Clique e assine por apenas 3,90/mês

Em vídeo, artistas e atletas fazem homenagem ao Rio de Janeiro

O isolamento social encheu os cariocas de saudade da própria cidade. O poeta Ricardo Bergara se inspirou e convidou um time para brindar o Rio

Por Marcela Capobianco - 19 Maio 2020, 12h17

O período de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus é, em especial, mais sofrido para os cariocas, que precisam abdicar das paisagens deslumbrantes e dos lindos dias de sol de outono. Saudoso de um mergulho no mar de Ipanema, do jogo no Maracanã e do chope despretensioso na calçada, o poeta Ricardo Bergara  sentiu a inspiração chegar e, em poucas horas, escreveu 27 versos sobre a cidade.

+Rio tem a maior queda na curva de contágio do Coronavírus

Está tudo lá: o sol, o Carnaval, a fé, a alegria, as lajes do subúrbio, as pipas, e também as mazelas, como ressacas, inundações e a corrupção. Em cerca de duas semanas, Bergara conseguiu escalar um time de cariocas ilustres para gravar as estrofes e transformar tudo em um vídeo intercalado por imagens do Rio que tiram o fôlego de qualquer pessoa.

+ Pesquisa mapeia subnotificações de casos de Covid-19 no Rio

“Estamos todos trancados em casa, sem poder interagir com a cidade. Acabei me inspirando e escrevi o poema em poucas horas. Mostrei para o Zico, e ele adorou… Me perguntou ‘e agora, o que você vai fazer? Propus que ele gravasse um trecho, ele se amarrou e me mandou o vídeo logo depois. Aí corri atrás de mais 26 personalidades da cidade. Senti uma onda de solidariedade”, conta Bergara.

+ Para assinar Veja Rio clique aqui

Nomes como Marcos Palmeira, Marcelo Serrado, Cissa Guimarães, Bernardinho, Flavio Canto, Bia e Branca Feres toparam participar, enviando vídeos de suas casas. “O Murilo Benício chegou a gravar mas, como está isolado na Serra, não conseguiu enviar o vídeo. Acontece… E isso já me deu inspiração para fazer mais homenagens ao Rio”, complementa o poeta. A ideia dele é reunir todos os participantes do vídeo para um grande encontro de celebração. Quando o período de isolamento da pandemia acabar, é claro.

O resultado do vídeo você confere aqui:

Continua após a publicidade
Publicidade