Imagem Blog

Rita Fernandes

Por Rita Fernandes, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um olhar sobre a cultura e o carnaval carioca

Queremos! traz novidades para ouvidos mais atentos

Com programação única e muita pesquisa musical, festival se destaca pela qualidade da curadoria e experiência inédita

Por Rita Fernandes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 abr 2025, 08h54
O festival inova esse ano assumindo quatro diferentes palcos.
O festival inova esse ano assumindo quatro diferentes palcos. (Karyme França/Divulgação)
Continua após publicidade

No imenso universo de festivais que inundam o país, o Queremos! é um dos que mais inova e se destaca por oferecer experiência única ao público, principalmente na escolha dos artistas que fazem parte da sua programação. Se olharmos os line ups recentes de outros projetos, tudo tem se repetido de forma contínua por aí, com os mesmos “headliners” – ou, no bom português, artistas principais. E aí é que está o imenso valor do projeto, capitaneado por Pedro Seiles e Felipe Continentino, diretores do Queremos!. Tudo é novidade para ouvidos atentos!

Em sua sexta edição, o Queremos! muda de formato, ocupando quatro diferentes palcos importantes: Vivo Rio, Circo Voador, Marina da Glória e Teatro Casa Grande. E não para por aí. Com 15 anos de atividades, traz em 2025 uma série de novidades simultâneas, desde o formato de festival que propõe uma nova relação de integração com a cidade até um conselho consultivo cem por cento feminino e a vontade de discutir os rumos da Indústria Musical do Rio. Em um evento conjunto com a Casa Firjan, nesta quarta (9), a edição especial do Diálogos Criativos convida a Indústria Criativa do Rio de Janeiro a refletir sobre a necessidade de fortalecer o ecossistema musical da cidade. Tema que vem pipocando aqui e ali, já que o Rio mostra pioneirismo, vocação e excelência quando o assunto é música e entretenimento.

Os shows ocorrem em quatro dias – de quinta (10) a 1domingo (3) – e trazem nomes importantes e de destaque como Amaro Freitas, Anelis Assumpção, Arnaldo Antunes, Liniker, Luedji Luna, Nabiyah Be, Sophia Chablau & Felipe Vaqueiro e Yago Oproprio, além dos internacionais Hermanos Gutiérrez e Yaya Bey. Por aí já dá pra ver que são ventos novos, leves e sofisticados, para quem ama música de qualidade.

No quesito pensamento, Diálogos Criativos, evento gratuito que acontece nesta quarta (9), das 13h às 19h, na Casa Firjan, em Botafogo, conta com quatro mesas de diálogo e quatro painéis temáticos: “Cidade da Música? O que falta para o Rio ser a capital da Indústria Musical?”, “Qual o valor estratégico do ecossistema da Música na promoção e desenvolvimento do Rio?”, “Como construir valor para o Rio por meio da Música e suas múltiplas formas de manifestação?” e “Como a Música pode inovar, renovar e gerar oportunidades para o Rio?”. Um dia de mergulho e reflexão sobre aquilo que podemos avançar nessa imensidão sonora que é o mundo da música. Para participar, é necessário fazer uma inscrição prévia.

Novidades para ouvidos atentos

Luedji Luna abre o festival na quinta (10), no Vivo Rio, com o show “Luedji Luna Canta Sade”, em que a cantora baiana mergulha no universo da artista nigeriana, uma referência mundial por sua sonoridade sofisticada. Luedji recria sucessos como “Smooth Operator”, “Your Love Is King” e “By Your Side”, com sua banda, trazendo sua identidade para o repertório atemporal de Sade.

Na mesma noite, uma das mais recentes revelações do R&B norte-americano, Yaya Bey, estreia no Rio de Janeiro. Além de sucessos marcantes de sua carreira, Yaya Bey vem mostrar, ao vivo, “Ten Fold” (2024), seu último disco. Nascida e criada em Nova York, a artista mescla soul, funk e jazz para contar histórias de amor, luto, luta e resistência.

Continua após a publicidade
Liniker é uma das atraçoes na Marina da Gloria, com seu disco Caju.
Liniker é uma das atraçoes na Marina da Gloria, com seu disco Caju. (Caroline Lima/Divulgação)

Na sexta (11), no Circo Voador, é o lançamento do novo álbum de Arnaldo Antunes, que apresenta pela primeira vez, ao vivo, “Novo Mundo”. O disco recém lançado vem com 12 faixas inéditas e participações de David Byrne, Marisa Monte, Ana Frango Elétrico e Vandal.

A abertura fica a cargo de Sophia Chablau & Felipe Vaqueiro. Após se conhecerem em 2023, na turnê que uniu as bandas Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo (SP) e Tangolo Mangos (BA), os compositores debutaram este ano com o compacto “Nova Era / Ohayo Saravá”, lançado em janeiro. O duo se apresenta com um show inédito, que une novas parcerias e composições já conhecidas do público.

Na Marina da Glória, no sábado (12), Liniker, Yago Oproprio, Anelis Assumpção e Nabiyah Be. Liniker vai fazer, na íntegra, o show do seu segundo álbum solo, o aclamado “Caju”. Yago Oproprio, considerado um dos mais fortes expoentes do rap brasileiro, nascido e criado na Cohab II, Zona Leste de São Paulo, consolida o estilo mais melódico e fortemente calcado no boom bap. Com um show em homenagem ao reggae e seus ícones, Anelis Assumpção, filha de Itamar Assumpção, apresenta”Legalize It”, em que ela e sua banda tocam um repertório que parte do icônico álbum homônimo de Peter Tosh.

Continua após a publicidade

Nabiyah Be, filha do cantor jamaicano Jimmy Cliff e da psicóloga brasileira Sônia Gomes, traz influências culturais do Caribe e do Brasil e vai mostrar, no palco da Marina da Glória, o show do seu recém-lançado primeiro álbum, “O Que o Sol Quer”. Descrita pelo jornal The New York Times como dona de uma voz “hipnotizante”, a atriz e cantora tornou-se a primeira mulher negra brasileira a vencer um dos mais importantes prêmios do teatro americano, o Drama Desk Award.

Yago Oproprio é um dos mais fortes expoentes do rap brasileiro.
Yago Oproprio é um dos mais fortes expoentes do rap brasileiro. (Divulgação/Divulgação)

Encerrando o festival, o fenômeno Hermanos Gutiérrez – um dos nomes mais importantes da música instrumental da atualidade – se apresenta no domingo (13), no Teatro Casa Grande. Formado pelos irmãos Alejandro e Estevan Gutiérrez, o duo equatoriano-suíço chega dessa vez ao Brasil com a turnê de lançamento do álbum “Sonido Cósmico”, que saiu em junho de 2024 e conquistou o público e a crítica especializada. Hermanos Gutiérrez apresentam, neste trabalho, um novo mundo sonoro, repleto de misticismo latino e interações de guitarras sobrenaturais.

Amaro Freitas, um dos principais nomes do jazz, encerra o festival. O pernambucano apresenta o show “Amaro Freitas Trio”, com músicas que marcaram a sua discografia, desde o lançamento de “Sangue Negro” (2016) até temas do seu último álbum solo, “Y’Y”.

Continua após a publicidade

DJS que movem as pistas

A curadoria de DJ sets do Queremos! recebe nove nomes e coletivos que prometem dar o tom nas pistas do festival. No Vivo Rio, a cariocas DJ Tamy e o rei do drum and bass nacional, DJ Marky. No Circo Voador, Anelis Assumpção e Curumin se dividem num B2B, experimentando brasilidades sob as lonas da Lapa. Na Marina da Glória, a magia do coletivo carioca de música eletrônica underground Escola de Mistérios, a energia do icônico Baile Charme do Viaduto de Madureira e a potência de Aisha & Yaminah durante o dia e a noite. No Teatro Casa Grande, um dos nomes mais proeminentes do Brasil no cenário da discotecagem, o DJ Nyack entrega um set que conecta hip-hop, R&B e música brasileira.

Reconhecido por realizar eventos que primam pela excelência na curadoria e na experiência do público em primeiro lugar, o Queremos! tem tradição em promover shows que fogem do óbvio e em apostar no frescor da programação. “Em tempo de tantas opções, nós escolhemos a música e preparamos um novo formato para celebrar os 15 anos de trajetória do Queremos!”, celebra Pedro Seiler. “Em 2025, resolvemos expandir os horizontes do festival, com mais palcos, mais datas e, portanto, mais ocupação do Rio de Janeiro. Tudo isso sem perder a essência que conquistou o coração dos cariocas!”, completa Felipe.

Conselho 100% feminino

Ainda no campo das novidades, o Queremos! vem esse ano com um Conselho Consultivo formado por quatro mulheres que atuam em frentes complementares do mercado de entretenimento, música e criatividade do país: Babi Bono (ex-Rock in Rio e especialista em Marketing Digital, Brand Entertainment e Creator Economy, fundadora da Lemme Content e do Conecta Cria), Geisa Lino (gestora e ativadora cultural, diretora da Redes da Maré e do Festival WOW), Luciana Adão (especialista em Inovação Cultural, Coordenadora da Área de Cultura do Oi Futuro), Michelly Mury (label Manager na Altafonte e curadora artística do Festival Feira Preta).

A proposta do Conselho é impulsionar a equidade de gênero e ampliar a presença feminina nas decisões que moldam o futuro da música ao vivo no Brasil, contribuindo com percepções sobre tendências de mercado, cultura e comportamento, além da formulação de novas estratégias de atuação e crescimento para o Queremos! e ocupação de novos espaços e territórios no Rio.

Rita Fernandes é jornalistas, escritora, presidente da Sebastiana, pesquisadora de música, cultura e carnaval.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.