Imagem Blog

RJ-450 Na contagem regressiva para os 450 anos do Rio de Janeiro

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Bares, histórias e encantos do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Lieutenants of the Devil e o carnaval de cem anos atrás

No capítulo de “The Beautiful Rio de Janeiro” dedicado à sociedade carioca, nas últimas páginas do primeiro guia em inglês sobre a cidade maravilhosa, o autor Alured Gray Bell relata sua experiência carnavalesca no tempo que cá esteve. Estima em 200 mil pessoas o público que comparece, “de forma mais ou menos ordeira”, à Avenida […]

Por rafaelsentose
Atualizado em 25 fev 2017, 18h46 - Publicado em 5 mar 2014, 15h14
Captura de Tela 2014-03-05 às 10.06.35
Captura de Tela 2014-03-05 às 10.06.35 (/)
Continua após publicidade

No capítulo de “The Beautiful Rio de Janeiro” dedicado à sociedade carioca, nas últimas páginas do primeiro guia em inglês sobre a cidade maravilhosa, o autor Alured Gray Bell relata sua experiência carnavalesca no tempo que cá esteve. Estima em 200 mil pessoas o público que comparece, “de forma mais ou menos ordeira”, à Avenida Rio Branco nos quatro dias de folia. Cita o tradicional clube carnavalesco Tenentes do Diabo, com seu nome devidamente traduzido para o idioma de Shakespeare: Lieutenants of the Devil.

“Esses quatro dias incríveis de interrupção são pura diversão e, num primeiro momento, podem incomodar os negociantes ingleses e americanos. Mas tudo corre tão bem, e a diversão é tão genuína, que, mesmo sem se dar conta e independentemente da vontade, qualquer um se pega brincando o carnaval. (…) A frugalidade da multidão é surpreendente, assim como o esguichar do lança-perfume durante o desfile de belos e iluminados carros, organizado por clubes como o Lieutenants of the Devil e outros, que proporciona espetáculos que valem à pena serem vistos”.

Abaixo, as fotos de “The Beautiful Rio de Janeiro” mostram um flagrante noturno do desfile de automóveis do carnaval carioca nos primeiros anos da década de 1910, a Avenida Rio Branco que chegava a receber 200 mil pessoas ao longo dos quatro dias e senhoras elegantes “fazendo a avenida”, como se falava na gíria, também conhecido como o “footing elegante”.

tbrj-carnaval-avenida-rio-branco-central-sociedade-carioca

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.