Rock in Rio: sete dicas para tirar o chope perfeito

À frente do camarote da Heineken na Cidade do Rock, o holandês Jaap Kater ensina o passo a passo para servir a bebida da forma ideal

Dicas de quem entende do assunto: como tirar o chope perfeito

Dicas de quem entende do assunto: como tirar o chope perfeito (Heineken/Divulgação)

Ninguém gosta de um chope aguado e cheio de espuma. Mas poucos sabem a importância dela para uma degustação bem-sucedida. Que tal aprender a tirar aquele chope esperto com quem entende do assunto?

Os convidados do camarote da Heineken no Rock in Rio 2017 contam com um show à parte diante do balcão: oito jovens e animados holandeses – cinco rapazes e três moças – servem o chope da marca aos convidados. Supervisor da turma na Heineken Experience, espaço interativo da cervejaria em Amsterdã, Jaap Kater, em sua quinta passagem pelo país, ensina sete dicas para tirar o chope perfeito.

Jaap Kater: o holandês ensina a servir a bebida da melhor forma

Jaap Kater: o holandês ensina a servir a bebida da melhor forma (Heineken/Divulgação)

1. A cerveja deve estar gelada. A temperatura ideal varia para cada tipo: cervejas do estilo american lager, como a Heineken, devem ser servidas entre 0 e 2 graus. Leves, de trigo, como uma witibier ou uma lambic, entre 2 e 5 graus. Exemplares mais complexos, como vienna, bock ou tripel, entre 8 e 12 graus. As mais encorpadas e alcoólicas, a exemplo das barley wine e stout, podem ser servidas de 12 a 16 graus.

2. Escolha o copo correto para cada estilo: as pilsen geralmente vão em tulipas, lagers no tradicional copo de chope de mesmo nome, escuras e IPAs vão bem em caldeiretas e por aí vai.

3. O copo em que o chope será servido deve estar bem limpo e não deve ser utilizado para outras bebidas, como refrigerante ou, especialmente, leite, que deixa gordura. Sujeiras como marca de batom e traços de outros líquidos podem interferir no sabor.

 (Heineken/Divulgação)

4. O líquido deve ser tirado com um único movimento da torneira, com o copo inclinado em um ângulo de 45 graus.

5. A espuma é extremamente importante e serve para proteger a bebida, para que nada entre ou saia, e promove uma experiência completa na degustação. Uma tradição da Heineken é cortar o excesso no copo com uma espátula, garantindo o colarinho perfeito.

 (Heineken/Divulgação)

6. Saboreie o chope em pequenos goles por debaixo da espuma, que deve permanecer intacta (ou quase) até o fim.

7. Sirva (e beba) o chope sempre com um sorriso: a bebida fica mais gostosa

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s