Atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Parque Madureira sedia oficina gratuita de jardinagem sustentável

Fernando Frazão

Fernando Frazão (Fernando Frazão/Reprodução)

O Parque Madureira, na Zona Norte do Rio, recebe neste sábado (13) uma oficina gratuita de jardinagem sustentável. A ideia é incentivar o cultivo de hortas, em pequenos espaços, usando materiais recicláveis. Além de ser mais saudável, a prática colabora com a economia doméstica, com a redução de gastos com alguns legumes e verduras. SAIBA MAIS

George Sauma e Luisa Arraes fazem show na Barra

O casal de atores George Sauma e Luisa Arraes apresenta o show Vai Se F… Desculpa! na Cápsula Jeffrey. Misturando música e comédia, a apresentação conta todas as fases de um relacionamento em um jogo de metalinguagem que busca se encaixar na vida de quem está assistindo. A performance, com repertório eclético e descontraído, começa às 22h e tem entrada gratuita. A noite termina com a playlist do casal colocando os convidados para dançar. A gastronomia é por conta do Steak Me que, no primeiro andar, estará com os espetos na brasa ao longo da noite. A Jeffrey cuida da harmonização com as suas cervejas Niña e Red Pilsen. Rua Olegário Maciel, 101, Barra da Tijuca. Sábado (13), 22h. Grátis.

Flávio Damm, um Fotógrafo

Recolhido no Rio Grande do Sul, em 1948, depois de deposto, Getúlio Vargas permitiu que um fotógrafo fizesse sua primeira imagem naquela circunstância. Cinco anos depois, o mesmo profissional foi o único brasileiro a registrar a cerimônia de coroação da rainha Elizabeth II, na Inglaterra. Com uma trajetória de mais de sete décadas, o porto-alegrense Flávio Damm ganha mostra com 36 fotografias na Galeria Marcelo Guarnieri a partir de quinta (11). O acervo vai dos anos 50 aos 2000, caso dos grafismos flagrados em 2013, no Leme (foto). Rua Teixeira de Melo, 31, Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 17 de junho.

Dia das Mães ao som das harpas

O XII RioHarpFestival apresenta um programa quádruplo comemorando o Dia das Mães: concertos no Forte de Copacabana, Ilha Fiscal e CCBB. O público irá para a Ilha Fiscal em escuna cedida pela Marinha, um programa bem diferente. Nestes 10 dias no Rio já registrando um público superior a 8.000 expectadores e depois de ter bombado também em São Paulo. O festival faz parte do circuito mundial da harpa, que acontece todos os anos nas principais capitais do mundo. Na versão brasileira, participam 42 harpistas de 24 países e todos os concertos são gratuitos. Confira o programa completo nos sites: www.musicanomuseu.com.br

Cinemateca do MAM lança A Linguagem do Cinema

O lançamento da segunda série do projeto A Linguagem do Cinema, idealizado e dirigido pelo cineasta baiano Geraldo Sarno, acontece no dia 15 de maio, segunda-feira, às 19h, na Cinemateca do MAM com entrada franca. A sessão será seguida de um bate-papo com o realizador Eryk Rocha e mediação de Hernani Heffner – professor de História do Cinema da PUC-Rio, pesquisador e conservador-chefe da Cinemateca do MAM.

A nova série é outra coletânea de dez títulos em que cada um investiga o processo criativo de realizadores e técnicos durante 50 minutos. São eles Lúcia Murat, Cacá Diegues, Rosemberg Cariri, Edgard Navarro, Eryk Rocha, Ricardo Miranda, Walter Goulart, Cao Guimarães, Eduardo Nunes e Luiz Carlos Barreto.

NorteShopping prepara karaokê com banda ao vivo e recreação infantil nos finais de semana de maio

O NorteShopping está com atrações especiais e gratuitas para os finais de semana do mês de maio. Durante todos os sábados do mês, haverá karaokê com banda ao vivo no Pátio, entre as 19h e 22h, e clientes de todas as idades estão convidados a participar e a ter momentos de descontração cantando suas músicas preferidas. Aos domingos, a programação é dedicada às crianças, que podem aproveitar as diversas atrações do Domingo Encantado do Reino, sempre entre as 17h e 19h. Os pequeninos poderão brincar e se divertir nas recreações com atividades infantis e também durante as apresentações de mágica. Todas as atividades serão realizadas na tenda do Pátio, em um espaço totalmente adaptado para o conforto e lazer de todos os clientes do empreendimento. O NorteShopping se localiza na Av. Dom Hélder Câmara, 5474 – Cachambi. Outras informações pelo telefone 3315-4300 ou no www.facebook.com/norteshoppingrj

Recreio Food Club

De 12 a 14 de maio o Recreio Shopping promove o Recreio Food Club, edição especial de Dia das Mães, com food trucks, apresentação musical e aulão fitness. O Recreio Food Club tem entrada gratuita, aberta a todo público, e funcionará no sábado (13/05), das 12h às 23h; e no domingo (14/05), das 13h às 22h. O Recreio Shopping fica na Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone (21) 3906-3246 ou pelo site www.recreioshopping.com.br.

Clubinho do Recreio prepara domingo de brincadeiras para mães e filhos

Neste fim de semana, o Recreio Shopping está repleto de atrações dedicadas ao Dia das Mães. Além da edição especial do Recreio Food Club e a gratuidade para as mamães no Mar de Bolinhas, o Clubinho do Recreio prepara para domingo, 14 de maio, um momento de emoção e ludicidade para exaltar o significado afetivo da maternidade com Brincantar.

O evento tem classificação livre, com entrada gratuita. O Recreio Shopping fica na Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone (21) 3906-3246 ou pelo site http://www.recreioshopping.com.br/.

Casa Levi’s chega ao Rio com programação gratuita

Depois de duas edições paulistas – a primeira no ano passado, e a segunda, mais recente, entre 7 e 8 de abril -, a Casa Levi’s estreia no Rio, mais precisamente em Botafogo (Rua Martins Ferreira, 22) às sextas e sábados, entre sábado (29) e 20 de maio, com uma programação gratuita de shows, bate-papo e exposição fotográfica. SAIBA MAIS

Amilcar de Castro

Representante da obra de Amilcar de Castro (1920-2002) há trinta anos, a galeria Silvia Cintra + Box 4 celebra a data abrigando uma mostra dedicada ao artista mineiro. O acervo, que o público vai poder visitar a partir da última quarta (19), inclui curiosidades como os dez desenhos sobre papel com esboços de sua produção da década de 80. Nesse material, estudos dividem espaço com cálculos, apostas de nomes para as peças e até telefones de fornecedores. Entre as esculturas, será apresentada Shiva, uma de suas primeiras criações em grandes formatos, feita com aço corten em 1955 (foto). Rua das Acácias, 104, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 27 de maio.

Angola ganha mostra na Caixa Cultural

A nova geração de artistas de Angola é representada por três nomes em exposição na Caixa Cultural: Délio Jasse, Mónica de Miranda e Yonamine apresentam obras que mapeiam a fronteira estética do país e revisitam imagens de um passado colonial recente. Com curadoria de Michelle Sales, a mostra Daqui pra frente – Arte contemporânea em Angola segue em cartaz até 14 de maio. As obras de Délio Jasse traçam um embate direto de referências que fazem alusão à crise de todo o modelo colonial e seus desdobramentos contemporâneos, como guerra, exílio e perdas. Já Monica de Miranda mostra os pedaços de uma memória coletiva que resiste no tempo – angolana da diáspora, seu trabalho busca atravessar fronteiras e esboça uma paisagem de identidades plurais inspiradas pela própria existência e vivência de uma artista itinerante. Por fim, Yonamine faz referência à arte urbana, usando influências do grafite, da serigrafia e da pintura. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis.

Museu do Bonsai

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00. Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Galeria Marcelo Guarnieri

Orientado pela proposta de promover um diálogo entre arte moderna e contemporânea, o local apresenta, no momento, esculturas de animais assinadas pela artista búlgara Liuba Wolf. Curiosidade: as mesmas obras foram exibidas em 1965 no Museu de Arte Moderna. Rua Teixeira de Melo, 31 (lojas C e D), Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h.

Mercedes Viegas

Fundada nos anos 2000, representa cerca de vinte artistas. Atualmente, reúne, na coletiva Rosa, trabalhos de nomes como Antonio Bokel e Vânia Mignone. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábados, 15h às 19h. Grátis.

Bar Bukowski para funcionários públicos

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir:desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s