Atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Circuito Interno Bhering

Bhering

Fachada da antiga fábrica (Divulgação/Divulgação)

Evento que reúne artes plásticas, moda, design, música e gastronomia no histórico prédio da antiga Fábrica da Bhering, o Circuito Interno faz mais uma edição neste sábado (5), das 13h às 20h. Além de circular pelos seis andares da construção dos anos 30 e garimpar peças bacanas nos ateliês locais, incluindo uma loja da arquiteta Bel Lobo, o visitante pode se jogar no show da banda Baixada Jazz Big Band e, se o tempo permitir, assistir ao pôr do sol no terraço.

Com sede no condomínio, a cervejaria artesanal Cevaderia aproveita a festa para lançar dois rótulos, a Amélie, uma American Wheat leve e aromática desenvolvida em parceria com a creperia homônima, e a Bruges, uma Belgian Ale. Quem for de drinques pode conferir a carta do bar montada pela rede de hotéis Novotel. Para comer, a variedade de comidinhas inclui o vegetariano Gabo Café, hambúrgueres da grife Patifaria, pastéis da Pastellato e os defumados do Sabor DOC.

Circuito Interno da Bhering. Dia 05 de agosto, sábado, das 13h às 20h. Fábrica da Bering. Rua Orestes, 28, Santo Cristo. Grátis.

Rio Bossa Tour

Do shopping, avista-se belas paisagens. Neste sábado (5), às 9h30, o Bossa Nova Mall, em parceria com a equipe da Rio Free Walking Tour, promove o Rio Bossa Tour. Trata-se de um passeio com saída do Porto, em frente ao MAR (Museu de Arte do Rio), em direção ao terraço do shopping, anexo ao Aeroporto Santos Dumont, durante o qual  são contempladas histórias e curiosidades sobre o Rio antigo e atual.

Com cerca de três horas de duração, o programa custa R$ 20 por pessoa e é gratuito para crianças de até 11 anos. No roteiro estão trechos como o popularmente conhecido como Pequena África, Pedra do Sal, antigo Cais do Valongo. Daí, parte-se, via VLT (recomenda-se levar um RioCard recarregado por pessoa), até a Cinelândia, rumo ao Bossa Nova Mall, onde os participantes terão a oportunidade de apreciar e conhecer as histórias do Pão de Açúcar, Outeiro da Glória, Aterro do Flamengo e Cristo Redentor.  Os interessados devem se inscrever neste link.

2° Circuito Vegano e Orgânico

(Açougue Vegano/Divulgação)

Vai um quitute sem crueldade? Neste sábado (5) e domingo (6), o Lagoon vai promover o 2° Circuito Vegano e Orgânico, a partir das 10h, com mais de cinquenta expositores, entre chefs, artesãos e estilistas. Além disso, haverá meditação, oficina de horta, oficina de bonsai, contação de histórias, ioga para crianças e feirinha de adoção de animais abandonados.

Entre a lista de confirmados está o Açougue Vegano, Cerveja Dracxler, Fit & Org, Zula Kitchen, Vida Prana Sucos, Vinhos Winest, Vanilla, Zupaleca, Farrabier, Aliv, Peter Hess, Kerai, Soloriso, Vida Prana Sucos, Vanilla, Cacau Lopes, Ame Cosméticos, Vivet Sabores, Saúde Vegana, Na Mão do Palhaço, Vegui Delícias, Suco que Beleza e Prana Doces.

Circuito Vegano e Orgânico do Lagoon. Av. Borges de Medeiros, 1424, Lagoa. Sábado (5) e domingo (6), a partir das 11h.

Motirõ

Fachada do Beach House Ipanema (Beach House Ipanema/Divulgação)

Criada em 2015, em Niterói, a feira Motirõ atravessa a Baía de Guanabara neste sábado (5) para a primeira edição carioca. Reunindo moda, arte e gastronomia, o evento vai ocupar o hostel Beach House Ipanema a partir das 12h. Joias, roupas, acessórios e ilustrações são algumas pedidas para as compras. Hambúrgueres da marca Do Bral e receitas veganas da Kerr são algumas dicas para comer. O bar local servirá drinks e chope artesanal da Trópica. Além de comprar, comer e beber, os visitantes poderão ainda fazer uma tatuagem com Murad, profissional especialista em henna natural ou com a artista Maricota Pinheiro.

Motirõ no Rio. Sábado, 5 de agosto, das 12h às 19h. Beach House Ipanema –  Rua Barão da Torre, 485, Ipanema. Entrada gratuita

Tiradentes Cultural

Neste sábado (5), das 13h às 20h, a Praça Tiradentes, reduto dos boêmios cariocas, vai receber mais uma edição do projeto Tiradentes Cultural. Trata-se de uma festa ao ar livre que reúne oficinas, contação de histórias, música, cinema e uma feirinha gastronômica supercharmosa. Aproveite, a atração é 0800.

Semana Mundial de Aleitamento Materno

Neste sábado (5), o Campo de São Bento, em Icaraí, Niterói, recebe palestras, debates e ações em homenagem à Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada entre os dias 1º e 7 de agosto, com o objetivo de conscientizar e informar a população. Palestras como “A Doação de Leite Humano” e o chamado grande mamaço estão entre as atividades – todas gratuitas – que acontecem das 9h às 13h. No local, há uma área preparada para acomodar, em especial, mamães com seus bebês, papais, vovós e futuras mamães.

Profissionais do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) e da Maternidade São Francisco vão conduzir palestras e orientações práticas.

Campo de São Bento, Icaraí – Niterói. Sábado (5), das 9h às 13h. Entrada grátis.

Pequeno Polegar no Recreio

(Divulgação/Divulgação)

O Recreio Shopping apresentará, gratuitamente, uma peça infantil para crianças no domingo (6). Trata-se de uma versão ecológica da história do Pequeno Polegar. Na trama, o personagem principal fugirá de sua verdadeira história para viver uma aventura em uma floresta mágica. As atrações no clube infantil do empreendimento acontecem sempre às 16h.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Telefone (21) 3906-3246. Domingo (6), às 16h. Grátis.

Projeto Rio na Rua 

Neste sábado (5), a Praça Varnhagen vai se transformar em um grande palco cultural a céu aberto com o projeto Rio na Rua. O evento começa a partir das 19h e é gratuito. Às 20h30, o músico Arifrello se apresenta com uma mistura rock e blues em um show que une sucessos conhecidos com arranjos próprios, além de trabalhos autorais. Já o ilustrador e designer gráfico Vinícius Carvas, o Cash,  fica responsável pelo live paiting com um grafite que representa o espírito do verão carioca. Nos intervalos, os DJs da Rádio Ibiza assumem as carrapetas.

O Rio na Rua acontece todas as semanas, até dezembro, sempre em locais de grande concentração de bares e pessoas. Depois do Baixo Gávea e da Praça Varnhagen, praças na Nelson Mandela, Lapa, Praça São Salvador e Barra da Tijuca receberão o projeto, que é aberto ao público e gratuito

The Wineyard Experience

(Berg Silva/Divulgação)

No mês do Dia dos Pais, o complexo BarraShopping e New York City Center homenageia os amantes de vinhos, leigos e experts, com a a mostra The Wineyard Experience. A partir da quinta (3) até o dia 13 de agosto, os visitantes poderão conferir gratuitamente workshops com degustações e aprender um pouco sobre a produção e as características da bebida, como corpo e tempo de guarda, conhecer madeiras utilizadas na produção de barris de maturação e textura dos rótulos e descobrir aromas e sabores. Jam sessions diárias com os pianistas Gláucio Cristelo e Alfredo Sertã, acompanhados por sax e flauta, completam o programa.

Serão quatro workshops de 40 minutos por dia, com enólogos e especialistas, além de profissionais do setor das lojas Lidador e Camicado e dos restaurantes Fiammetta, Salitre e Le Vin. As inscrições serão feitas no próprio local, de acordo com a disponibilidade de vagas (vinte por sessão). Nos encontros, serão abordados mitos e verdades sobre o vinho, além de dicas sobre como servir, por exemplo. A programação pode ser consultada pela página do Facebook.

BarraShopping. Avenida das Américas 4666, Barra. Informações: 3089-1051

Acarajazz

Festa já conhecida do público carioca, o Acarajazz realiza uma edição especial nesta sexta-feira (4) em comemoração aos 50 anos do movimento tropicalista. Nas carrapetas, a irreverência baiana do movimento com músicas de Gal, Caê, Gil, Tom Zé e os Mutantes. Para matar a fome, delícias regionais, a começar pelo famoso acarajé acompanhado de cervejas artesanais.

Largo de São Francisco da Prainha, das 18h às 1h30. Entrada gratuita.

Dia Nacional da Farmácia

Quem passar pela Central do Brasil na sexta (4), a partir das 8h, poderá aferir pressão arterial, medir a glicose e receber orientação farmacêutica, no evento gratuito comemorativo ao Dia Nacional da Farmácia, promovido pela Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj). Já no sábado (5), a campanha será dentro das farmácias. Todos os estabelecimentos farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro foram convidados para participar, prestando serviços de saúde aos clientes.

Feira do Rio Antigo 

Todo primeiro sábado do mês, a histórica Rua do Lavradio, na Lapa, ganha vida com a Feira Rio Antigo: cerca de 400 expositores ocupam a via durante o dia, com artigos de artesanato, decoração, vestuário, antiguidades, móveis, CDs, vinis, livros, bijuterias, entre outros produtos. Em agosto, o programa terá edição temática dedicada aos pais, com preços convidativos. Quem ainda não encontrou o presente do velho, pode aproveitar o animado passeio no sábado (5), das 10h às 19h, para garimpar um mimo especial.

Os visitantes poderão aproveitar o show da cantora Nai Dias, que apresenta repertório recheado de sambas clássicos, com uma pegada black. A apresentação acontece a partir das 16h30, no espaço musical montado em frente à Praça Emilinha Borba (esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado). Ainda dá para esticar numa cervejinha ao almoço nos muitos bares e restaurantes das redondezas.

Som & Circo

Cena do espetáculo Concerto em Ri Maior (Nilton Russo/Divulgação)

A escola Sesc de Ensino Médio (Av. Ayrton Senna, 5.677, Jacarepaguá) recebe a primeira edição do projeto Som & Circo até o sábado (5). A programação é grátis. No sábado (5), terá o show Duas Palhaças, com Indiana e Shoyu, as Marias da Graça, seguida de apresentação do Senhor Palhaço. A última atração é a sanfoneira e cantora Lívia Mattos, de Salvador, que mistura o lirismo do seresteiro, ao baile caribenho, que remetem a trilha ao universo. Informações: 3214-7404.

Exposição “Urbanizia”

Sete artistas, entre eles Benjamin Rothstein, Danielle Cukierman e Henrique Kalckmann, exibem quarenta composições inéditas a partir de quarta (19), na coletiva Urbanizia, espalhada por todas as galerias do 2º andar do Centro Cultural Justiça Federal. Pinturas, instalações, vídeos e objetos apresentam um olhar contemporâneo sobre a vida nos grandes centros urbanos. Metropolis, de Luciana Gaspar (foto), integra a lista. Flávio Santoro, Milena Soares e Rosana Diuana completam o time, escolhido sob curadoria de Isabel Sanson Portella e Jozias Benedicto. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 3 de setembro.

Débora Bolsoni abre mostra inspirada em canção de Luiz Melodia

(Reprodução/Acervo Abril)

“O sol vermelho é o clarão do dia / Da ilha longa de Paquetá.” Os versos de Luiz Melodia levaram a artista plástica Débora Bolsoni a desenvolver projetos sobre a dualidade entre quietude e movimento. O resultado é uma mostra batizada com o nome da canção Pra Aquietar, com abertura prevista para sexta (21), na galeria Athena Contemporânea. Concebidas durante um período de residência na fundação Cité Internationale des Arts, em Paris, as trinta obras inéditas seguem a linguagem desenvolvida por Débora, com formas tridimensionais que se relacionam com a arquitetura dos espaços. Entre os destaques estão a série No Names, But Names, com desenhos dispostos em cima de carrinhos de transporte, e a minimalista obra Esmaltado (foto), parte da série Sinédoques do Tindiba. Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), Copacabana. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 19 de agosto. A partir de sexta (21).

Carlos Zilio apresenta exposição individual na Anita Schwartz

(Vicente Mello/Divulgação)

Depois de mostrar sua obra no nova-iorquino MoMA, em 2015, como participante da coletiva Transmissions: Art in Central Europe and Latin America, 1960-1980, o artista plástico carioca Carlos Zilio estrela uma individual em sua terra natal. Ele vai exibir trabalhos inéditos na Anita Schwartz Galeria de Arte, a partir de quinta (20). Carlos Zilio — Pinturas, Desenhos e Objetos reúne quinze criações, de tamanhos variados, que tiveram como mote a figura do tamanduá. Curiosidade: o pai de Zilio tinha um como animal de estimação. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 26 de agosto.

Museu de Arte do Rio

Sob a gestão do Instituto Odeon, o Museu de Arte do Rio – MAR terá entrada grátis em todos os fins de semana do mês de julho. O público poderá conferir na faixa as exposições Dja Guata Porã, sobre a influência indígena na história do Rio; O Nome do Medo, com figurinos desenvolvidos por crianças para proteger-se de seus medos; Meu Mundo Teu – Alexandre Sequeira, com fotografias de pessoas e convivências em determinadas comunidades; e Dentro, com obras de Waltercio Caldas e Amilcar de Castro, dentre outros. Para mais informações sobre a programação acesse o site.

Mostra Mundo Giramundo

(Pedro Motta/Divulgação)

Maior coleção particular de marionetes das Américas, com aproximadamente 1 500 bonecos e objetos de cena, o acervo do Museu Giramundo chega de Belo Horizonte para abastecer uma alentada exposição na Caixa Cultural. A partir de quarta (12), o espaço recebe 130 bonecos confeccionados para as montagens do grupo teatral criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Maria Antonieta Martins. Na programação da Mostra Mundo Giramundo, que ainda conta com desenhos e vídeos, estão previstos workshops gratuitos de manipulação (dia 21, às 15h), além da apresentação do espetáculo Pedro e o Lobo (dias 29 e 30, 16h). Atualmente, o trabalho do Giramundo pode ser visto também na TV: marionetes da trupe contracenam com os bonequeiros representados por Danton Mello e Dani Barros na novela Pega Pega. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 27 de agosto.

Exposição de Pedroluiss

Técnica milenar de criação manufaturada, o bordado ganhou outra funcionalidade nas obras de Pedroluiss. Munido de linha e agulha, o carioca trabalha sobre fotografias encontradas em feiras de antiguidades para inventar histórias a respeito das pessoas retratadas. O resultado pode ser visto na primeira individual do artista, batizada de Fio Condutor, em cartaz a partir de quinta (13). Na abertura, Pedroluiss criará bordados sobre fotos instantâneas clicadas no Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 3 de setembro.

Fotógrafo carioca abre exposições sobre castelos medievais

No sábado (30), o Instituto Cervantes apresenta a exposição Castelos de Luz na Noite Escura, com registros de Renan Cepeda dos castelos medievais espanhóis da região de Castilla y León. As belas imagens foram captadas com a técnica light painting, que consiste em fotografar com velocidade baixa imagens noturnas e inserir luz mediante diferentes técnicas. O contraste entre claro e escuro confere uma poética e cria novas identidades para símbolos do misticismo e do romantismo da península Ibérica. A série já foi premiada pelo Sony World Photography Award.

Instituto Cervantes. Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo. Segunda a sábado, 10h às 19h. Grátis. Até 21 de agosto.

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão

Inspiradas por grandes celebrações folclóricas (como o bumba meu boi, do Maranhão, ou o maracatu rural, de Pernambuco), obras de artesãos de todo o país foram selecionadas para a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão. Com abertura prevista para terça (20), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), a mostra apresenta objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais espalhados por nove ambientes. Os destaques incluem um conjunto de pequenas esculturas assinadas por Vitalino Pereira dos Santos, o renomado Mestre Vitalino (1909-1963) — entre elas Casamento a Cavalo (foto). Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 28 de outubro.

Exposição Olímpica

(Beto Gatti/Divulgação)

A partir de 23 de junho, Dia Olímpico, o Via Parque vai receber uma série de atrações para celebrar a data que marca a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894, e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo. Será possível conferir uma exposição com 11 fotografias inéditas, no 2º piso do shopping. São cliques de atletas do Time Brasil, que emocionam o país competindo em suas modalidades, como a que ilustra o sorriso tímido e orgulhoso da judoca e medalhista Rafaela Silva. A exposição poderá ser vista no horário de funcionamento do shopping, de 10h às 22h, de segunda a sábado, e de 13 às 21h, aos domingos.

J.Carlos: Originais

Quase 300 originais de José Carlos de Brito e Cunha, o grande desenhista J. Carlos (1884-1950), guiam o passeio pela história da primeira metade do século XX. IMS. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro.

Mostras de Fotografia – Chichico Alkmim

Cerca de 200 imagens históricas, do início do século XX, feitas em Diamantina, são exibidas junto com uma centena de negativos de vidro e uma máquina de fole semelhante à que era usada pelo fotógrafo mineiro. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de outubro.

Museu do Bonsai

Museu do Bonsai (Kevin Gentil/Divulgação)

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00. Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Galeria Marcelo Guarnieri

Orientado pela proposta de promover um diálogo entre arte moderna e contemporânea, o local apresenta, no momento, esculturas de animais assinadas pela artista búlgara Liuba Wolf. Curiosidade: as mesmas obras foram exibidas em 1965 no Museu de Arte Moderna. Rua Teixeira de Melo, 31 (lojas C e D), Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h.

Mercedes Viegas

Fundada nos anos 2000, representa cerca de vinte artistas. Atualmente, reúne, na coletiva Rosa, trabalhos de nomes como Antonio Bokel e Vânia Mignone. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábados, 15h às 19h. Grátis.

Bar Bukowski para funcionários públicos

(Guilherme Maia/Divulgação)

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir:desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s