Atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Largo do Boticário apresenta evento com orquestras de choro

Largo do Boticário

Largo do BoticárioO Largo do Boticário, no Cosme Velho, será palco de um encontro de orquestras de choro neste sábado (29). A partir das 16h, o evento que integra a programação do Janelas Abertas reunirá, com entrada franca, as Orquestra Violões do Forte de Copacabana, a Orquestra SindiRefeiçõesRJ, a Flautistas da ProArte e da Marambaia. A ideia é incentivar a revitalização da área levando shows intimistas de músicos e grupos, além de aulas de grafite, desenho, ioga, dentre outras atividades culturais, para os cariocas.

Casa Levi’s chega ao Rio com programação gratuita

Depois de duas edições paulistas – a primeira no ano passado, e a segunda, mais recente, entre 7 e 8 de abril -, a Casa Levi’s estreia no Rio, mais precisamente em Botafogo (Rua Martins Ferreira, 22) às sextas e sábados, entre sábado (29) e 20 de maio, com uma programação gratuita de shows, bate-papo e exposição fotográfica. SAIBA MAIS

Museu de Arte Moderna

Em função da desmontagem da exposição Gaudí: Barcelona, 1900, em cartaz até domingo (30), o Museu de Arte Moderna (Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo) estará aberto para público com entrada gratuita, de segunda (2) a sexta (5). Os visitantes poderão conferir a mostra Oitis 55 – Um Retrato do Design Carioca, no foyer do prédio. Os demais espaços estarão fechados e serão reabertos no sábado (6). Por conta deste cronograma, a exposição Nelson Felix – Trilha para 2 Lugares e Trilha para 2 Lugares será estendida em uma semana, com término no dia 11 de junho.

Festival Light de Cultura

Para celebrar o 23º aniversário do Centro Cultural da Light, o espaço na Avenida Marechal Floriano, 168, recebe o primeiro Festival Light de Cultura. Entre terça (2) e o dia 12, apresentações de teatro, dança, música, poesia e artesanato tomarão conta do casarão, que ainda contará com a presença de food trucks e música do Baile Charme. A entrada é gratuita e a programação completa pode ser vista neste link.

RioZoo recebe festival de food trucks

zoo-leticia-pimenta.jpg zoo-leticia-pimenta.jpg

zoo-leticia-pimenta.jpg (Redação/Veja Rio)

O Jardim Zoológico do Rio, o RioZoo, vai receber entre o sábado (29) e a segunda (1°), o 1° Zoo Truck Festival, que vai reunir cerca de 30 food trucks de gastronomia e cervejas artesanais. O evento ainda vai contar com atividades infantis gratuitas, sorteios e distribuição de vouchers para atividades no Zoo. O som ficará por conta dos DJ’s Karla Gasparini, Gui Andrade, Leo Simões e Ney. SAIBA MAIS

Dia do trabalhador terá shows na Praça Mauá

A Prefeitura do Rio de Janeiro realiza neste 1º de maio um grande evento em comemoração ao Dia Mundial do Trabalhador, no Boulevard Olímpico, no Centro do Rio. Haverá prestação de serviços e shows com Michael Sullivan, David e Deyr e Xande de Pilares. O evento é aberto ao público.

Sambista Mariza Sorriso relança CD em homenagem ao Rio

A cantora e compositora Mariza Sorriso irá relançar o CD “Rio de Todas as Cores” dia 29, às 16h, no Centro Cultural Municipal Profrª Dyla Sylvia de Sá. Idealizado por Mariza Sorriso e pelo compositor e violonista Feliciano Vianna, o CD contém 12 músicas inéditas em homenagem ao Rio de Janeiro. A artista comenta que o samba “Profeta Gentileza” de Nice e Feliciano Vianna inspirou a produção deste CD que foi lançado em 2011 e que retorna agora nesta segunda edição.

Bar Bukowski para funcionários públicos

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir:desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Exposição Otto Stupakoff: beleza e inquietude

Otto Stupavkoff

Otto Stupavkoff (Otto Stupakoff/Divulgação)

Moda, costumes, retrato, nada foge ao olhar do fotógrafo, autor das 300 imagens em exposição. Instituto Moreira Salles. Terça a domingo, das 11h às 20h. Até 30 de abril.

Galeria Marcelo Guarnieri

Orientado pela proposta de promover um diálogo entre arte moderna e contemporânea, o local apresenta, no momento, esculturas de animais assinadas pela artista búlgara Liuba Wolf. Curiosidade: as mesmas obras foram exibidas em 1965 no Museu de Arte Moderna. Rua Teixeira de Melo, 31 (lojas C e D), Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h.

Mercedes Viegas

Fundada nos anos 2000, representa cerca de vinte artistas. Atualmente, reúne, na coletiva Rosa, trabalhos de nomes como Antonio Bokel e Vânia Mignone. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábados, 15h às 19h. Grátis.

Museu do Bonsai

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00. Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Praia Para Todos

Entre os dias 17 de dezembro e 30 de abril, os cariocas recebem mais uma edição de verão do Praia Para Todos. O projeto torna as praias acessíveis para quem tem dificuldades ou limitações de locomoção. As atividades acontecem das 9h às 14h, em frente ao Posto 3 da Barra da Tijuca e entre os Postos 5 e 6, em frente à Rua Francisco Sá, em Copacabana. As atividades são ministradas por profissionais capacitados

Plaza Shopping realiza festival gastronômico

Até o dia 1º de maio, a Temporada Gourmet promove uma série de eventos gastronômicos no Plaza Shopping, em Niterói. A programação recheada inclui workshops gratuitos de culinária seguidos de degustação e cardápios promocionais nos estabelecimentos locais. Veja a programação completa AQUI.

Amilcar de Castro

Representante da obra de Amilcar de Castro (1920-2002) há trinta anos, a galeria Silvia Cintra + Box 4 celebra a data abrigando uma mostra dedicada ao artista mineiro. O acervo, que o público vai poder visitar a partir da última quarta (19), inclui curiosidades como os dez desenhos sobre papel com esboços de sua produção da década de 80. Nesse material, estudos dividem espaço com cálculos, apostas de nomes para as peças e até telefones de fornecedores. Entre as esculturas, será apresentada Shiva, uma de suas primeiras criações em grandes formatos, feita com aço corten em 1955 (foto). Rua das Acácias, 104, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 27 de maio.

Angola ganha mostra na Caixa Cultural

A nova geração de artistas de Angola é representada por três nomes em exposição na Caixa Cultural: Délio Jasse, Mónica de Miranda e Yonamine apresentam obras que mapeiam a fronteira estética do país e revisitam imagens de um passado colonial recente. Com curadoria de Michelle Sales, a mostra Daqui pra frente – Arte contemporânea em Angola segue em cartaz até 14 de maio. As obras de Délio Jasse traçam um embate direto de referências que fazem alusão à crise de todo o modelo colonial e seus desdobramentos contemporâneos, como guerra, exílio e perdas. Já Monica de Miranda mostra os pedaços de uma memória coletiva que resiste no tempo – angolana da diáspora, seu trabalho busca atravessar fronteiras e esboça uma paisagem de identidades plurais inspiradas pela própria existência e vivência de uma artista itinerante. Por fim, Yonamine faz referência à arte urbana, usando influências do grafite, da serigrafia e da pintura. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis.

Toz

Depois de dois anos sem expor, Toz apresenta uma série inédita na Galeria Movimento. Inspirado por polêmica ação do prefeito de São Paulo, João Doria, que decidiu passar tinta cinza sobre manifestações artísticas de rua, o grafiteiro busca provocar reflexão sobre o assunto ao mostrar trabalhos também encobertos. Nas oito telas escolhidas, aparecem (pouco) personagens criados por ele, a exemplo da boneca Nina, do colorido Vendedor de Alegria e de Shimu (escondido na foto). Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Segunda a sexta, 10h às 19h30; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 29 de abril.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s