Continua após publicidade

No Dia das Crianças, museus do Rio terão programação infantil gratuita

CCBB tem oficinas circenses e lanche para os pequenos. Museu do Pontal também celebra o picadeiro e Casa Museu Eva Klabin tem espetáculo e gostosuras

Por Marcela Capobianco
9 out 2024, 20h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Circo-Teatro-Saltimbanco
    Circo Teatro Saltimbanco: na programação do Museu do Pontal (./Divulgação)

    De atividades circenses a concertinhos, os museus do Rio capricharam na programação 0800 para entreter os pequenos e seus respectivos responsáveis no fim de semana. Tem celebração em vários cantos da cidade.

    Confira as dicas abaixo.

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    Festival circense no Museu do Pontal. 

    monociclo-circo
    Denise Lomeli: artista circense interage com o monociclo como se ele fosse um personagem (./Divulgação)

    A instituição que detém um dos maiores acervos de arte popular do país comemora os 3 anos da nova sede com uma maratona circense. O Festival de Circo no Museu do Pontal terá espetáculos e performances dignas dos melhores picadeiros, além de apresentações musicais, brincadeiras e oficinas. Toda a programação é gratuita e haverá vans gratuitas saindo do metrô da Barra e do Terminal Alvorada.

    Haverá performances, como as atuações da especialista em bolhas de sabão Clariana Maia (sábado, 10h30 e 11h20) e o Mirabolante Homem Bola (domingo, 12h), e teatro popular com o grupo Mamulengo Flor Mimosa (domingo, 14h30).

    No domingo, às 13h o multiartista circense Ivo Bernardo vai ensinar a como manter pratos, bolas e bastões em equilíbrio, na Oficina de Malabares. Destaque, ainda, para a turma de Bate-Bolas Brilhetes de Anchieta. Formado apenas por mulheres, o grupo vai simular uma saída de bate-bolas no domingo, às 15h30.

    A curadoria do evento é do artista multilinguagem Ricardo Gadelha e o grande homenageado é o octogenário Sebastião Pereira de Lima, o Mestre Martelo, o Mateus mais idoso em atividade no país. “Mateus é a figura fundamental do folguedo do Cavalo Marinho pernambucano, que anima a brincadeira e diverte o público”, explica Gadelha.

    Continua após a publicidade

    A programação completa está no site da instituição.

    Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra. Sáb. (12) e dom. (13), 10h/18h. Grátis.

    Vem Nesse Trem na Casa Museu Eva Klabin.

    carol-futuro
    Carol Futuro: cantora e atriz une composições própria a cantigas tradicionais no espetáculo Vem Nesse Trem (./Divulgação)

    A tradicional série Concertinhos de Eva terá edição especial no sábado (12), a partir das 16h, com a apresentação do espetáculo Vem Nesse Trem, concebido e estrelado por Carol Futuro e participação do multi-instrumentista Tiago Calderano.

    As as canções de Carol Futuro e Tiago Calderano se entrelaçam a cantigas folclóricas. Pequenos instrumentos, fantoches e outros acessórios ajudam a construir a história.

    Já que a tarde é de celebração, a partir das 14h já rola distribuição de pipoca, algodão doce e balões. Os miúdos também podem aproveitar os jardins da Casa na oficina de práticas artísticas Um Jardim Impresso.

    O museu também está aberta à visitação do acervo, com visita mediada entre 14h e 18h. A entrada é gratuita e o evento tem classificação livre.

    Continua após a publicidade

    Casa Museu Eva Klabin. Av. Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. Sáb. (12), 14h. Grátis, com retirada de ingressos na bilheteria. 

    + Dia das Crianças: 9 peças e shows para curtir em família

    CCBB.

    Atitude transformadora: ele fundou a ONG Favela Brass, que beneficia atualmente mais de 250 crianças e jovens
    Atitude transformadora: ele fundou a ONG Favela Brass, que beneficia atualmente mais de 250 crianças e jovens (Daniela Dacorso/Divulgação)

    O Centro Cultural Banco do Brasil comemora 35 anos no sábado (12). Neste dia, a entrada em todos os espaços é gratuita, incluindo teatro e cinema.

    No sábado (12) e no domingo (13), as crianças ainda recebem um lanche especial (sujeito a disponibilidade) e podem participar de oficinas circenses, distribuídas em vários horários, entre 10h e 17h. Tem perna de pau, bolha de sabão, malabares, bambolê… O térreo do prédio será transformado em um grande picadeiro.

    E ainda rola apresentação musical para animar ainda mais a galera. No sábado (12), às 14h, quem comanda a festa é a Orquestra Circônica e no domingo (13), é a vez das crianças e jovens do Favela Brass mostrarem a potência dos instrumentos de sopro, às 16h.

    CCBB. Rua Primeiro de Março, 66. Sáb. (12) e dom. (13), 9h/18h. Grátis. 

    Continua após a publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.