Imagem Blog

Vinoteca

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Chianti, um clássico renovado

por Marcelo Copello No mundo inteiro, quando se pensa em vinho típico italiano, o primeiro nome a ser lembrado é Chianti e, quando nos referimos a este ícone, é impossível não lembrar do nome Barone Ricasoli. Tive a oportunidade de entrevistar o barão há alguns anos. Vejam a entrevista e leiam sobre a história deste […]

Por marcelo
Atualizado em 25 fev 2017, 19h32 - Publicado em 7 nov 2011, 16h07
 (/)
Continua após publicidade

por Marcelo Copello

No mundo inteiro, quando se pensa em vinho típico italiano, o primeiro nome a ser lembrado é Chianti e, quando nos referimos a este ícone, é impossível não lembrar do nome Barone Ricasoli. Tive a oportunidade de entrevistar o barão há alguns anos. Vejam a entrevista e leiam sobre a história deste clássico italiano.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=EFLzxwmtCac&w=420&h=315%5D

As primeiras menções a um vinho com nome de Chianti datam do século XIV, contudo não se sabe ao certo como era seu gosto nos primórdios. O padrão do Chianti moderno foi estabelecido em meados do século XIX por Bettino Ricasoli, conhecido como o Barão de Ferro. Depois de muitas experiências ele chegou à fórmula que serve de base até hoje: 70% da tinta Sangiovese, que dá corpo e cor; 20% da tinta Canaiolo, que contribui com maciez, e 10% das brancas Trebbiano ou Malvasia, que conferem leveza e frescor à mistura. A receita do barão fez sucesso e foi seguida por muitos produtores locais.

À medida que a popularidade do vinho cresceu, sua qualidade caiu e, nos anos 60, Chianti virou sinônimo de líquidos simples, baratos e sem expressão. Como consequência disso os negócios andaram mal para a família Ricasoli, que em 1971 acabou vendendo a vinícola e a marca para uma grande multinacional, que privilegiou a quantidade e não a qualidade dos vinhos. Esta situação viria a ser revertida em 1993 quando Francesco Ricasoli, tetraneto do mítico barão, que trabalhava com fotografia e publicidade, recomprou a marca e reconstruiu o negócio da família. Hoje, dez anos depois, o nome Ricasoli volta a ser associado a ótimos vinhos.

Continua após a publicidade

Hoje, os vinhos da Barone Ricasoli estão no Brasil com a INOVINI (www.inovini.com.br). O vinho principal da empresa, o Castello di Brolio é um Chianti “normale” e não um “riserva” – para tal, por lei, precisaria descansar mais um ano na garrafa antes de ser comercializado. Ao ser indagado por que não produz um “riserva”, Ricasoli surpreendeu: “Segundo você, um Château Margaux deveria fazer um reserva? Não quero ser presunçoso, mas o conceito é semelhante. Para o consumidor, a garantia de qualidade é nosso nome, independentemente de ser um reserva, pois reservas medíocres existem aos montes”.

castelo-de-brolio

Há quem diga que os Chiantis modernos e mais encorpados, como o Castello di Brolio, perderam sua tipicidade, que era de vinhos jovens, de médio corpo, para acompanhar a macarronada. Ao ser questionado sobre o assunto, Ricasoli disse: “Quando meu tataravô inventou a formula do Chianti, ele já fazia distinção entre Chiantis de consumo imediato e para guarda. O problema é que no século XX, sobretudo nos anos 60 e 70, houve um grande abuso do nome Chianti, engarrafando-se produtos de baixa qualidade. O gosto do consumidor evoluiu nestes últimos 40 anos e Chianti Classico seguiu esta mudança, é mais bem feito, tem mais estrutura e está, certamente, muito melhor”.

Continua após a publicidade

.

Marcelo Copello (mcopello@bacomultimidia.com.br)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.