Tem festa na roça e no arraiá: escolha seu par e divirta-se
Awurê Festa na Roça e Arraiás das Divas, Rio, Estopim e Casarão Floresta trazem forró e quadrilhas nesse fim de semana.
Quem ainda espera por uma festa junina pode se alegrar. O fim de semana promete, ainda com boas opções. De hoje a domingo, tem festa na roça em Piedade, Barra da Tijuca, Morro da Urca, Lapa e Cosme Velho.
Destaque para Awurê Festa na Roça, o próximo domingo, 10, a partir de 16h, com uma edição especial promovida pelo Grupo Awurê, que abre uma brecha em seu trabalho original para celebrar essa festa popular brasileira. Tradicionalmente, o Awurê se dedica ao samba e ao resgate das tradições africanas, com especial ênfase nas músicas e rituais do candomblé. E a festa vem com a participação mais do que especial de Kiko Horta e sua sanfona, que também é um dos líderes do Cordão do Boitatá. Além de música de primeira, eles prometem também a tradicional quadrilha julina, com direito à barraca do beijo e alujá (um toque de Xangô, no sincretismo religioso, São João) para “acender a fogueira do seu coração”.
“Vamos reverenciar uma festa tradicional que faz parte da vida de todo brasileiro, as chamadas festa juninas, julinas, dedicadas aos santos João, Pedro e Antônio, em que se festeja com danças, comidas típicas do Nordeste, muito forró, baião e ritmos consagradas em todo Brasil”, diz Fabíola Machado.
O palco dessa festa será o subúrbio carioca de Piedade, no Espaço Cultural 021Arena, na Rua Gonçalo Coelho, 230. Quem comanda o projeto são quatro artistas do grupo Awurê, todos candomblecistas, ligados à música: Fabíola Machado, cantora, compositora e instrumentista; Arifan Jr, cantor, compositor e produtor cultural; Anderson Quack, produtor cultural e diretor artístico; e Pedro Oliveira, designer gráfico e sambista.
Outra opção para quem quer se aventurar nos ritmos do “anarriê” é o “Arraiá das Divas”, que começa nesta sexta (8), organizado por Valéria Wright, também presidente do bloco carnavalesco que leva o mesmo nome da festa. Em sua sétima edição – com intervalo nos dois anos de pandemia – vai ter apresentação de quadrilhas profissionais, shows de bandas de forró, barraquinhas com comidas típicas, food trucks e brinquedos para a criançada e adultos que aventuram em opções como o “touro mecânico”. Na parte musical, tem shows da Banda Tô Na Roça, com Indira Mel (nesta sexta, 8), Banda Forró Soul da Gema (sábado, 9) e Cowboy do Forró (domingo, 10).
O Arraiá das Divas acontece na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, que vai estar toda decorada e recebe pela segunda vez o evento, em virtude do seu crescimento, realizado anteriormente no Recreio. A entrada é gratuita, e a festa começa nesta sexta (8) e vai até domingo (10), das 16h à meia-noite.
“Voltar a fazer festa, principalmente um evento cultural popular, é algo renascedor. Durante dois anos não pudemos realizar essa festa, que é muito aguardada pelas crianças, por causa da pandemia. Foi um caos, tanto do ponto de vista financeiro, para nós produtores, quanto para nossa saúde mental. Mas agora, graças à vacina, pudemos voltar às ruas e retomar nossos festejos”, diz, animada, Valéria.
Opções por toda a cidade
O que não falta é opção de festa junina por toda a cidade. No Morro da Urca, tem o Arraiá do Rio, com show de Zé Ramalho, a banda Toda Forma de Amor e o DJ Marlboro, no sábado (9). E apresentação de Trio de Forró em um segundo ambiente, além de comidas típicas e brincadeiras.
Na sede do Cordão da Bola Preta, na Lapa, tem o “Arraiá do Estopim”, nesta sexta (8) à noite, com as bandas Estopim e Forrofiá, e Djs nos intervalos para manter a pista animada.
No Cosme Velho, também nesta sexta (8), tem o Arraiá do Casarão Floresta, com o grupo Raiz do Sana e o bloco Vem Cá Minha Flor.
Vista a sua roupa, procure seu par e divirta-se nos acordes das sanfonas espalhadas pela cidade.
Rita Fernandes é jornalista, escritora, presidente da Sebastiana e pesquisadora de cultura e carnaval.