Continua após publicidade

Como evitar que azia e dor de cabeça atrapalhem seu Carnaval

Os sintomas, muito comuns durante a folia, podem estar associados. Veja como se prevenir e curtir a festa

Por Abril Branded Content
Atualizado em 9 fev 2018, 16h42 - Publicado em 9 fev 2018, 16h35

Carnaval é sinônimo de diversão para muitos brasileiros. São cinco dias de muitos blocos, desfiles, festas e trios elétricos em todos os cantos do país. No entanto, é normal acordar no dia seguinte e sentir que exagerou na folia. O que muita gente não sabe é que até mesmo uma dor de cabeça pode ser causada por problemas estomacais, seja por conta do álcool ou da alimentação desregrada.

“A dor de cabeça proveniente do estômago é mais comum após o consumo de determinados alimentos e bebidas, como chocolate, café, chás, refrigerantes e comidas picantes. Mas ficar sem comer por muito tempo também pode provocar a mesma dor”, explica Ana Santoro, gerente médica da GSK Brasil. O jejum prolongado provoca o acúmulo de ácido gástrico no estômago, o que causa refluxo, que irrita o esôfago.

Cuide dos hábitos durante a folia

Como fazer, então, para evitar que esse incômodo atrapalhe o Carnaval? O segredo de um dia seguinte sem esses sintomas pode estar em pequenas mudanças durante a folia, como evitar ficar longos períodos sem se alimentar e apostar em um café da manhã leve, rico em carboidratos e com muitas frutas. É importante beber bastante água, pois é comum ficar desidratado mais rapidamente em momentos de muito calor. Aposte em roupas leves para não provocar ainda mais calor do que o do ambiente e proteja-se do sol com filtro solar. Boas noites de sono também são essenciais para recarregar as energias e conseguir curtir a folia. Afinal, se sua noite foi boa, seu dia também tem que ser.

A dor apareceu? Procure a origem do problema

Se ainda assim a azia ou a dor de cabeça aparecerem, tente entender a origem do problema para tratá-lo de forma mais assertiva. “Geralmente, os sintomas gastrointestinais estão presentes antes e durante o aparecimento da dor de cabeça. Observar se a dor de cabeça começa junto ou após dos sintomas gastrointestinais é a grande dica para saber sua origem”, ressalta Ana.

Cuide dos sintomas

Antiácidos e analgésicos podem combater os sintomas. Há aqueles com efeito 2 em 1. “Muitas pessoas tomam analgésicos e continuam com a dor de cabeça, pois não percebem que há outro sintoma associado que precisa ser combatido”, explica Ana. Sonrisal*, por exemplo, é um medicamento antiácido e analgésico, que contém ácido acetilsalicílico, e combate azia e dor de cabeça ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

“É importante ter sempre em mente que qualquer sintoma que se torne persistente deve ser investigado e acompanhado por um médico. Vale mencionar ainda que o produto não é indicado em casos de suspeita de dengue”, esclarece Ana Santoro.

*SONRISAL. Bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido acetilsalicílico e ácido cítrico.

Indicações: azia, má digestão e dor de cabeça. MS 1.0107.0141. ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO EM CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.