Continua após publicidade

Arte do picadeiro

De graça e ao ar livre, os grupos Circo Dux e Nopok exibem seus números no Museu da República

Por Bruna Talarico
Atualizado em 5 dez 2016, 15h03 - Publicado em 18 fev 2013, 20h24

Amplos e bem cuidados, os jardins do Palácio do Catete são destino certo para o passeio com os pequenos ? o programa termina invariavelmente entre os brinquedos do parquinho, na área vizinha à Praia do Flamengo. Há uma razão a mais para a visita ao endereço histórico no próximo fim de semana: participantes do projeto Circo no Jardim da República, as trupes do Circo Dux e do Coletivo Nopok levam as artes do picadeiro ao espaço.

Formado no Rio há sete anos pelo paulista Lucas Moreira e pelo gaúcho Fabricio Dorneles, egressos da Escola Nacional de Circo, o Dux é a atração prevista para o sábado (23). A trupe inspira-se na tradição de feiras e cabarés do século XIX para encenar Museu de Excentricidades, uma versão mais leve das bizarrices que conquistavam o público nas lonas de antigamente. Essa é a deixa para o desfile de números e personagens curiosos, a exemplo do fortão Átila, o Príncipe da Brutalidade, que arrebenta correntes de ferro, e dos irmãos gêmeos siameses Darius e Ygor ? craques do malabarismo e da palhaçada.

Também carioca, o Coletivo Nopok surgiu em 2007. Fernando Nicolini e Ernesto Poittevin são as estrelas de No Pocket ? Um Espetáculo para Todos os Bolsos, em que unem música ao vivo, dança e muito vigor físico na interpretação de gags e cenas cômicas. No domingo (24), diante do público, e sempre incentivando a participação das crianças, a dupla vai defender quadros de malabarismo, números de monociclo e acrobacia. Em um dos pontos altos, um dos artistas, empunhando um chicote e de olhos vendados, provoca mais risadas do que sustos. Na trilha sonora, o repertório passeia por rock e punk. Apesar de ostentarem poucos anos de trajetória, os dois grupos já colecionam conquistas: ambos foram premiados em edições do Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens (FIL), conhecido pela qualidade de suas produções infantis. As apresentações voltam a acontecer nos dois primeiros fins de semana de março.

Circo Dux e Coletivo Nopok (45min cada apresentação). Museu da República. Rua do Catete, 153, Catete, ☎ 2558-6350. Dux: sábado (23), 10h30. Nopok: domingo (24), 10h30. Grátis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.