Laura Pausini homenageada como Personalidade do Ano no Grammy Latino
Italiana é a terceira mulher, e primeira europeia, a receber o título de Person of the Year
Cantora italiana conhecida mundialmente – e a estrangeira que mais vendeu discos na Espanha -, Laura Pausini foi homenageada pela Academia Latina de Gravação em um jantar de gala no Palácio de Congressos, em Sevilha. Antes dela, como mulheres, apenas Shakira e Gloria Estefan haviam recebido tal mérito.
Aliás, esta é a primeira vez que o Latin Grammy acontece fora dos Estados Unidos, e Sevilha, capital da Andaluzia, foi a cidade escolhida.
A super estrela italiana, com 30 anos de carreira, começou a cantar ainda criança, gravou em cinco idiomas e foi totalmente abraçada pela comunidade latina. Nestas três décadas, cada disco seu em italiano era lançado também em espanhol. Assim ela ganhou o mundo, com sucessos como, La soledad”, “Se fue”, “Inolvidable” e “Amores extraños”.
Em seu discurso, extremamente emotiva e simpática, disse se sentir “adotada pelo continente”, com o qual se identifica na maneira de pensar e se comportar. E que a partir desta noite, a adoção teria se “legalizado”.
Além disso, ela é defensora de causas de justiça social, como igualdade para as mulheres (sua equipe é majoritariamente feminina) e pessoas LGBTQ+, além de ajudar a combater a fome no mundo.
Person of the Year
Cerca de 30 artistas, entre eles, Andrea Bocelli, Luis Fonsi, David Bisbal e Carlos Vives, acompanhados de uma super orquestra, subiram ao palco para cantar o repertório da intérprete e compositora italiana. Artistas internacionais, como Michael Buble e Ricky Martin, e brasileiros como Gilberto Gil e Ivete Sangalo registraram em vídeos emotivos suas homenagens à artista italiana.
Únicos brasileiros, Anitta e Tiago Iorc, junto do trompetista cubano Arturo Sandoval, surpreenderam com uma versão em português da balada romântica “En la ausencia de ti”, muito bem traduzida como “Saudade de Você”. A dupla inédita, segura e com boa química, arrancou aplausos da plateia andaluza e multinacional presente .
“Nossa Personalidade do Ano do ano é uma artista genuína, autêntica e com uma profunda sensibilidade, que transformou suas letras em canções de todos os tempos”, disse Manuel Abud, CEO da Academia Latina de la Grabación, durante a gala. “Ganhadora de um Grammy e quatro Latin Grammys, Laura sempre se manteve fiel ao seu estilo romântico e a uma busca incansável pela excelência musical.”
A cerimônia do Latin Grammy acontece nesta quinta (16), na noite musical mais importante do continente hispano/ latino e de língua portuguesa. Uma combinação que só existe neste evento, que cada vez mais reúne brasileiros presentes: cerca de 200 brasileiros fazem a festa pelas ruas e bares de Sevilla , entre artistas e trabalhadores da música, este ano. Um evento inédito e relevante para nossa cultura.
Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go! e da página do instagram @youmustgoblog.