Como evitar que azia e dor de cabeça atrapalhem seu Carnaval

Os sintomas, muito comuns durante a folia, podem estar associados. Veja como se prevenir e curtir a festa

Carnaval é sinônimo de diversão para muitos brasileiros. São cinco dias de muitos blocos, desfiles, festas e trios elétricos em todos os cantos do país. No entanto, é normal acordar no dia seguinte e sentir que exagerou na folia. O que muita gente não sabe é que até mesmo uma dor de cabeça pode ser causada por problemas estomacais, seja por conta do álcool ou da alimentação desregrada.

“A dor de cabeça proveniente do estômago é mais comum após o consumo de determinados alimentos e bebidas, como chocolate, café, chás, refrigerantes e comidas picantes. Mas ficar sem comer por muito tempo também pode provocar a mesma dor”, explica Ana Santoro, gerente médica da GSK Brasil. O jejum prolongado provoca o acúmulo de ácido gástrico no estômago, o que causa refluxo, que irrita o esôfago.

Cuide dos hábitos durante a folia

Como fazer, então, para evitar que esse incômodo atrapalhe o Carnaval? O segredo de um dia seguinte sem esses sintomas pode estar em pequenas mudanças durante a folia, como evitar ficar longos períodos sem se alimentar e apostar em um café da manhã leve, rico em carboidratos e com muitas frutas. É importante beber bastante água, pois é comum ficar desidratado mais rapidamente em momentos de muito calor. Aposte em roupas leves para não provocar ainda mais calor do que o do ambiente e proteja-se do sol com filtro solar. Boas noites de sono também são essenciais para recarregar as energias e conseguir curtir a folia. Afinal, se sua noite foi boa, seu dia também tem que ser.

A dor apareceu? Procure a origem do problema

Se ainda assim a azia ou a dor de cabeça aparecerem, tente entender a origem do problema para tratá-lo de forma mais assertiva. “Geralmente, os sintomas gastrointestinais estão presentes antes e durante o aparecimento da dor de cabeça. Observar se a dor de cabeça começa junto ou após dos sintomas gastrointestinais é a grande dica para saber sua origem”, ressalta Ana.

Cuide dos sintomas

Antiácidos e analgésicos podem combater os sintomas. Há aqueles com efeito 2 em 1. “Muitas pessoas tomam analgésicos e continuam com a dor de cabeça, pois não percebem que há outro sintoma associado que precisa ser combatido”, explica Ana. Sonrisal*, por exemplo, é um medicamento antiácido e analgésico, que contém ácido acetilsalicílico, e combate azia e dor de cabeça ao mesmo tempo.

“É importante ter sempre em mente que qualquer sintoma que se torne persistente deve ser investigado e acompanhado por um médico. Vale mencionar ainda que o produto não é indicado em casos de suspeita de dengue”, esclarece Ana Santoro.

*SONRISAL. Bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido acetilsalicílico e ácido cítrico.

Indicações: azia, má digestão e dor de cabeça. MS 1.0107.0141. ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO EM CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s