30 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

De exposições à programação infantil passando por festas de rua, listamos programas para curtir sem gastar dinheiro

Feira de adoção de animais

(Divulgação/Divulgação)

Neste sábado (12), a partir das 10h, o Largo do Machado recebera uma feirinha de adoção de cães e gatos abandonados. Promovido pela Univeritas, o evento “Adoção e Guarda Responsável de Cães e Gatos” ainda oferecerá atendimento veterinário gratuito e palestras informativas. Além disso, tendas de fornecedores de produtos animais estarão presentes para entreter os visitantes.

Festival no Parque dos Patins

Em sua quinta edição, o Praça in Rio Beer & Truck volta a ocupar o Parque dos Patins, na Lagoa, de sexta (11) a domingo (13). Trucks e bikes de comida e bebida vão oferecer quitutes típicos de gastronomia de rua, além de cervejas artesanais, drinques e sobremesas. Saiba mais.

Casa Museu Eva Klabin

(Eva Klabin/Divulgação)

Para celebrar o aniversário de 22 anos da Casa Museu Eva Klabin, o espaço na Lagoa vai oferecer, no sábado (12), um dia inteiro de atrações para crianças. Na programação estão incluídas visitadas mediadas à coleção do museu (às 14h, 15h, 16h e 17h), espetáculo de música e números teatrais (15h), atividade com impressora 3D (16h), oficina de origami (16h) e de gravura (17h).

Casa Museu Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa, ☎ 3202-8550. Sábado (12). Grátis.

Circuito do Vinho

Uma espécie de feira itinerante dedicada à bebida de Baco, o Circuito do Vinho volta montar suas barraquinhas, desta vez, em São Conrado. A quarta edição, de sexta (11) a domingo (13), vai ocupar o piso L2 do shopping Fashion Mall. Onze expositores de vinhos nacionais e importados vão oferecer provinhas de seus rótulos, que poderão ser adquiridos em taça (a partir de R$ 15,00) ou garrafa. As opções incluem espumantes, brancos, rosés, tintos e fortificados, que podem ser degustados na companhia de queijos e antepastos. A Wineway, por exemplo, vai levar os produtos da vinícola eslovena Puklavec & Friends (foto). Se, além de beber e comer, você quiser se aprofundar no assunto, fique esperto: o evento programou uma workshop e uma palestra gratuitos, que acontecerão na Praça de Eventos, no primeiro piso. No sábado (12), às 16h, a expert Deise Novakoski, respeitada sommellère e bartender, vai falar sobre as “Regiões emergentes do vinho”. No domingo (13), no mesmo horário, Leonardo Menezes, autor do blog Wineartbrasil eco-fundador da Confraria Amigos do Vinho (CAVI), dará uma aula prática para apresentar “Técnicas de degustação”. O ingresso se dará por ordem de chegada e estará sujeito a lotação. E mais: durante a feira, os visitantes poderão degustar os vinhos comprados em qualquer restaurante do shopping sem cobrança de taxa de rolha.

Jazz no Baixo Gávea

Tradicional ponto boêmio da cidade, o baixo Gávea recebe de sexta (11) a domingo (13) o GáveaJazz que leva shows, food trucks, programação infantil e telão com jogo de futebol para a praça. Com atrações gratuitas, o evento promove apresentação de artistas independentes de diferentes estilos do gênero musical. Saiba mais detalhes da programação aqui.

Festival de Cinema da Nova Zelândia

(Reprodução/Reprodução)

O Rio ganhou ares neozelandeses a partir desta quinta (10). O Festival de Cinema da Nova Zelândia no Brasil, inédito no país, vai ocupar as salas do Espaço Itaú Botafogo até o dia 16. O evento é realizado pela Embaixada da Nova Zelândia no Brasil, em parceria com o Ministério de Cultura, Artes e Patrimônio da Nova Zelândia e com a New Zealand Film Commission. Confira a programação aqui.

Jeffrey Party

(Diego Batista/Divulgação)

A partir deste sábado (12) o Rio ganha mais uma festa de rua para entrar no calendário de eventos gratuitos da cidade. A cada quinze dias a rua Tubira, no Leblon, será palco de apresentações musicais de diferentes estilos, comidinhas criadas exclusivamente por chefs e, claro, cerveja. O evento é gratuito, aberto a toda a família, inclusive aos bichinhos de estimação.

Nessa primeira edição a cervejaria lança a sua Jeffrey Niña na versão 600ml. Para acompanhar, o jazz progressivo alemão da banda instrumental Art Against Agony – cujos integrantes se mantém em anonimato e se apresentam mascarados. Na sequência, o blues sulista americano pega a estrada do rock rural brasileiro e do folk nordestino nos acordes da banda Facção Caipira, que tocará as faixas do seu álbum de estreia “Homem Bom”.

O convidado gastronômico da vez é a marca Brauni, que não vive somente de chocolate! Eles prepararam um cardápio especial para o evento, que conta com sanduíches de costela de porco, pão italiano com salame, além de dois pratos de massa.

Jeffrey Party. Sábado (12), das 15h às 21h. Rua Tubira, loja 8 C. Entrada Gratuita

 

Exposição de guitarras grafitadas do Rock in Rio

O grafiteiro Toz exibe sua guitarra do Rock in Rio (Agência 14/Divulgação)

O Rock in Rio convidou cinco artistas plásticos para grafitarem réplicas da guitarra símbolo do festival. As peças de 2,65m, assinadas por Tinho, Toz, BR, Mateu Velasco e Ramon Martins, serão exibidas na exposição Arte por Um Mundo Melhor, desta quinta (10) até o dia 27 de agosto, no 1º piso dop Shopping Leblon. A mostra será uma prévia de uma das atrações da Cidade do Rock durante o evento, que acontece de 15 a 24 de setembro. Ao final do festival, as obras serão leiloadas e a renda será revertida para o replantio de árvores nas cabeceiras do Rio Xingu, pelo projeto socioambiental Amazonia Live.

Mascote do shopping, o urso Afrânio aparecerá vestido de roqueiro este mês. Serão sorteadas ainda bicicletas elétricas Rock in Rio com caixas de som, durante a campanha de compras para o Dia dos Pais.

Exposição Arte por um Mundo Melhor: segunda a sábado, 10h às 22h; domingo, 11h às 21h. Até o dia 27 de agosto. Shopping Leblon – Avenida Afrânio de Melo Franco 290, Leblon, (21)2430-5122.

Ópera na Caixa Cultural

Inspirada na Mostra Mundo Giramundo, em cartaz na Caixa Cultural, o espaço apresenta neste sábado (12) o evento gratuito Ópera no Foyer, com árias (trechos de óperas) pertencentes ao universo operístico de algumas das peças já montadas pelo grupo de teatro de bonecos. O público pode esperar histórias de amor, fantasia, drama e alegria em trechos de obras como A Flauta Mágica, de Mozart; e O Guarani, de Carlos Gomes. Com os cantores líricos Loren Vandal e Rafael Siano, acompanhados pela pianista Eliara Puggina. Além da audição, o evento inclui um bate-papo a respeito da história da ópera no Brasil e no mundo, em um verdadeiro passeio lúdico pelo universo da música.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Sábado (12), 17h. Grátis.

Aulas de yoga

Aula especial para ciclistas na Barra (Foto/Divulgação)

Neste sábado (12), dois eventos oferecem aulas gratuitas de yoga em pontos distintos da cidade. Na Marina da Glória, um projeto em parceria com o Cahaya Yoga & Wellness pretende realizar práticas quinzenais. A estreia, a partir das 9h, convida toda família para a aula com a instrutora Luciana Pavão próximo ao novo deck panorâmico. Os interessados devem levar a própria canga ou tapete de Yoga.

Já na Barra, um aulão aberto ao público será focado em ciclistas, uma parceria da Gran Ciclismo com a Yoga Dex. Após o pedal de sábado, que reunirá integrantes dos Pedais Light e Bola de Fogo, a professora de yoga Adriana Dex vai ministrar uma a prática especial. As atividades, incluindo meditação e relaxamento, têm como objetivos aumentar a capacidade respiratória, fortalecer os grupos musculares mais exigidos durante os pedais. Além disso, os exercícios promovem a melhora na postura, aumento do foco e da concentração nos momentos mais difíceis das competições, desenvolve força e flexibilidade, proporciona equilíbrio emocional e aumenta a disposição para executar as tarefas do dia a dia. Informações e inscrições pelo telefone (21) 3326-7124.

Pirarucu, coelho e galinha d’angola
A lista acima elenca algumas das atrações do BBQ Fest, que acontece domingo (13) no Village Mall, na Barra. A degustação de carnes exóticas ficará a cargo de oito estações de churrascos montadas no local. Para quem tem um gosto mais conservador, delícias como picanha, cordeiro e choripan preparadas por chefs do Pobre Juan e outros restaurantes de renome estão garantidas.

Gim e Blues
Um bar de gim, atrações infantis e dois shows prometem animar o domingo no Rio Design Barra. Às 16h, Jefferson Gonçalves canta clássicos do blues e do rock. Já às 19h, é a vez da americana Alma Thomas. A programação musical do local se estende por todo fim de semana, com shows da cantora Taryn (sexta, às 19h) e do grupo Cecelo Frony Trio (sábado, 19h).

All that Jazz
A cantora e compositora Giovana Adoración faz um tributo à diva Ella Fitzgerald, no próximo domingo (13), às 15h, no Rio Design Leblon. O shopping manterá o clima de jazz durante todo o fim de semana, com apresentações do conjunto Trad Quartet (sexta, às 19h, no subsolo) e a banda Bombatrio (sábado, às 15h).

Arraiá do Falamansa

(Divulgação/Divulgação)

A banda de forró que fez sucesso no começo dos anos 2000 é a principal atração de domingo (13) da festa junina do shopping Uptown, na Barra. Com ingressos a R$ 20, o evento tem ainda outras atrações, como Ceceu Valença, filho mais velho de Alceu e baterista da banda do pai e Vitória Régia, a mítica banda de apoio do igualmente mítico Tim Maia. Ambos tocam no sábado, quando o arraiá vai de 18h à 0h. No Dia dos Pais, a festa começa às 17h e termina às 23h.

The Wineyard Experience

(Berg Silva/Divulgação)

No mês do Dia dos Pais, o complexo BarraShopping e New York City Center homenageia os amantes de vinhos, leigos e experts, com a a mostra The Wineyard Experience. A partir da quinta (3) até domingo (13) de agosto, os visitantes poderão conferir gratuitamente workshops com degustações e aprender um pouco sobre a produção e as características da bebida, como corpo e tempo de guarda, conhecer madeiras utilizadas na produção de barris de maturação e textura dos rótulos e descobrir aromas e sabores. Jam sessions diárias com os pianistas Gláucio Cristelo e Alfredo Sertã, acompanhados por sax e flauta, completam o programa.

Serão quatro workshops de 40 minutos por dia, com enólogos e especialistas, além de profissionais do setor das lojas Lidador e Camicado e dos restaurantes Fiammetta, Salitre e Le Vin. As inscrições serão feitas no próprio local, de acordo com a disponibilidade de vagas (vinte por sessão). Nos encontros, serão abordados mitos e verdades sobre o vinho, além de dicas sobre como servir, por exemplo. A programação pode ser consultada pela página do Facebook.

BarraShopping. Avenida das Américas 4666, Barra. Informações: 3089-1051

Chichico Alkmim

(CHICHICO ALKMIM/instituto moreira salles/Divulgação)

Fotógrafo. Mais de 200 imagens em preto e branco traçam um panorama da cidade mineira de Diamantina no início do século XX. São belos registros capturados por Francisco Augusto Alkmim (1886-1978), conhecido como Chichico Alkmim, em uma alentada exposição que se espalha em ordem cronológica por seis salas do Instituto Moreira Salles. Diferentemente de outros fotógrafos da época, o artista não se limitou a retratar apenas a burguesia, voltando sua câmera para trabalhadores do garimpo, paisagens, casamentos e até mesmo melancólicos funerais de crianças. As imagens, muitas vezes tremidas, acompanham também a evolução da técnica fotográfica. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de outubro.

Nam June Paik

(Paula Johas/Divulgação)

Ícone da videoarte, o artista coreano ganha uma retrospectiva no Oi Futuro Flamengo com quinze peças que retratam a linguagem pela qual se tornou conhecido. Na primeira sala, pequenos robôs feitos de diversos objetos conquistam o público pela aparência carismática, como é o caso de Ecce Homo (foto). Outras peças de Nam June Paik que chamam atenção são as telas com pinturas e colagens de itens de uso cotidiano, como sapatos, rádios, discos, entre outros. Vale acompanhar com calma a última parte da mostra, que explora a relação entre o artista e a violoncelista Charlotte Moorman, com quem ele realizou célebres performances. Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até o dia 27.

 

Exposição “Urbanizia”

Sete artistas, entre eles Benjamin Rothstein, Danielle Cukierman e Henrique Kalckmann, exibem quarenta composições inéditas a partir de quarta (9), na coletiva Urbanizia, espalhada por todas as galerias do 2º andar do Centro Cultural Justiça Federal. Pinturas, instalações, vídeos e objetos apresentam um olhar contemporâneo sobre a vida nos grandes centros urbanos. Metropolis, de Luciana Gaspar (foto), integra a lista. Flávio Santoro, Milena Soares e Rosana Diuana completam o time, escolhido sob curadoria de Isabel Sanson Portella e Jozias Benedicto. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 3 de setembro.

Débora Bolsoni abre mostra inspirada em canção de Luiz Melodia

(Reprodução/Acervo Abril)

“O sol vermelho é o clarão do dia / Da ilha longa de Paquetá.” Os versos de Luiz Melodia levaram a artista plástica Débora Bolsoni a desenvolver projetos sobre a dualidade entre quietude e movimento. O resultado é uma mostra batizada com o nome da canção Pra Aquietar, com abertura prevista para sexta, na galeria Athena Contemporânea. Concebidas durante um período de residência na fundação Cité Internationale des Arts, em Paris, as trinta obras inéditas seguem a linguagem desenvolvida por Débora, com formas tridimensionais que se relacionam com a arquitetura dos espaços. Entre os destaques estão a série No Names, But Names, com desenhos dispostos em cima de carrinhos de transporte, e a minimalista obra Esmaltado (foto), parte da série Sinédoques do Tindiba. Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), Copacabana. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 19 de agosto.

Carlos Zilio apresenta exposição individual na Anita Schwartz

(Vicente Mello/Divulgação)

Depois de mostrar sua obra no nova-iorquino MoMA, em 2015, como participante da coletiva Transmissions: Art in Central Europe and Latin America, 1960-1980, o artista plástico carioca Carlos Zilio estrela uma individual em sua terra natal. Ele vai exibir trabalhos inéditos na Anita Schwartz Galeria de Arte, a partir de quinta (20). Carlos Zilio — Pinturas, Desenhos e Objetos reúne quinze criações, de tamanhos variados, que tiveram como mote a figura do tamanduá. Curiosidade: o pai de Zilio tinha um como animal de estimação. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 26 de agosto.

Mostra Mundo Giramundo

(Pedro Motta/Divulgação)

Maior coleção particular de marionetes das Américas, com aproximadamente 1 500 bonecos e objetos de cena, o acervo do Museu Giramundo chega de Belo Horizonte para abastecer uma alentada exposição na Caixa Cultural. A partir de quarta (12), o espaço recebe 130 bonecos confeccionados para as montagens do grupo teatral criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Maria Antonieta Martins. Na programação da Mostra Mundo Giramundo, que ainda conta com desenhos e vídeos, estão previstos workshops gratuitos de manipulação (dia 21, às 15h), além da apresentação do espetáculo Pedro e o Lobo (dias 29 e 30, 16h). Atualmente, o trabalho do Giramundo pode ser visto também na TV: marionetes da trupe contracenam com os bonequeiros representados por Danton Mello e Dani Barros na novela Pega Pega. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 27 de agosto.

Exposição de Pedroluiss

Técnica milenar de criação manufaturada, o bordado ganhou outra funcionalidade nas obras de Pedroluiss. Munido de linha e agulha, o carioca trabalha sobre fotografias encontradas em feiras de antiguidades para inventar histórias a respeito das pessoas retratadas. O resultado pode ser visto na primeira individual do artista, batizada de Fio Condutor, em cartaz a partir de quinta (13). Na abertura, Pedroluiss criará bordados sobre fotos instantâneas clicadas no Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 3 de setembro.

Fotógrafo carioca abre exposições sobre castelos medievais

No sábado (30), o Instituto Cervantes apresenta a exposição Castelos de Luz na Noite Escura, com registros de Renan Cepeda dos castelos medievais espanhóis da região de Castilla y León. As belas imagens foram captadas com a técnica light painting, que consiste em fotografar com velocidade baixa imagens noturnas e inserir luz mediante diferentes técnicas. O contraste entre claro e escuro confere uma poética e cria novas identidades para símbolos do misticismo e do romantismo da península Ibérica. A série já foi premiada pelo Sony World Photography Award.

Instituto Cervantes. Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo. Segunda a sábado, 10h às 19h. Grátis. Até 21 de agosto.

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão

Inspiradas por grandes celebrações folclóricas (como o bumba meu boi, do Maranhão, ou o maracatu rural, de Pernambuco), obras de artesãos de todo o país foram selecionadas para a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão. Com abertura prevista para terça (20), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), a mostra apresenta objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais espalhados por nove ambientes. Os destaques incluem um conjunto de pequenas esculturas assinadas por Vitalino Pereira dos Santos, o renomado Mestre Vitalino (1909-1963) — entre elas Casamento a Cavalo (foto). Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 28 de outubro.

Exposição Olímpica

(Beto Gatti/Divulgação)

A partir de 23 de junho, Dia Olímpico, o Via Parque vai receber uma série de atrações para celebrar a data que marca a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894, e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo. Será possível conferir uma exposição com 11 fotografias inéditas, no 2º piso do shopping. São cliques de atletas do Time Brasil, que emocionam o país competindo em suas modalidades, como a que ilustra o sorriso tímido e orgulhoso da judoca e medalhista Rafaela Silva. A exposição poderá ser vista no horário de funcionamento do shopping, de 10h às 22h, de segunda a sábado, e de 13 às 21h, aos domingos.

J.Carlos: Originais

Quase 300 originais de José Carlos de Brito e Cunha, o grande desenhista J. Carlos (1884-1950), guiam o passeio pela história da primeira metade do século XX. IMS. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro.

Museu do Bonsai

Museu do Bonsai (Kevin Gentil/Divulgação)

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00. Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Galeria Marcelo Guarnieri

Orientado pela proposta de promover um diálogo entre arte moderna e contemporânea, o local apresenta, no momento, esculturas de animais assinadas pela artista búlgara Liuba Wolf. Curiosidade: as mesmas obras foram exibidas em 1965 no Museu de Arte Moderna. Rua Teixeira de Melo, 31 (lojas C e D), Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h.

Mercedes Viegas

Fundada nos anos 2000, representa cerca de vinte artistas. Atualmente, reúne, na coletiva Rosa, trabalhos de nomes como Antonio Bokel e Vânia Mignone. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábados, 15h às 19h. Grátis.

Bar Bukowski para funcionários públicos

(Guilherme Maia/Divulgação)

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir:desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Its like you read my mind! You appeaг to know so muich abοut tһis,
    like yоu wrote the book in it orr ѕomething. I think that үߋu
    could ԁo with a few pics to drive tһe message һome а little Ƅit, Ƅut іnstead
    of that, this іs wonderful blog. A great reaԁ. Ι’ll certainly be ƅack.