3 circuitos culturais surpreendentes no Rio de Janeiro

Procurando um lugar diferente para conhecer? Estes roteiros reúnem literatura, cultura, arquitetura e artes visuais

Um dos principais eventos de arte da América Latina, a ArtRio 2017, está chegando. A sétima edição da Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro acontece entre os dias 14 e 17 de setembro, na Marina da Glória. E nós, claro, já estamos em contagem regressiva. Até lá, que tal mergulhar na cultura carioca?

Com a curadoria do Bradesco, selecionamos 3 circuitos para você sair da rotina e conhecer ainda mais do que a cidade tem a oferecer no assunto. Dica especial: o último é uma programação exclusiva da ArtRio.

Circuito de Museus e Espaços Culturais

No Rio, não faltam lugares para quem gosta de prestigiar arte moderna, contemporânea ou popular. A arte está espalhada por toda parte na capital carioca. Você já visitou estes espaços?

Paço Imperial

Paço Imperial

 (christianbarroso/Instagram)

Você sabe em que lugar a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea? E onde foi que Dom Pedro I decidiu não voltar para Portugal e ficar no Brasil? Foi no Paço Imperial no Rio de Janeiro. Atualmente, o local é um espaço multicultural que conta com uma programação contínua que contempla artes visuais, artes cênicas, música e seminários. O local abriga ainda a Biblioteca Paulo Santos, um café, um restaurante e uma livraria.

Onde: Praça XV de Novembro, 48, Centro
Horário de Visitação: de terça a domingo, das 12 às 19h
Quanto: entrada franca

Museu Chácara do Céu

Museu Chácara do Céu

 (baixorio/Instagram)

Que tal ver obras de Manoel Bandeira e também o maior acervo público do pintor Cândido Portinari? No delicioso bairro de Santa Teresa está o Museu Chácara do Céu. O espaço integra o Museu do Açude e os Museus Castro Maya, e permite uma bela vista da cidade do Rio de Janeiro e da Baía de Guanabara.

Onde: Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa
Horário de Visitação: Diariamente, exceto às terças-feiras, das 12h às 17h
Quanto: R$ 6. Entrada franca às quartas-feiras

Casa França-Brasil

Casa França-Brasil

 (secretariadeculturarj/Instagram)

Documento do primeiro registro do estilo neoclássico na cidade, o projeto foi encomendado, em 1819, por D. João VI ao arquiteto francês Grandjean de Montigny para sediar a primeira Praça do Comércio do Rio de Janeiro. Atualmente, a Casa França – Brasil é dedicada à divulgação da arte e da cultura contemporâneas, principalmente, através dos acervos de catálogos e livros guardados em suas Salas de Leitura.

Onde: Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro
Horário de Visitação: de terça a domingo, das 10h às 20h
Quanto: entrada gratuita

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

 (Pedro Armando/Cavernas do MAC/Facebook)

Quer ir ainda mais além? A visita ao Rio ainda pode se estender até Niterói. É lá que está um dos ícones do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói). Ele conta com 1.217 obras da Coleção João Sattamini, de arte contemporânea, e com 369 obras doadas por artistas que expuseram no local. De quebra, o visitante ainda aproveita a vista privilegiada para a Baía de Guanabara.

Onde: Mirante da Boa Viagem, Boa Viagem, Niterói – RJ
Horário de Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Quanto: entrada R$ 10,00 (inteira). Às quartas-feiras, a entrada é franca. Diariamente, quem chegar de bicicleta não paga


Circuito de Bibliotecas

Além de um acervo único de livros e outras publicações, as bibliotecas do Rio de Janeiro ficam localizadas em prédios de grande valor arquitetônico. Não há dúvidas de que são muito mais do que um lugar para leitura.

Biblioteca do Paço Imperial

Paço Imperial

 (Paço Imperial/Facebook)

Se for ao Paço Imperial, conheça também a Biblioteca Paulo Santos. Ela homenageia um dos principais estudiosos da arquitetura luso-brasileira, criador e catedrático da disciplina “Arquitetura no Brasil”. De fato, arquitetura e urbanismo está em foco no local – que também aborda artes plásticas, história e engenharia e construção. Parte do acervo é composto por livros, periódicos, catálogos, teses e folhetos doados por Paulo Santos. A Biblioteca ainda conta com cerca de 50 mil páginas de material, dentre correspondências, mapas, fichas de aula, recortes de jornal e fotografias.

Onde: Praça XV de Novembro, 48, Centro
Horário de funcionamento:
segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h às 16h
Quanto: entrada livre

Real Gabinete Português de Leitura

Real Gabinete

 (Real Gabinete/Divulgação)

Construída em estilo neomanuelino, o Real Gabinete Português de Leitura é a associação mais antiga criada pelos portugueses no Brasil após a independência de 1822. Com exatos 180 anos, a biblioteca, inaugurada pela Princesa Isabel em 14 de maio de 1887, guarda cerca de 350 mil volumes. Entre as preciosidades  está um exemplar da primeira edição de Os Lusíadas, de 1572.

Onde: Rua Luís de Camões, 30, Centro
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas
Quanto: entrada livre

Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional

 (Riotur/Divulgação)

Com mais de 200 anos de história, a Biblioteca Nacional é a mais antiga instituição cultural brasileira e a maior da América Latina. São nove milhões de itens no acervo, o que faz a dela também uma das principais bibliotecas nacionais do mundo. No interior de seu prédio, há ainda laboratórios de restauração e conservação de papel, oficina de encadernação, centro de microfilmagem, fotografia e digitalização.

Onde: Av. Rio Branco 219, Centro Histórico, RJ
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados, das 10h30 às 15h
Quanto: entrada livre


Circuito Integrado de Galerias de Arte

Além da sede no Museu de Arte do Rio e intervenções pela cidade, faz parte da programação da ArtRio um circuito com eventos dedicados nos dias 11 e 12 de setembro. Prepare-se para uma programação exclusiva voltada para as artes visuais em diferentes pontos da Cidade Maravilhosa.

Galeria da Gávea

Localizada em um loft de 160 m2 no Alto da Gávea, zona sul carioca, a Galeria é um espaço voltado para a fotografia. Assim, há oito anos, a Galeria da Gávea apresenta um recorte atual da fotografia brasileira contemporânea e emergente. Lá, acontecerá a exposição do fotógrafo Luiz Braga, intitulada Abertura da Casa Nova.

Evento: 12 de setembro, das 18 às 21 horas
Onde: Rua Marquês de São Vicente, Gávea
Horário de Funcionamento: aberta de segunda a sexta, das 11 às 19 horas

Múltiplo Espaço Arte

Um ambiente de encontro com a arte contemporânea. Assim pode ser definida a Múltiplo Espaço Arte. A ideia é que o espaço crie as condições para que os olhares do público encontrem formas singulares de se relacionar com a arte. Durante a ArtRio, a Múltiplo irá receber a exposição “Estados da Imagem” de Waltercio Caldas.

Evento: 11 de setembro, às 17h
Onde: Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon
Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 18h30; sábado das 10h às 14h

Galeria Marcelo Guarnieri

A galeria tem como foco construir um diálogo contínuo entre a arte moderna e contemporânea, exibindo e representando artistas de diferentes gerações. O espaço irá receber a exposição individual da artista Amelia Toledo.

Evento: 11 de setembro, das 19h30 às 21h
Onde: Rua Teixeira de melo, 31 – lojas C/D, Ipanema
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 18h; sábado, das 11h às 15h

Galeria Paçoca

Cheia de personalidade, esta galeria de arte contemporânea foi criada em 2011. Pinturas, desenhos, fotografias, street art e esculturas são os destaques do espaço. Lá, os visitantes poderão prestigiar a exposição da artista Luluta Alencar.

Evento: 12 de setembro, das 19h às 21h
Onde: Rua Major Rubens Vaz, 103, Gávea
Horário de funcionamento:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s