Imagem Blog

Vinoteca

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Orgânicos, biodinâmicos e naturais, qual a diferença?

Por Marcelo Copello  O que é um vinho orgânico? Chamamos de “vinho orgânico” os vinhos produzidos a partir de uvas de cultivo orgânico que consiste em utilizar apenas produtos naturais contra pragas. Em outras palavras, não são utilizados os ditos “agrotóxicos”. Os vinhos de agricultura orgânica seguem regras e são certificados. E o que é um vinho biodinâmico, é o mesmo que orgânico? […]

Por marcelo
Atualizado em 25 fev 2017, 18h31 - Publicado em 20 out 2014, 17h40
PHOTOGRAPHY BY MEDIAKOO SYDNEY AUSTRALIA CONTACT GRANT TURNER PHONE +61 4194 04194 EMAIL mediakoo1@optushome.com.au grant@mediakoo.com WEB www.mediakoo.com (/)
Continua após publicidade

Por Marcelo Copello

vinhos-org%c3%a3nicos

 O que é um vinho orgânico? Chamamos de “vinho orgânico” os vinhos produzidos a partir de uvas de cultivo orgânico que consiste em utilizar apenas produtos naturais contra pragas. Em outras palavras, não são utilizados os ditos “agrotóxicos”. Os vinhos de agricultura orgânica seguem regras e são certificados. E o que é um vinho biodinâmico, é o mesmo que orgânico? Não, a biodinâmica é uma espécie de aprofundamento da agricultura orgânica, agregando conceitos espirituais e filosóficos, buscando uma harmonia com a natureza. Seu processo segue uma série de preceitos, como respeitar as fases da lua, os produtos utilizados contra pragas são naturais, como camomila, estrume e quartzo, e enterrados nos vinhedos em chifres ou crânios de bois, e não são utilizados tratores e sim cavalos, para não compactar o solo. Os vinhos biodinâmicos também seguem regras rígidas e são certificados. E vinhos naturais? Estes são naturais não apenas na agricultura, mas também ao transformar a uva em vinho. Evitam práticas como correção de acidez, micro-oxigenação, ou adicionar qualquer produto ao vinho, como aditivos para cor e aromas, leveduras, açúcar e principalmente conservantes.

 Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.