Atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Feira de cerveja artesanal e food trucks movimenta Baixo Gávea

Gávea Bier Truck (Amplifica/Divulgação)

Entre as marcas de geladas confirmadas estão La Carioca, 4Estações, Cazzera e Ampolis, além dos estandes Camaleão Drink Bike e KomGelada. Para matar a fome, comidinhas peruanas, americanas e italianas, do Carango, Vulcano, Espírito de Porco, Bacalhau&Cia, Tuk Tuk Gourmet e Brigadeiros By Rosana Paes, entre outros. 

Na programação musical, Rubem Violino e Mimi Bruzaca (contrabaixo acústico) tocam na sexta (5), das 17h às 20h, repertório de MPB e rock. Sábado (6) é dia de sax, com dois shows de 3 Deep Sax Life, às 20h e às 22h. Nos intervalos, DJs convidados animam o público. Praça Santos Dumont, Gávea. sábado (6), 13h às 23h. Grátis.

Feira do Rio antigo agita o Centro no sábado (6)

Que tal curtir o sábado em um passeio pela história da cidade? Todo primeiro sábado do mês é realizada a Feira Rio Antigo e no dia 6 os músicos do projeto Favela Brass, escola de música para crianças das favelas de Santa Teresa, se apresentarão para o público a partir das 16h30, no espaço musical montado em frente à Praça Emilinha Borba (esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado).

Organizada pela Associação Polo Novo Rio Antigo há 20 anos, a feira é um dos eventos gratuitos mais prestigiados da cidade e reúne mais de 400 expositores, oferecendo uma vasta diversidade de produtos – de artesanatos a sebos e antiguidades. Além disso, bares e restaurantes da rua do Lavradio e seu entorno abrem as portas oferecendo drinks e pratos especiais para os mais de 30 mil visitantes que circulam pelo local durante o evento. Rua do Lavradio (entre a Avenida Mem de Sá e a Avenida Visconde do Rio Branco), Centro. Sábado (6), 10h às 19h. Grátis.

XII RIo Harp Festival 

O festival internacional de harpas traz ritmos ecléticos, como o do grupo de música indiana NadaBhaktas (Prem Ramam, Gui Cavalcanti e Sita Beatriz) que realizará um concerto meditativo com orações musicais em fusão devocional, mantras, preces e improvisações. O grupo toca santoor (harpa indiana), ngoni (africana), miniharpa e violino. Sábado (6). Centro Cultural Banco do Brasil – Rua 1º de Março, 66 – Teatro

“As Aventuras de Lady Bug” no Via Parque

O Domingo Kids deste domingo (7), às 17h, apresenta as “Aventuras de Lady Bug” no 2º Piso do Via Parque Shopping. A peça, gratuita, conta a história de uma estudante cheia de personalidade que herdou brincos mágicos em forma de joaninha e que concedem o poder da sorte para quem os usa. Sob a identidade de Lady Bug, a heroína vai tentar salvar seu parceiro Cat Noir das garras do cupido vilão. Avenida Ayrton Senna, 3.000 – Barra da Tijuca. 17h.

Feira de livros de artista TIJUANA no Parque Lage

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage recebe pelo segundo ano consecutivo a Feira Tijuana de Arte Impressa, nos dias 6 e 7 de maio (sábado e domingo). A Tijuana é a primeira feira de livros de artista organizada no Brasil, e chega agora à 15ª edição. Desta vez a feira irá ocupar o hall, as duas galerias da entrada, o salão nobre e o pátio da piscina do Palacete do Parque Lage, com 70 expositores brasileiros e estrangeiros.

Data: 6 e 7 de maio de 2017
Horário: 12h às 19h
Local: Escola de Artes Visuais Parque Lage (Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ)

Yamandu Costa

Virtuose do violão de sete cordas, o músico gaúcho desfila seu talento em dois dias. No programa, temas próprios que homenageiam ritmos latinos, como Mangore, Valsa Peruana e Habanera. Espaço Furnas Cultural. Rua Real Grandeza, 219, Botafogo. Sábado (6), 20h; domingo (7), 19h.

Mostra Musical Brasil-Cuba

Cubanos radicados no Brasil, o cantor Fernando Ferrer, sobrinho do lendário Ibrahim Ferrer (Buena Vista Social Club), e o pianista Pepe Cisneros, requisitado por artistas como Caetano Veloso, George Benson e Omara Portuondo, apresentam-se com suas bandas na quinta (4) e na sexta (5), respectivamente. A cantora brasileira Thai é convidada de Cisneros — e os três se reúnem no último dia. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Quinta (4) a sábado (6), 19h.

Festival de harpas terá concertos gratuitos pela cidade

A harpista americana Liza Wallace se apresenta no domingo (7), no CCBB (Charles Stevenson/Divulgação)

Em sua 12ª edição, o Rio Harp Festival, projeto dedicado à harpa, vai reunir 42 músicos de 24 países em mais de 100 concertos gratuitos pela cidade. Do Japão, o Trio Kagurazaka abre os trabalhos na segunda (1º), às 15h, no CCBB. No dia seguinte, o argentino Athy mistura música erudita e tango na harpa elétrica, no Teatro Sesi Centro (12h30), e o duo italiano Arphangeli mostra sua música celta na Biblioteca Nacional, às 14h30. No domingo (7), a americana Liza Wallace (foto) aproxima o instrumento de ritmos contemporâneos, às 15h, no CCBB. A programação segue até o dia 1º de junho, com encerramento no AquaRio.

Museu de Arte Moderna

Em função da desmontagem da exposição Gaudí: Barcelona, 1900, em cartaz até domingo (30), o Museu de Arte Moderna (Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo) estará aberto para público com entrada gratuita, de segunda (2) a sexta (5). Os visitantes poderão conferir a mostra Oitis 55 – Um Retrato do Design Carioca, no foyer do prédio. Os demais espaços estarão fechados e serão reabertos no sábado (6). Por conta deste cronograma, a exposição Nelson Felix – Trilha para 2 Lugares e Trilha para 2 Lugares será estendida em uma semana, com término no dia 11 de junho.

Festival Light de Cultura

Para celebrar o 23º aniversário do Centro Cultural da Light, o espaço na Avenida Marechal Floriano, 168, recebe o primeiro Festival Light de Cultura. Entre terça (2) e o dia 12, apresentações de teatro, dança, música, poesia e artesanato tomarão conta do casarão, que ainda contará com a presença de food trucks e música do Baile Charme. A entrada é gratuita e a programação completa pode ser vista neste link.

Casa Levi’s chega ao Rio com programação gratuita

Depois de duas edições paulistas – a primeira no ano passado, e a segunda, mais recente, entre 7 e 8 de abril -, a Casa Levi’s estreia no Rio, mais precisamente em Botafogo (Rua Martins Ferreira, 22) às sextas e sábados, entre sábado (29) e 20 de maio, com uma programação gratuita de shows, bate-papo e exposição fotográfica. SAIBA MAIS

Amilcar de Castro

Representante da obra de Amilcar de Castro (1920-2002) há trinta anos, a galeria Silvia Cintra + Box 4 celebra a data abrigando uma mostra dedicada ao artista mineiro. O acervo, que o público vai poder visitar a partir da última quarta (19), inclui curiosidades como os dez desenhos sobre papel com esboços de sua produção da década de 80. Nesse material, estudos dividem espaço com cálculos, apostas de nomes para as peças e até telefones de fornecedores. Entre as esculturas, será apresentada Shiva, uma de suas primeiras criações em grandes formatos, feita com aço corten em 1955 (foto). Rua das Acácias, 104, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 27 de maio.

Angola ganha mostra na Caixa Cultural

A nova geração de artistas de Angola é representada por três nomes em exposição na Caixa Cultural: Délio Jasse, Mónica de Miranda e Yonamine apresentam obras que mapeiam a fronteira estética do país e revisitam imagens de um passado colonial recente. Com curadoria de Michelle Sales, a mostra Daqui pra frente – Arte contemporânea em Angola segue em cartaz até 14 de maio. As obras de Délio Jasse traçam um embate direto de referências que fazem alusão à crise de todo o modelo colonial e seus desdobramentos contemporâneos, como guerra, exílio e perdas. Já Monica de Miranda mostra os pedaços de uma memória coletiva que resiste no tempo – angolana da diáspora, seu trabalho busca atravessar fronteiras e esboça uma paisagem de identidades plurais inspiradas pela própria existência e vivência de uma artista itinerante. Por fim, Yonamine faz referência à arte urbana, usando influências do grafite, da serigrafia e da pintura. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis.

Museu do Bonsai

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00. Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Galeria Marcelo Guarnieri

Orientado pela proposta de promover um diálogo entre arte moderna e contemporânea, o local apresenta, no momento, esculturas de animais assinadas pela artista búlgara Liuba Wolf. Curiosidade: as mesmas obras foram exibidas em 1965 no Museu de Arte Moderna. Rua Teixeira de Melo, 31 (lojas C e D), Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h.

Mercedes Viegas

Fundada nos anos 2000, representa cerca de vinte artistas. Atualmente, reúne, na coletiva Rosa, trabalhos de nomes como Antonio Bokel e Vânia Mignone. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábados, 15h às 19h. Grátis.

Bar Bukowski para funcionários públicos

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir:desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s