Continua após publicidade

Dez penteados práticos e estilosos para mudar o visual

Preparamos uma seleção com sugestões do livro Paixão por Cabelos, para você apostar em novos looks

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 2 jan 2017, 11h15 - Publicado em 4 mar 2016, 21h55

Tranças, topetes e coques são algumas das opções para mudar o visual das madeixas no dia a dia. Sem saber as técnicas e os melhores penteados para cada tipo de cabelo, muitas mulheres, no entanto, acabam usando sempre o mesmo look. Recém-lançado, o livro Paixão por Cabelos (ed. Sextante, R$ 49,90), da australiana Christina Butcher, promete resolver esse problema. Nele, a criadora do blog Hair Romance reúne 82 penteados diferentes e fáceis de fazer. Preparamos um pequeno aperitivo com dez penteados presentes na obra para você começar a treinar desde já os novos looks. Prepare-se e mãos à obra!

RABOS DE CAVALO

RABO DE CAVALO COM GOMINHOS

Este penteado é divertido, porém elegante, e muito fácil de fazer. Afofe cada parte do rabo de cavalo para criar um visual diferente. Esse estilo combina a funcionalidade de manter o cabelo bonito e arrumado com um visual despojado. Para um visual mais sóbrio, use elásticos que combinem com a cor do seu cabelo. Para criar um look divertido, você pode usar elásticos metalizados, presilhas ou grampos coloridos.

  • Nível de dificuldade: fácil
  • Comprimento ideal: longo
  • Precisa de aplique? Não, mas você pode usar um aplique de rabo de cavalo se o seu cabelo for curto
  • Precisa de ajuda? Não
Rabo de cavalo com Gominho

Rabo de cavalo com Gominho

Como fazer o penteado:

Você vai precisar de:

  • Escova
  • 4 a 6 elásticos (dependendo do comprimento do cabelo)

1) Escove o cabelo para remover os nós. Junto todo o cabelo num rabo de cavalo na parte de trás da cabeça e prenda com um elástico. Você pode fazer o rabo de cavalo no topo da cabeça se quiser um visual com mais movimento.

Continua após a publicidade

2) Pegue um elástico e prenda a uma distância de 5 cm da base do rabo de cavalo.

3) Continue colocando os elásticos em distâncias iguais ao longo da extensão do rabo de cavalo.

4) Continue!

5) Quando acabar, puxe suavemente cada parte do cabelo para afofar e destacar o formato do gomo.

Dica importante: Puxar com cuidado cada parte do cabelo não apenas destaca o formato característico desse rabo de cavalo como também faz com que seu cabelo pareça mais volumoso.

Continua após a publicidade

⇒ TRANÇAS

FAIXA TRANÇADA

Duas tranças escondidas que se cruzam no alto da cabeça para formar uma faixa trançada na linha atrás da orelha. Trata-se de um penteado delicado, porém firme, que dá um ar bucólico ao visual. Nesse penteado, o próprio cabelo é o acessório, portanto, nenhum outro adorno é necessário. Mas é possível incluir flores ou fitas no trançado para dar uma dimensão extra à finalização.

  • Nível de dificuldade: médio
  • Comprimento ideal: médio a longo
  • Precisa de aplique? Não
  • Precisa de ajuda? Não
Faixa trançada_MONTAGEM

Faixa trançada_MONTAGEM

Como fazer o penteado:

Você vai precisar de:

  • Escova
  • Grampo tipo clip
  • Dois elásticos transparentes pequenos
  • Grampos

1) Comece escovando o cabelo para desembaraçar. Prenda-o com um grampo tipo clip e separe uma mecha de 3 cm de trás da orelha esquerda. Trance essa mecha e prenda a ponta com um elástico transparente. Puxe as laterais da trança para afrouxá-la e estica-la. Se você começar a “abrir” a trança logo acima do elástico e fizer isso até o alto, pode realmente aumentar o formato da trança e fazer com que pareça mais grossa.

Continua após a publicidade

2) Repita essa operação no lado direito.

3-4) Puxe uma das tranças sobre a cabeça, como se fosse uma faixa, e prenda no alto da cabeça com um grampo.

5) Cruze a outra trança sobre a primeira e prenda com um grampo. Enfie as pontas das tranças embaixo uma da outra e esconda-as. Se necessário, use mais grampos e prenda as duas tranças juntas para uma melhor fixação.

Dica importante: Se o seu cabelo é longo, você pode trançar apenas um dos lados e obter uma faixa completa. Nesse caso, tente fazer o trançado puxando o cabelo para cima. Se começar da direção descendente, elas não ficarão niveladas atrás das orelhas.

TRANÇA CASCATA DUPLA

Continua após a publicidade

Esse penteado cria uma cascata dupla de tranas ao incorporar as mechas soltas da trança. O efeito é possível com duas tranças sepradas, uma sobre a outra, ou com uma trança simples que volta e continua embaixo da primeira trança de um jeito bem moderno. 

  • Nível de dificuldade: difícil
  • Comprimento ideal: médio a longo
  • Precisa de aplique? Não
  • Precisa de ajuda? Sim, mas com a prática é possível fazer sozinha
Trança cascata dupla

Trança cascata dupla

Como fazer o penteado:

Você vai precisar de:

  • Escova
  • Dois elásticos transparentes

1) Escove o cabelo e faça uma trança cascata cruzando a parte de trás da cabeça. Use um elástico transparente para prender as pontas da trança e deixe o restante num rabo de cavalo frouxo.

Continua após a publicidade

2) Comece a segunda cascata a 3 ou 6 cm abaixo do início da primeira trança. Separe uma mecha de 3 a 6 cm de cabelo e divida em três partes iguais.

3) Trance tudo junto, cruzando a mecha 1 sobre a 2, depois a mecha 3 sobre a 1. Acrescente a primeira mecha em cascata da primeira cascata na mecha 2 e cruze-a sobre a mecha 3.

4) Em vez de usar a mecha 1 para cruzar sobre a mecha 2, deixa-a de fora e escolha uma nova mecha de cabelo por trás dela. Cruze essa nova mecha sobre a mecha 2 e continue trançando. Na sequência, acrescente as mechas soltas da parte de cima da trança cascata, deixando solta a parte de baixo e separando uma nova mecha por trás da anterior.

5) Quando você atingir o lado direito, pare de acrescentar cabelo e prenda as duas tranças com um elástico transparente pequeno, ou finalize com uma trança básica.

Dica importante: O segredo desse penteado é incluir as mechas soltas da parte de cima da trança na trança debaixo. Na hora de trançar o cabelo de outra pessoa é bem mais fácil de ver quais mechas acrescentar. Para saber o que fazer com o próprio cabelo você pode seprar cada mecha em cascata com um elástico.

TRANÇA EM CABELO CURTO

Essa trança estilo holandês é perfeita para esse tipo de cabelo. Ela acompanha a linha do cabelo e termina atrás da orelha, e o restante do cabelo pode ficar torcido num nó baixo ou solto. É possível fazer esse penteado desde que seu cabelo tenha fios com pelo menos 9 cm de comprimento. Fios crespos também ficam ótimos com essa trança.

  • Nível de dificuldade: médio
  • Comprimento ideal: curto
  • Precisa de aplique? Não
  • Precisa de ajuda? Não
Trança em Cabelo Curto_MONTAGEM

Trança em Cabelo Curto_MONTAGEM

Como fazer o penteado:

Você vai precisar de:

  • Escova
  • Pente com cabo
  • Spray fixador
  • Grampos
  • Elásticos de cabelo

1) Escove o cabelo para desembaraçar os fios. Use um pente com cabo para repartir o cabelo atrás da cabeça e prenda num elástico pequeno. Dependendo do comprimento do cabelo, torça e prenda a mecha de trás num coque com ajuda de grampos.

2) Junto o restante do cabelo atrás da cabeça e prenda num elástico pequeno. Dependendo do comprimento do cabelo, torça e prenda a mecha de trás num coque com a ajuda de grampos.

3) na sequência, separe uma mecha de cabelo da frente e a divida em três. Faça uma trança holandesa acompanhando a linha do cabelo e ao redor do coque na parte de trás da cabeça.

4) Prenda a ponta da trança num coque com a ajuda de grampos.

5) Puxe as laterais da trança para destacar sua forma. Prenda qualquer mecha solta, mas deixe alguns fios emoldurando o rosto. Use o spray fixador para finalizar o penteado e deixá-lo bem firme.

Dica importante: Para aumentar a textura, o volume e a altura do cabelo, reforce o cacheado antes de usar o aparelho para modelar cachos com diâmetro de 3 cm. Uma mousse ou pomada para dar volume também ajuda a deixar os fios com mais textura.

TRANÇA COM LAÇOS

Essa trança é adequada a todos os comprimentos de cabelo e também para os cortados em camadas, mas funciona melhor no cabelo fio reto. Os laços são feitos com seu próprio cabelo, portanto, não é necessário acrescentar nenhum adorno extra.

  • Nível de dificuldade: difícil
  • Comprimento ideal: médio a longo
  • Precisa de aplique? Não
  • Precisa de ajuda? Sim
Trança com laços_MONTAGEM

Trança com laços_MONTAGEM

Como fazer o penteado:

Você vai precisar de:

  • Escova
  • Pente fino
  • Spray fixador ou pomada
  • Grampo aberto
  • Elásticos de cabelo

1) Comece trançando uma parte do cabelo. Você pode usar uma trança angelical ou uma trança embutida como base. Deixe solta uma mecha de 1,5 cm ao lado da trança para fazer os laços.

2) Tire uma pequena mecha de cabelo da mecha de 1,5 cm e enrole-a ao redor do dedo para criar um laço. Coloque o grampo, enfiando primeiro a ponta fechada, numa mecha da trança.

3) Passe o laço feito com a mecha de cabelo na ponta do grampo e segure-o com a mão esquerda enquanto puxa cuidadosamente de volta pela trança com a mão direita.

4) Conforme você retira o grampo, ele forma a outra metade do laço. Puxe o grampo com cuidado até que esteja satisfeita com o formato do segundo laço e só então tire o grampo. Você tem agora um laço completo ao longo da trança.

5) Repita os passos 2 e 4 até o final da trança enquanto houver cabelo para fazer os laços.

Dica importante: Dependendo do comprimento do cabelo, pode ser que sobrem algumas mechas depois de fazer os laços. A saída é usar essa sobra no laço seguinte ou deixa-la solta ao longo da trança. O laço seguinte cobrirá os fios soltos, de modo que não ficará muito aparente.

⇒ COQUES, NÓS E TORCIDINHOS

COQUE ALTO DESALINHADO

Quando mais desarrumado e sujo o cabelo estiver, melhor ficará o coque. Se o cabelo estiver limpo, use um pó modelador ou um spray de água salgada para bagunçar os fios antes de fazer o penteado. Este penteado é bem simple e não há necessidade de enfeitar o coque. Uma faixa ou fita bem fininha podem dar um toque de cor, mas não exagere.

  • Nível de dificuldade: fácil
  • Comprimento ideal: longo
  • Precisa de aplique? Não
  • Precisa de ajuda? Não
Coque Desalinhado_MONTAGEM

Coque Desalinhado_MONTAGEM

Como fazer o penteado:

Você vai precisar de:

  • Xampu seco
  • Enchimento em forma de rosquinha
  • Pente
  • Grampos
  • Elástico de cabelo
  • Grampo invisível (opcional)

1) Borrife xampu seco no cabelo para criar volume. O objetivo é que o visual final pareça bagunçado e relaxado, portanto, não penteie o cabelo. Use os dedos para juntar e fazer um rabo de cavalo alto. Coloque o enchimento em forma de rosquinha na base do rabo.

2-3) Desfie o rabo de cavalo para criar ainda mais volume.

4) Torça o rabo de cavalo com cuidado, curvando-o ao redor de sua base para fazer o coque. Use grampos para prender o coque. Se o seu cabelo é grosso ou crespo, experimente usar um grampo invisível para deixar o penteado mais firme.

5) Puxe algumas mechas de cabelo e deixe-as soltas ao redor do rosto e na base da nuca para dar um visual mais natural.

Dica importante: o xampu seco é o produto modelador perfeito para esse penteado, esteja seu cabelo sujo ou não. Ele absorve a oleosidade das raízes e dá mais textura às pontas e ao meio do cabelo.

COQUE GIBSON

Perfeito para eventos mais formais e sofisticados, o coque Gibson é um penteado clássico que ficou popular nos anos 1940 e essa é uma versão atualizada do original. Usando como base um rabo de cavalo, você nerola o cabelo na linha acima dele. Incrivelmente fácil de fazer, o coque cria uma silhueta elegante com o design arredondado que acompanha a linha da nuca.

Ideal para ser usado com acessórios, você pode colocar suas joias preferidas no alto do rolo para deixar o penteado mais refinado. Flores naturais ou de seda também vão bem.

  • Nível de dificuldade: médio
  • Comprimento ideal: médio a longo
  • Precisa de aplique? Não
  • Precisa de ajuda? Não
Coque Gibson_MONTAGEM

Coque Gibson_MONTAGEM

Como fazer o penteado:

Você vai precisar de:

  • Escova
  • Grampos ou grampos invisíveis
  • Elástico de cabelo grosso
  • Spray fixador (opcional)

1) Escove o cabelo e prenda num rabo de cavalo baixo, na base da nuca.

2) Na sequência, deslize o elástico de 3 a 6 cm para baixo no rabo de cavalo, de modo a criar um espaço entre o elástico e a base da nuca.

3) Use os dedos para empurrar o cabelo e assim criar um espaço. Não empurre até vazar do outro lado, simplesmente crie um espaço para abrigar todo o cabelo

4) Torça o rabo de cavalo para cima e comece a empurrá-lo para dentro desse espaço. Continue torcendo e empurrando até esconder tudo.

5) Quando o cabelo estiver todo escondido, fixe-o no lugar com grampos. Finalize com uma borrifada de spary para o penteado durar o dia inteiro.

Dica importante: Não se esqueça de prender as laterais do cabelo no coque. Quando começar a enrolar o cabelo para o espaço acima do rabo de cavalo, pode parecer apertado, mas não se preocupe. Continue, para criar o formato torcidinho.

COQUE DUPLO

Esse penteado é perfeito para quem precisa de volume, pois ele causa a impressão de que você tem muito cabelo. Além disso, o coque duplo ajuda a manter os fios controlados, além de suavizar o rosto sem deixar a franja solta.

  • Nível de dificuldade: fácil
  • Comprimento ideal: médio a longo
  • Precisa de aplique? Não
  • Precisa de ajuda? Não
Coque duplo_MONTAGEM

Coque duplo_MONTAGEM

Como fazer o penteado:

Você vai precisar de:

  • Escova
  • Grampos

1) Comece escovando o cabelo e prendendo a franja ou as camadas mais curtas na frente num torcidinho na parte de trás da cabeça.

2) Junte essa mecha torcida ao cabelo do alto da cabeça (acima da linha da orelha).

3) Faça um coque na parte de trás da cabeça com essa parte do cabelo. Prenda com a ajuda de grampos.

4) Pegue o restante de cabelo e faça um segundo coque logo abaixo do primeiro.

5) Prenda o segundo coque e use alguns grampos mais longos para conectar os coques e prendê-los juntos.

Dica importante: Ao prender os dois coques juntos, você só não vai manter um visual impecável, como também vai dar estrutura e força a eles. Prenda pelo meio do coque mais alto e por baixo do outro, ou prenda pelas laterais e diagonalmente.

COQUE PRESO COM UM LAÇO

Romântico e feminino, o coque preso com laço usa pequenas mechas de cabelo para fazer um laço de verdade. Se você quiser um detalhe extra, pode prender algumas fitas finas a partir do elástico que mantém o laço no lugar e entrelaça-las nas alças do laço.

  • Nível de dificuldade: fácil
  • Comprimento ideal: longo
  • Precisa de aplique? Não
  • Precisa de ajuda? Não
Coque preso com um laço_MONTAGEM

Coque preso com um laço_MONTAGEM

Como fazer o penteado:

Você vai precisar de:

  • Escova
  • Spray fixador (opcional)
  • Grampos
  • Elástico transparente pequeno

1) Escove o cabelo e separe duas mechas, ambas com 3 cm de largura, uma de cada lado da cabeça. Junte as duas mechas atrás e prenda com um elástico transparente pequeno.

2) Dê uma segunda volta no elástico, mas puxe apenas metade do cabelo de modo a formar uma alça.

3) Divida a alça em duas e separe as duas mechas para criar as laterais do laço.

4) Separe uma pequena mecha de cabelo da parte solta abaixo do laço e enrole para cima de modo a formar a parte do meio do laço.

5) Prenda o laço no lugar com grampos.

Dica importante: Coloque o grampo no sentido horizontal no meio do laço e prenda-o no cabelo debaixo, e prenda também as alças do laço nas laterais. Isso faz com que o penteado fique firme e ao mesmo tempo esconde os grampos. Para uma fixação mais forte, dê uma borrifada de spray.

⇒ BUFANTES

BUFANTE CLÁSSICO DOS ANOS 60

A beleza desse clássico é sua versatilidade. Perfeito para uma noite mais formal ou para um evento importante, esse penteado também é uma ótima escolha para o ambiente de trabalho. Como o bufante é mais adequado para um look vintage, opte por saias lápis e vestidos retos. Uma faixa de seda é o acessório perfeito para dar um acabamento à parte da frente do bufante. Para um visual noturno, use uma tiara.

  • Nível de dificuldade: médio
  • Comprimento ideal: médio a longo
  • Precisa de aplique? Sim, quanto mais cabelo, melhor
  • Precisa de ajuda? Não
Bufante clássico dos anos 1960_MONTAGEM

Bufante clássico dos anos 1960_MONTAGEM

Como fazer o penteado:

Você vai precisar de:

  • Grampo tipo clip
  • Grampos ou grampos invisíveis
  • Pente
  • Escova de cerdas
  • Spray fixador

1) Reparta o cabelo de orelha a orelha na parte  de trás e separe a mecha do alto da cabeça. Pegue a parte de baixo e faça uma torção para o lado direito.

2) Vire essa parte torcida para cima e continue torcendo a mecha para fazer um coque banana. Esconda as pontas do cabelo dentro do coque e prenda com grampos.

3) D3esfie a parte de cima. Comece pelo topo da cabeça e use um pente ou uma escova de cerdas finas para desfiar a raiz do cabelo até que a mecha fique em pé sozinha. Use a escova de cerdas finas para alisar a camada externa dessa mecha.

4) Enrole as pontas da parte de cima do cabelo ao redor e abaixo da base do bufante. Posicione essa parte acima do coque banana e prenda com grampos para bob ou grampos decorados.

5) Prenda as laterais do cabelo atrás e certifique-se de que o bufante está impecável. Se você usa franja, pode deixa-la solta ou prendê-la atrás da orelha. Finalize com bastante spray fixador, como se fazia nos anos 1960. Isso vai ajudar o penteado a durar o dia inteiro.

Dica importante: Para garantir que o bufante fique bem armado, você precisará usar um produto para estruturar e segurar o cabelo. Se o seu cabelo é fino e ralo, aplique uma mousse para dar volume e use o secador para fixa-la. Se o bufante não está firme, continue desfiando e aumente as borrifadas de fixador.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.