Coletiva A Arte do Rio chega à 17ª edição a partir de quinta (4)

Artistas apresentam pinturas, bordados e fotografias no Consulado Geral da Argentina

Com o objetivo de chamar a atenção para a produção artística local, a mostra itinerante A Arte do Rio chega à 17ª edição com o desafio de ampliar as fronteiras. Sob comando da curadora Celina Azeredo, idealizadora do projeto, a coletiva acontece uma vez por ano em diferentes centros culturais e galerias da cidade. Em 2017, o grupo formado pelos artistas Benjamin Rothstein, Dirce Fett, Gilda Goulart, José Maria Dias da Cruz, Marco Cavalcanti, Sérgio Ferreira, Solange Palatnik e Yolanda Freyre apresenta seus trabalhos a partir de quarta (4), às 19h, no Consulado Geral da Argentina, em Botafogo.

Dirce Fett pinta a fauna e flora brasileiras em cores fortes e brilhantes.  A artista gaúcha, que escolheu o Rio para viver há mais de 40 anos, faz uma homenagem à Cidade Maravilhosa inserindo imagens dos principais pontos turísticos em seus trabalhos. Com mais de 50 anos de trajetória no mundo das artes, Gilda Goulart se dedica à manipulação de fotografias e mostra a natureza alterada pelo homem em queimadas e desmatamentos.  A artista também apresenta novamente a impactante série Severina, em que conta, com bordado, a trágica história de uma imigrante argentina que veio tentar a sorte na Cidade Maravilhosa.

Já o renomado mestre na teoria da cor, com vários livros editados, José Maria Dias da Cruz mostra telas baseadas em uma profunda pesquisa de composição geométrica, que unem sincronicidade absoluta à rigidez das formas e à potência e vibração das cores; enquanto Marco Cavalcanti usa fotografias e design gráfico para especular situações e fenômenos que ocorrem dentro de computadores e em laboratórios e revelação analógica.

Sergio Ferreira aborda de forma teatral o humano-mundano em suas pinturas com figuras femininas. Solange Palatnik apresenta a série de bailarinas, em que utiliza técnicas próprias de relevos feitos com colheradas de tinta em grandes formatos. Em lona preparada com aplicações de ouro, Yolanda Freyre promove uma viagem à antigas crenças e civilizações.

Consulado Geral da Argentina. Praia de Botafogo, 228 (sobreloja), Botafogo. Segunda a sexta, 10h às 18h. Grátis. Até 25 de maio.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s