Imagem Blog

Renata Araújo

Por Renata Araujo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go!
Continua após publicidade

De malas prontas: as tendências de viagens para 2024

ILTM e Panrotas lançam guia de turismo de luxo, com foco na região latino-americana. Rio está entre os destinos nacionais mais cotados

Por Renata_Araújo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 jan 2024, 16h47 - Publicado em 8 jan 2024, 16h47

Praticamente o primeiro dia útil oficial do ano, já é hora de fazer planos para os meses que estão por vir! Pensando nisso, foi lançado no Fairmont Copacabana o Anuário de Luxo 2024, uma parceria entre a International Luxury Travel Market Latin America (ILTM), a maior feira de turismo de luxo da América Latina, e o Panrotas, principal veículo do trade.

fairmont copacabana
A vista deslumbrante do Fairmont Copacabana (Renata Araújo/Divulgação)
renata araujo e simon mayle
Renata Araújo e Simon Mayle, Diretor de Eventos da ILTM Latin America (Renata Araújo/Divulgação)

Em sua terceira edição, ele é a principal referência de viagens de luxo no mundo inteiro, com foco na região latino-americana. Sendo assim, dedicado às tendências de viagens para 2024, o Anuário revelou um novo turista de alto padrão, jovem e ainda mais preocupado com questões sustentáveis e o meio ambiente, menos influenciado pelas redes sociais e menos aventureiro.

Para este tipo de viajante, o Brasil continua sendo um mercado atrativo e com novidades, mas a concorrência global e a relativa estabilidade do dólar podem fazer com que as viagens internacionais sejam preferência. Um terço dos turistas brasileiros de alto padrão pretende fazer ao menos uma viagem internacional neste ano, e quem lidera o topo dos destinos favoritos é a Europa, com destaque para França, Portugal e Itália.

praia da rocha algarve
Praia da Rocha no Algarve, em Portugal (Renata Araújo/Divulgação)

Já os Estados Unidos aparecem logo em seguida, com Orlando e Nova York. O principal destino fora da Europa e das Américas são as Ilhas Maldivas. Entre os lugares que estarão em voga, surge também o Japão.

Continua após a publicidade
the vessel nova york
The Vessel, em Nova York (Renata Araújo/Divulgação)

Falando de destinos nacionais, o Rio de Janeiro é um dos mais cotados, além de Fernando de Noronha, Gramado, Fortaleza e Natal.

praia de copacabana
Praia de Copacabana, Rio de Janeiro (Duda Vétere/Divulgação)

Seguem em alta as viagens mais sustentáveis, e que agora se juntam a uma nova onda de “blended travel”. Eu explico: são viagens que unem objetivos distintos, como prestigiar shows ou eventos esportivos aliados com destinos de natureza, por exemplo.

Já a Geração Z expandiu ao turismo de luxo o conceito de high-low ou hi-lo, vindo da moda, no qual peças de grife com itens básicos são mesclados. Portanto, hotéis boutique e cruzeiros de expedição são algumas das escolhas que moldam este tipo de viagem, e estes novos viajantes seguem em busca de experiências locais genuínas, e de uma boa dose de informalidade.

Cruzeiro de luxo no Mediterrâneo
Renata Araújo no deque do Swan Hellenic, cruzeiro de expedição de luxo (Renata Araújo/Divulgação)

Nascidos com as redes sociais, no entanto, os turistas jovens de alto poder aquisitivo sabem como funciona o mundo dos influencers, e estes começam a perder espaço de influência entre esse público. Ademais, turistas de luxo de todas as gerações continuam privilegiando profissionais da indústria para planejar e executar suas viagens.

Para Carlos Ferreirinha, consultor para o mercado de luxo, é de suma importância que os agentes passem para os clientes, parceiros e colaboradores, tantas informações e tendências de viagens. Além disso, Ferreirinha acredita que o turismo brasileiro pode se beneficiar das boas notícias, afinal, com as pessoas vivendo mais e melhor, a busca por produtos que só o Brasil tem é crescente, assim como a explosão de alguns segmentos, como viagens com pet e viagens de experiência.

carlos ferreirinha
Carlos Ferreirinha no lançamento do Anuário de Luxo 2024 (Leo Marinho/Divulgação)

Com tanta informação e apostas para 2024, cabe a você saber onde se encaixa e que rumo tomará nas férias. Bon voyage!

Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go! e autora da página de instagram @youmustgoblog

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.