Imagem Blog

Vinoteca

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Qual a etiqueta do vinho no restaurante

Pedir vinho em um restaurante segue um passo a passo padrão

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 jun 2024, 05h00

Quem tem medo de pedir vinho em um restaurante? Não são poucos. Para ajudar neste momento preparamos um passo a passo para você.

 

1- Ao chegar no restaurante o sommelier, maitre ou garçon normalmente irá lhe oferecer a carta de vinhos, ou você pode pedi-la: “a carta de vinhos por favor”.

 

2- Leia a carta com calma. Esta normalmente estará organizada por tipo, país e preço. Leve em consideração suas preferências pessoais, o tipo de comida que você está pedindo e o seu orçamento.

Continua após a publicidade

 

3- Fique à vontade para pedir a orientação ao sommelier. Ele é quem melhor conhece a carta e o menu. O bom sommelier saberá identificar seu gosto, sua disposição financeira, fazer o melhor casamento com o menu e conciliar o gosto de todos à mesa. Se achar necessário, peça para ver a garrafa, sem compromisso.

 

4- Ao trazer a garrafa solicitada o sommelier deve mostrá-la antes de abri-la. Confira seu pedido, veja se o vinho e safra estão corretos e autorize a abertura. Um simples “pode abrir”.

Continua após a publicidade

 

5- O sommelier irá abrir a garrafa em um local onde você possa ver, uma mesa ao lado talvez. Ele então provar um “micro-gole” do vinho para verificar se não está estragado.

 

6-Talvez ele coloque a rolha em sua mesa. Não é necessário, no entanto, caso queira, examine e cheire a rolha. Se ela estiver verde e bolorenta há chance do vinho estar estragado. A meu ver é desnecessário examinar a rolha, já que uma vez aberto o vinho, podemos examinar diretamente o vinho.

Continua após a publicidade

 

7-O sommelier também pode perguntar se você deseja alguma opção adicional, como decantar.

 

8- Depois o sommelier irá servir uma pequena dose para que você. Verifique se o vinho está de acordo. Depois sua aprovação, com um “pode servir”, o sommelier irá servir todos os outros à mesa (primeiro mulheres, depois homens). Por último a sua taça será completada.

Continua após a publicidade

 

9-E se o vinho estiver ruim, posso devolver? Você só deve recusar o vinho que você escolheu se este estiver defeituoso. Se o vinho está são, mas não era bem o que você queria, paciência. Contudo se foi o sommelier que escolheu o vinho, esta troca é mais fácil. Vale sempre o bom senso.

 

10- O sommelier deve servir o suficiente, nunca mais que a metade da taça, para que haja espaço na taça para que os aromas do vinho se mostrem.

Continua após a publicidade

 

11- O sommelier bem treinado saberá dividir a garrafa de modo que todos recebam a mesma dose, e não abrirá outra garrafa sem sua autorização. Neste caso a outra garrafa (mesmo que seja do mesmo vinho) seguira todo o ritual novamente.

 

12- Ao mudar de prato é normal mudar de vinho.

 

Agora é hora de saborear o vinho, e se ao acabar a refeição, sobrar vinho na garrafa, leve o restante para casa. Cada restaurante pode ter suas próprias variações nesse processo, mas esses são os passos gerais para pedir vinho

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.