácio de Cristal e Vila do Secretário, ambas em Petrópolis, o evento acontecerá pela primeira vez no Campo de São Bento, em Icaraí, neste sábado (21) e domingo (22), das 9h às 21h. Confira a programação aqui.

Festival AgroSerra – Campo de São Bento. Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n – Icaraí, Niterói. Grátis. Sábado (21) e domingo (22), a partir das 19h.

Música – Batuque da BOA

 (Felipe Panfili​/Divulgação)

Parque Madureira receberá a maior roda de samba no planeta neste sábado (21). Promovido pela cerveja Antarctica, o evento Batuque da BOA espera receber 5 mil pessoas na festa que contará com a presença das velhas guardas de Império Serrano, Mangueira e Portela, além de shows gratuitos do Fundo de Quintal, Martnália, Sandra de Sá e outros artistas a partir das 13h. Acesse para ver a programação completa e novidades do evento.

R. Parque Madureira, s/n – Madureira. Sábado (21), a partir das 13h. Entrada grátis.

Américas Shopping

 (Divulgação/Divulgação)

No mês dedicado à luta contra o câncer de mama, a Livraria Leitura do Américas Shopping apoia a campanha Outubro Rosa e promove neste sábado (21), às 18h, um bate papo com a escritora Anna Barreto, autora do livro “Encontrando a Alegria em meio a dor”, obra que relata sua experiência com o câncer de mama. A entrada é gratuita, com vagas limitadas.

Américas Shopping – Av. das Américas, 15.500 – Recreio dos Bandeirantes

Acesso Literário

 (São Gonçalo Shopping/Divulgação)

O São Gonçalo  Shopping vai ter um dia dedicado à literatura neste sábado (21). A programação do Acesso Literário começa de manhã, voltada para as crianças, e continua até a noite, com atividades para toda a família. As atrações são gratuitas e acontecem no espaço em frente à loja Ricardo Eletro, no 2º piso. Vão ocorrer sorteios de livros. As crianças serão recebidas das 10h às 12h. No Espaço Infantil, será realizada oficina criativa com Neide Graça e contação de histórias com Silvana Cândido. À tarde, a Diversidade Cultural será o tema, com atrações das 14h às 19h. Na programação estão inclusas performance com o Grupo Núcleo 7.0; bate papo cultural com Karine Aragão e Lenilson Ferreira;  freestyle literário com MC Chicão e rodas de conversa com Lia Vieira e seus convidados. A partir das 19h30, com a valorização da expressão cultural, haverá Sarau do Corujão com João Luiz de Souza e recital de poesias com vários autores, além de microfone aberto para artistas.

São Gonçalo Shopping – Av. São Gonçalo, 100 (Rodovia Niterói – Manilha, Km 8,5) – Boa Vista – São Gonçalo

Erwin Wurm – O Corpo é a Casa

 (CAROL QUINTANILHA/Divulgação)

Erwin Wurm cria obras em que, com humor, critica padrões de consumo e o culto à beleza. O prestigiado artista austríaco, neste ano em sua quarta participação na Bienal de Veneza, reúne no Rio, pela primeira vez, vídeos, instalações e outros trabalhos na mostra Erwin Wurm — O Corpo É a Casa. No acervo, sobressaem esculturas corpulentas, a exemplo de Adorno como Oliver Hardy em The Bohemian Girl e o Fardo do Desespero (foto) e Casa Gorda, que pesa cerca de 2 toneladas. Nas comemorações de seu 28º aniversário, o CCBB ficará aberto durante 48 horas a partir da manhã de quarta (11), dia da abertura da exposição.

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 8 de janeiro.

O Reizinho Mandão

O espetáculo infantil inspira-se na obra da escritora Ruth Rocha em um projeto marcado pela inclusão social: o elenco traz atores portadores de síndrome de Down. Roberto Lage assina a direção (75min). Rec. a partir de 5 anos.

Teatro Carlos Gomes. Praça Tiradentes, s/nº, Centro. Sábado e domingo, 15h. Grátis. Até o dia 22. Estreia no sábado (14). 

VillageMall

Com curiosidades sobre animais, corpo humano e sistema solar, a exposição sensorial Acredite, é verdade!, do Nat Geo Kids, acontece no shopping Village Mal até o dia 25 de outubro. Com uma proposta lúdica e interativa, a mostra gratuita desenvolvida pelo canal promete aliar diversão com informação para pais e crianças.

Durante a exposição será possível sentir o frio e o calor das estrelas, comprovar que a audição das crianças é mais sensível que os adultos, evidenciar seu próprio coração batendo e provando que ele poderia bombear e encher diariamente 40 banheiras, mostrar que um elefante bebe o equivalente a 800 copos de água por dia, calcular a quantidade de peso que você poderia carregar caso você fosse uma formiga humana.

VillageMall – Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca. Átrio Américas, piso L1. Grátis

Casa & Gourmet Shopping

O mês de outubro será de muita alegria e diversão no Casa & Gourmet, shopping de gastronomia e decoração que vem se tornando polo de entretenimento infantil diferenciado na zona sul carioca.

Todos os sábados, das 15 ás 18 horas, o empreendimento oferece atividades infantis gratuitas. No mês de outubro não será diferente, as atrações serão realizadas pelo Grupo Violudico, pela Anifesta e pela Beart Cultural. Todos trabalham com atividades de arte, musicadas e lúdicas, acompanhadas por músicos e arte-educadores.

Casa & Gourmet Shopping – Rua General Severiano, 97, Botafogo

Feito Poeira ao Vento

 (Bruno Veiga/Divulgação)

Não por acaso, a mostra em cartaz no Museu de Arte do Rio abriu as portas no Dia Mundial da Fotografia: 19 de agosto. Um recorte do acervo próprio levou à exibição de 250 registros de 112 autores, imagens que inspiram uma viagem do século XIX aos dias de hoje. Montada em todo o 1º andar do prédio, a exposição aborda temas variados, mas une nomes de épocas distintas em diálogos instigantes — é o que sugere, por exemplo, a aproximação entre a série suburbana de Bruno Veiga (foto) e os flagrantes cariocas do francês Pierre Verger (1902-1996). Obras de Adriana Varejão e Rogério Reis, provavelmente já vistas pelo público em outras ocasiões, completam o agradável passeio. 

MAR. Praça Mauá, 5, Centro. Terça a domingo, 10h às 17h. R$ 20,00. Grátis às terças. Até 1º de julho de 2018.

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão

 (Marcio Vasconcelos/Divulgação)

Inspiradas por grandes celebrações folclóricas (como o bumba meu boi, do Maranhão, ou o maracatu rural, de Pernambuco), obras de artesãos de todo o país foram selecionadas para a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão. No Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), a mostra apresenta objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais espalhados por nove ambientes. Os destaques incluem um conjunto de pequenas esculturas assinadas por Vitalino Pereira dos Santos, o renomado Mestre Vitalino (1909-1963) — entre elas Casamento a Cavalo.

Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 28 de outubro. Confira aqui a programação completa.

Museu Histórico Nacional

Durante obras do metrô, tesouros arqueológicos foram encontrados no sítio do antigo Matadouro Público de São Cristóvão. Esse material inspira a exposição interativa Achados da Leopoldina: Arqueologia Urbana na Era Digital. Técnicas como holograma, realidade aumentada e impressão 3D foram usadas para retratar as peças, organizadas em seis coleções. A seção Higiene, Beleza e Perfumaria traz uma escova de dentes do século XIX (foto) com cabo de marfim e a inscrição “S M l’Empereur du Bresil” (Sua Majestade, o Imperador do Brasil). 

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado e domingo, 13h às 17h. R$ 10,00. Grátis aos domingos. Até 5 de novembro. 

J.Carlos: Originais

Quase 300 originais de José Carlos de Brito e Cunha, o grande desenhista J. Carlos (1884-1950), guiam o passeio pela história da primeira metade do século XX.

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro.

Espelho d’Água
Luiz Braga: retratos de cenas e personagens da cultura amazônica

Luiz Braga: retratos de cenas e personagens da cultura amazônica (Luiz Braga/Divulgação)

Conhecido pela produção de belas imagens carregadas de luz e cor, o paraense Luiz Braga apresenta ao público inéditos em preto e branco. São trinta fotografias, de tamanhos variados, feitas desde 1980. A mostra, impregnada de elementos da cultura amazônica, marca a inauguração da nova sede da Galeria da Gávea.

Rua Marquês de São Vicente, 432, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h. Grátis. Até 17 de novembro.

ÓRISÁ: Quando o Mito Veste o Corpo

Gilberto Gil: em pose de orixá

Gilberto Gil: em pose de orixá (Daryan Dornelles e Stefano Martini/Divulgação)

Zezé Motta, João Donato e Gilberto Gil (foto) foram alguns nomes convidados por Margo Margot para, representando os principais deuses da religião iorubá, jogar luz sobre a mitologia africana. O trabalho, registrado pelos fotógrafos Daryan Dornelles e Stefano Martini, é apresentado na mostra.

Centro Cultural da Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 5 de novembro.

Natureza Concreta

Curador da mostra, o professor de história da arte Mauro Trindade reuniu 94 imagens que exploram a relação do homem com a natureza. A variada coleção inclui pacientes psiquiátricos fotografados por Hugo Denizard, uma série inédita de Alexandre Sant’Anna (foto), dedicada à Amazônia, e provocações de Claudia Jaguaribe em torno do conceito de paisagem natural.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 12 de novembro.

Casa França-Brasil
 

  (Claude Viallat/Divulgação)

Representante do movimento de arte conceitual francesa conhecido como support/surface — que, surgido em 1969, questionava a pintura tradicional —, Claude Viallat apresenta a exposição Cor a Perder de Vista na Casa França-Brasil. Apoiada pelo Consulado da França, a mostra com 43 obras cobre cinco décadas de trajetória do artista, da efervescência dos anos 60 à fase decorativa que predomina nos dias de hoje. Vela (foto) é da produção mais recente.

Casa França Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro. 

Outras Ideias

Um arranjo de flores no espaço: obra de Makoto Azuma

Um arranjo de flores no espaço: obra de Makoto Azuma (Makoto Azuma/Divulgação)

Com a mostra Outras Ideias, o curador Marcello Dantas propõe um diálogo entre os originais trabalhos de Daniel Arsham e Makoto Azuma. Ao ar livre, um jardim zen do americano Arsham e uma mandala de flores de seu colega japonês Azuma ficarão ao lado do antigo Porcão. No Oi Futuro, o público vai encontrar esculturas e pinturas, além de um vídeo sobre o audacioso projeto de Azuma: ele envia plantas para o espaço (foto). Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 5 de novembro.

Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo

Anita Schwartz Galeria de Arte

 (Eduardo Ortega/Divulgação)

Técnica de pintura que remonta à Antiguidade, a encáustica consiste no aquecimento da mistura de pigmentos com cera de abelha, o que produz um efeito translúcido. Adotado por Nuno Ramos, o método destacou-se na carreira do artista na década de 80 e norteia sua produção recente, que será apresentada a partir de terça (5) na Anita Schwartz Galeria de Arte. A exposição Grito e Paisagem reúne cinco pinturas de grandes dimensões. Produzidas ainda com materiais como vaselina, plástico e metais, as peças pesam cerca de 300 quilos. Anita Schwartz Galeria de Arte.

Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 11 de novembro. 

Marcos Veloso

Ao deixar de lado os contrastes entre tonalidades intensas e suaves, norte de sua produção nas duas últimas décadas, o artista plástico carioca desenvolve uma nova linguagem na mostra anoitecer, amanhecer: desalerta. Através de linhas amarelas sobre um fundo branco, como é possível observar na obra Na Entrada da Estação, os 22 desenhos expostos desenvolvem reflexões a respeito de opressão tecnológica e sensibilidade humana.

Mercedes Viegas Arte Contemporânea. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h. Grátis. Até 1º de novembro. 

Aceita?

 (Marré de si/Divulgação)

O Marré de Si, espaço gastronômico cultural no Catete, completa um ano de funcionamento em outubro e para celebrar oferece peça gratuita. De 1° a 29 de outubro, aos sábados e domingos, o grupo Uma Certa Companhia apresenta o espetáculo “Aceita?”, às 12h. A encenação acontece em torno de uma mesa provocativa e convidativa, onde os atores perguntam se o espectador aceita alguns convites como: “Aceita se sentar à mesa conosco?”, “Aceita uma água?”. Uma sequência de propostas e convites a reflexão e questionamentos do cotidiano. O público é parte fundamental e divide o protagonismo da performance com o elenco, compartilhando sabores, pensamentos e sorrisos.

Marré de Si – Rua Pedro Américo 270 e 276, Catete.

O Príncipe do Tapete Voador

 (West Shopping/Divulgação)

O West Shopping apresenta, neste domingo (22/10), o teatro infantil ‘O Príncipe do Tapete Voador’. Se permita voar com esse grande clássico da animação, repleto de aventuras e encantos. A atração faz parte da programação ‘West Shopping Kids’ – projeto mensal do empreendimento voltado para eventos gratuitos infantis. Jasmine é uma princesa que não queria se casar por obrigação. Por conta disso, foge do palácio e conhece um rapaz chamado Alladin. Ao esfregar uma lâmpada misteriosa, ele conhece um Gênio e descobre que poderá realizar três desejos. Alladin, então, decide se tornar um príncipe para conquistar o coração da bela princesa. Será que ele conseguirá? A peça tem produção da Cia Teatro de Bolso e será encenada no 2º piso do Shopping, próximo à loja Polishop, a partir das 17h.

West Shopping – Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande

Patrulha Canina

Neste sábado, dia 21 de outubro, o Pátio Alcântara promove a peça Patrulha Canina, a partir das 16h30.  O evento é gratuito, será realizado na Praça de Alimentação e faz parte da programação ‘Teatrinho no Pátio’. ‘Patrulha Canina’ é uma série de ação e aventura estrelada por seis filhotes heroicos, liderados por um menino de dez anos de idade, chamado Ryder. Com uma mistura única de habilidades para resolver diversos problemas, sempre com muito bom humor, a patrulha trabalha em missões arriscadas de resgate para proteger a comunidade. No show, os cachorrinhos mais queridos da TV ganham vida no palco e passam por muitas aventuras, ao som de músicas alegres e divertidas.

Shopping Pátio Alcântara – Praça Carlos Gianelli, s/nº, Alcântara

A dupla de insetos

 (A Dupla de Insetos/Divulgação)

No dia 22 de outubro, domingo, o Shopping Bay Market recebe a peça infantil ´A dupla de insetos’, a partir das 15h. O evento é gratuito e será realizado na Praça de Alimentação. A Cigarra é uma jovem adulta que só quer saber de levar a vida fazendo o que gosta e o que bem entende. Vive a cantar sem se preocupar com mais nada. A dona Formiga, é uma adulta que veio de família humilde, e por isso for acostumada desde pequeno a trabalhar duro para no futuro colher os frutos do seu árduo esforço. A Cigarra e a Formiga” é baseado no clássico de La Fontaine, que mostra qual a verdadeira importância da amizade e solidariedade.

Shopping Bay Market – Av. Visconde do Rio Branco, 360.

Guadalupe Fight Combat de Kickboxing

 (Shopping Jardim Guadalupe/Divulgação)

Os apaixonados por artes marciais terão mais uma opção de lazer neste final de semana. No próximo sábado, 21 de outubro, a partir das 10h, o Shopping Jardim Guadalupe sedia o “Guadalupe Fight Combat de Kickboxing”, na Praça Principal, localizada no 1º piso. A entrada é gratuita. O evento acontece das 10h às 18h. Em seguida, acontece a competição profissional WRK 19 Guadalupe Fight de Kickboxing, das 18h às 22h. Os participantes do primeiro campeonato são alunos do projeto social Blindando Vidas, realizado no empreendimento, onde são promovidas aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens da região.

Shopping Jardim Guadalupe – Av. Brasil, 22.155 – Guadalupe

O Rei Leão

 (Center Shopping Rio/Divulgação)

Neste domingo (22/10), o Center Shopping Rio apresenta a emocionante peça infantil ‘O Rei Leão’, baseada em um clássico do cinema. A atração faz parte da programação ‘Teatrinho no Center’ – projeto mensal do empreendimento voltado para eventos gratuitos infantis.

Center Shopping Rio – Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá

Temporada Gourmet

 (Divulgação/Divulgação)

Esta é a última semana do Temporada Gourmet no Shopping Tijuca, o maior evento de gastronomia da Tijuca. E para fechar a programação com chave de ouro, o shopping receberá, até a sábado, os tradicionais workshops com os chefs dos restaurantes, e no domingo, a última aula-show com o convidado especial, Leo Young. Ele sobe ao palco às 19h e prepara ao vivo um Bouef Bourguignon com aspargos salteados e arroz de jasmim.

Shopping Tijuca, piso L0 – Av. Maracanã, 987 – Tijuca.

Clubinho do Shopping Tijuca

 (Mágico Rogê/Divulgação)

O Clubinho do Shopping Tijuca deste domingo, dia 22 de outubro, traz muita magia para entreter a criançada. A atração é inédita e irá encantar a todos: o Mágico Rogê. Com mais de 10 anos de experiência, ele irá animar o público com truques de mágica e ventríloquo em um show muito bacana e educativo. O Clubinho é uma programação gratuita, que acontece sempre aos domingos, às 15h, no Espaço Tijuca Play, no Shopping Tijuca.

Shopping Tijuca, piso L0 – Av. Maracanã, 987 – Tijuca.

Cine Ticket Cultura

 (Cine Ticket Cultura/Divulgação)

A carreta do Cine Ticket Cultura chega na cidade de Niterói. Com objetivo de democratizar o acesso à cultura e entretenimento para o projeto é uma iniciativa da Ticket, empresa pioneira no setor de benefícios de refeição e alimentação, em parceria com a rede de cinemas Kinoplex. Os ingressos podem ser reservados no site. O Cine Ticket Cultura estará na cidade entre os dias 17 e 21 de outubro. Por meio da carreta personalizada e equipada com uma tela de reprodução, grandes sucessos de bilheteria do último ano serão exibidos com direito a pipoca e bebida gratuita. Dentre os quatro títulos nacionais e seis grandes sucessos de bilheteria estão: Sete Homens e um Destino, Pets – A vida secreta dos animais, O Bom gigante Amigo e Os Penetras.

Animeight

 (Animeight/Divulgação)

Com a proposta de apresentar e dar visibilidade à um novo conceito de diversão, por meio de áreas multitemáticas de entretenimento e cultura, o Animeight inaugura seu espaço no 1º piso do Via Brasil Shopping com programação gratuita de de 20 a 31 de outubro. Disseminando diversidade, qualidade e tornando pública à comunidade local e circunvizinhas a promoção de um evento de cultura geek na região, na qual as atividades e atrações serão distribuídas em diferentes áreas temáticas, promovendo a integração e a interatividade entre distintas atividades e atrações mesmo que ocorram de maneira simultânea.

Via Brasil Shopping – Avenida Itapera 500 – Irajá.

MAR em Cena 

Museu de Arte do Rio MAR

O Museu de Arte do Rio apresenta o projeto MAR em Cena apresenta espetáculos teatrais dentro do ambiente expositivo. Com curadoria do ator Julio Adrião, que também se apresentará ao longo do mês com o premiado monólogo A Descoberta das Américas, a primeira edição abriu com a catártica peça Pequenos e Grandes Gestos de Despedida, estrelada por Georgiana Góes. Ainda estão previstas apresentações de A Mulher Ideal, com Lorena da Silva, no dia 8 de novembro; e Inutilezas, com Bianca Ramoneda e Gabriel Braga Nunes, 22 de novembro. Ao final de cada apresentação acontecerá na própria sala um bate-papo entre o público e os atores.

Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, 5 – Centro

Precisamos Falar do Assédio

O Coletivo Não é Não, junto a Perestroika RIO, convida para a exibição do filme Precisamos Falar do Assédio: Na semana da mulher, de 7 a 14 de março de 2016, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro. O documentário traz uma amostra significativa de depoimentos de mulheres vítimas de assédio, além de mostrar uma parte importante do processo de filmagens: como as mulheres se sentiam ao contar seus casos? Nos depoimentos puros, sem qualquer tipo de interlocução ou entrevista, acompanhamos um desabafo, um momento íntimo ou a oportunidade de falarem daquilo pela primeira vez. Nas trocas com as meninas da equipe antes e depois dos depoimentos, permitiremos que o espectador entre em contato com uma reflexão da depoente sobre sua própria história, e às vezes sobre o próprio projeto.

Perestroika Rio – R. Martins Ferreira, 12 – Botafogo, Rio de Janeiro

Veja também

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s