Continua após publicidade

Guignard dialoga com outros artistas no MAR

Pontos de contato com a xilogravura oriental são explorados na mostra

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 12h34 - Publicado em 20 nov 2014, 11h25

 

Arte milenar surgida na China e popularizada no Japão nos séculos XVII e XVIII, a xilogravura oriental produziu reflexos sobre a criação de diversos pintores do Ocidente, caso de Monet e Van Gogh. No Brasil, um dos impactados por aquela técnica foi Alberto da Veiga Guignard (1896-1962). Fluminense de Nova Friburgo, ele incorporou tais influências em suas conhecidas paisagens, notadamente aquelas de Minas Gerais, estado em que se radicou. Esta relação está na base de Guignard e o Oriente, entre o Rio e Minas, exposição que o Museu de Arte do Rio inaugura na terça (11). A seleção inclui 101 obras de Guignard e outras 106 que dialogam com aquelas — de xilogravuras japonesas a trabalhos de estética algo oriental produzidos por artistas contemporâneos, como Adriana Varejão. À parte a inspiração do Oriente, também há esculturas barrocas e paisagens que se comunicam com as obras de Guignard. Museu de Arte do Rio.

Praça Mauá, 5, Zona Portuária, ☎ 3031-2741. → Terça, 10h às 19h; quarta a domingo, 10h às 17h. R$ 8,00. Grátis às terças. Meia-entrada para estudantes de escolas particulares e universitários. De quarta a domingo, grátis para alunos e professores da rede pública, crianças de até 5 anos e pessoas com mais de 60 anos. Até 26 de abril de 2015. A partir de terça (11).

+ Confira mais exposições em cartaz na cidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.