Continua após publicidade

É ruim, mas faz bem

Rica em nutrientes, a frutinha goji berry ganha espaço na mesa das cariocas

Por Daniela Pessoa
Atualizado em 5 jun 2017, 14h03 - Publicado em 1 Maio 2013, 19h50

Ela é rica em fibras, vitaminas C, E, B1, B2, B6 e ácidos graxos como o ômega-3 e o ômega-6, ajudando no emagrecimento e retardando o envelhecimento das células. Ainda possui dezoito tipos de aminoácidos, que colaboram na produção de proteínas responsáveis por enrijecer os músculos. Com uma gama tão variada de nutrientes, a goji berry, uma frutinha vermelha e bem amarga, virou item de primeira necessidade na dieta das celebridades. A apresentadora Oprah Winfrey, a cantora Madonna e a modelo Kate Moss a consomem regularmente. Por aqui, a atriz Sophie Charlotte, estrela da próxima novela das 7, Sangue Bom, a apresentadora Fátima Bernardes e a it-girl Carol Buffara encabeçam o time de adeptas. “Os benefícios vão além dos quilos a menos. Ela melhora o viço da pele e dos cabelos, o desempenho físico e a concentração, e também ajuda a combater o stress”, afirma a nutricionista Patricia Davidson Haiat, que passou a receitar a baga a suas pacientes.

Na China, onde é utilizada há séculos pela medicina oriental, a frutinha milagrosa costuma ser ingerida in natura ou na forma de chá. Como ela chega desidratada, virou moda consumi-la como uma uva-passa, pura ou misturada a outras frutas, bem como a saladas, sucos e iogurtes. Assim, o sabor um tanto desagradável passa despercebido. Para que a goji berry faça efeito, recomenda-se a dosagem de duas colheres de sopa por dia, especialmente no café da manhã e após a prática de atividades físicas, quando o corpo precisa recuperar a energia. O mais importante, no entanto, é que ela seja associada a um programa alimentar de qualidade e a exercícios regulares. “Não há comprovação científica de que a goji berry, sozinha, ajude na perda de medidas. Ela é apenas um auxílio num processo muito mais complexo, que envolve comprometimento e dedicação”, alerta o endocrinologista Fabiano Serfaty, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Iede). Quando o assunto é emagrecer, nem Buda faz milagres.

goji-berry-02.jpg
goji-berry-02.jpg ()

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.