O prédio mais bonito do mundo: o instigante Museu do Futuro em Dubai
Por si só uma obra de arte, repleto de inovações e surpresas, atração é didática, reflexiva e divertida ao mesmo tempo
Uma das atrações que mais me impressionou na minha recente viagem a Dubai foi o Museu do Futuro. De fato, ele não poderia ter uma cidade mais apropriada para estar, tamanha grandiosidade e modernidade. Desde sua abertura, no começo de 2022, o Museu do Futuro, um programa para toda a família, foi intitulado de “o prédio mais bonito do mundo”. Com a obra finalizada por robôs e sete andares, ele chama atenção de longe e por si só é uma obra de arte. Mas é dentro dele que temos a chance de fazer uma ousada viagem até o ano de 2071 através de uma fictícia nave espacial.
Além disso, o objetivo do Museu do Futuro é ser um centro de tolerância e fazer com que seja possível criar, experimentar e aprender, tendo em conta noções de bem estar, saúde, meio ambiente e espiritualidade. Ou seja, além de divertido, um programa atual e consciente que convida o visitante a enxergar o futuro em vez de mergulhar no passado e incentiva cada um a pensar nas possibilidades para que o mundo se transforme em um lugar mais aprazível.
O prédio e os temas
O moderno edifício, com linhas arredondadas, tem inscrições no alfabeto árabe; poemas do Emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Cada forma do prédio possui uma simbologia. O anel exterior representa a humanidade e o vazio reflete o desconhecido. Já o monte verde no qual está apoiado remete à terra. Além disso, a fachada externa é revestida com painéis solares, que fornecem energia sustentável e fazem um efeito incrível!
O Museu do Futuro tem o intuito de ser uma janela com vista para o mundo daqui a cinquenta anos. Assim, ele exibe soluções tecnológicas de ponta que são capazes de melhorar e tornar mais segura a vida humana na Terra. Os visitantes encontram exposições interativas e imersivas que exploram temas como inteligência artificial, robótica, energia sustentável, saúde, transporte, entre outros. As instalações oferecem uma visão fascinante do futuro, com demonstrações de tecnologias avançadas e experimentos inovadores.
Além disso, o museu serve como um espaço para discussões, palestras e workshops sobre tópicos relevantes para o futuro da humanidade. Portanto, um centro de pensamento e inovação que busca envolver as pessoas e incentivar ações positivas.
Os cinco andares do Museu do Futuro em Dubai
Assim que entramos, percebemos que este é um museu que olha para frente. É possível tomar um café preparado por um robô barista ou apreciar um pinguim robótico; um balão de hélio pilotado por drones ou um divertido cyberdog que passeia pelo público. Na primeira atração somos transportados para o ano de 2071, através de uma nave espacial, e recebidos por uma avatar chamada Aya. Enquanto isso, no quinto andar somos apresentados à fictícia Estação Espacial OSS Hope. Ali, o público recebe explicações sobre satélites a atividades interativas e pequenas missões. Já no quarto andar o objetivo é chamar atenção para consciência ecológica e o futuro, com foco no ecossistema da Amazônia. Entretanto, uma das salas que mais me seduziu foi a “Vault of Life” (Cofre da Vida), com amostras de DNA de 2.400 animais, plantas e sementes armazenados em iluminados tubos de vidro.
Porque visitar o museu
Waha ou “oásis” ressalta o bem-estar físico e mental diante dos problemas causados pela tecnologia e imediatismo do mundo de hoje. Somos capazes de explorar outros sentidos, como por exemplo, visão, audição, tato e olfato. Em contraste, no segundo andar a Tomorrow Today explora novas tecnologias, de novidades atuais às esperadas para o futuro.
Ele fica bem no centro da cidade, de acesso fácil, e é necessário comprar o ingresso com antecedência e hora marcada. Sem dúvida uma atração imperdível para os entusiastas da tecnologia, curiosos sobre o futuro e aqueles que desejam ter uma visão única das possibilidades que nos aguardam. É uma experiência inspiradora e provocativa que desafia as noções atuais e convida os visitantes a imaginar e contribuir para um mundo melhor, em uma cidade que está em constante evolução.
A jornalista Renata Araújo é editora do site de viagens You Must Go ! e viajou a convite do Visit Dubai.