Anitta brilha no Grammy Latino, em Miami, e faz homenagem a Sérgio Mendes
Grammy Latino premia artistas renomados como Xande de Pilares e Lulu Santos e consagra o paulistano Jotapê como o grande vencedor com três gramofones.
O Brasil brilhou na Latin Grammy Week, realizada em Miami em celebração aos 25 anos da premiação. O evento foi repleto de homenagens, cerimônias e, claro, muita música. Com 400 representantes brasileiros e 92 artistas indicados, entre solos e grupos, a participação foi significativa. A programação incluiu uma première, na qual o Brasil participou em nove categorias, e a cerimônia principal, onde apenas Anitta, Xande de Pilares, Os Garotin e Cacau Magalhães estavam na disputa, mas, infelizmente, não conseguiram levar o gramofone para casa.
A cerimônia não televisionada, com transmissão ao vivo pelo site da própria Academia Latina de Gravação, contou com performances emocionantes da sertaneja Simone Mendes e do paulistano Jão, entre outros artistas latinos. O DJ Alok tocou o coração do público no Miami Convention Center com seu novo projeto, que envolve os povos originários. O evento também teve a presença de apresentadoras brasileiras, como Glória Groove, Lauana Prado e Luísa Sonza — todas indicadas ao Grammy Latino —, que se destacaram pelo domínio do espanhol, além de contarem com a torcida entusiasmada de profissionais da indústria musical!
Jotapê foi o grande ganhador e levou três prêmios pra casa nas seguintes categorias: Melhor álbum de música afro-brasileira, Melhor canção em língua portuguesa e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação. O artista Xande de Pilares levou o prêmio de Melhor Álbum de Samba / Pagode. Enquanto isso, os cariocas Gabriel o Pensador, Lulu Santos e Xamã também saíram ganhadores na categoria Melhor Interpretação de Música Urbana em Português. O grupo Os Garotin, de São Gonçalo, levou de forma inédita a categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Tivemos ainda, como vencedores, o saudoso Erasmo Carlos, com o Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Português, representado por seu filho Léo Esteves. Além disso, a jovem Ana Castela levou a estatueta pelo melhor Álbum de Música Sertaneja, entre outros categorias.
Depois da première, era hora de ir ao Kaseya Center (antiga American Airlines Arena), onde aconteceu a premiação principal. Os artistas indicados passaram pelo tapete vermelho, deram entrevistas para diversos veículos e tiveram seu momento de glamour – muitos brasileiros pela primeira vez participando do Grammy Latino.
Anitta fez uma das mais emocionantes performances da noite ao cantar “Mais que nada”, em uma belíssima homenagem ao saudoso Sérgio Mendes. A carioca estava acompanhada de Tiago Iorc, num dueto que fizeram no Grammy Latino 2023 (quando a italiana Laura Pausini recebeu a homenagem de Personalidade do Ano) e foi repetido com sucesso nesta quinta (14). O público todo cantou junto o sucesso do compositor brasileiro que atravessou fronteiras e posso garantir que a apresentação só de voz e violão foi de arrepiar!
Outro momento de destaque foi quando John Bon Jovi subiu ao palco para cantar seu mega hit It’s my life, em uma excelente nova versão produzida e cantada junto com o rapper latino Pitbull.
O compositor e produtor Edgar Barrera foi o artista mais indicado, com nove nomeações. Os cantores Bad Bunny e Karol G concorreram a oito prêmios, sendo que a cantora e compositora colombiana venceu o prêmio na categoria Melhor Álbum de Música Urbana, por “Mañana Será Bonito (Bichota Season)”.
O cantor colombiano Carlos Vives foi o grande homenageado da edição do Grammy Latino 2024, ao ser nomeado Personalidade do Ano, um dia antes, em uma cerimônia de gala, onde diversos artistas cantaram seu repertório em versões inéditas. Ele é autor de hits como “La Bicicleta” (com Shakira) e “Robarte Un Beso”. Carlos Vives já ganhou dois Grammys americanos e 18 Grammy Latinos.
A noite teve hosts famosos, como Glória Estefan e Andy Garcia, além de modelitos pra lá de extravagantes. Lembrando que o Grammy Latino envolve todos países de língua espanhola e lusófona e seus dialetos. Ele é transmitido para 80 países do mundo inteiro e é assistido por cerca de doze milhões de espectadores só no Estados Unidos. Depois da premiação, ainda tive forças para comemorar, na tradicional After Party da Sony Music, no clube The Hangar at Regatta Harbour, que reuniu a comunidade brasileira da música, entre profissionais da indústria e artistas.
A semana que passou foi marcada por um intenso fervor, consolidando-se como um dos momentos mais significativos para a música latina no cenário global. Acompanhar de perto o Grammy Latino é sempre um privilégio, onde trabalho e diversão se entrelaçam de maneira única. Sem dúvida, o Grammy Latino 2024 em Miami ficará gravado na memória, especialmente pela maior delegação brasileira já registrada. É inspirador observar o crescente envolvimento dos artistas brasileiros na Latin Grammy Week. Vários deles compartilharam comigo, com um toque de clichê, que o verdadeiro valor vai além da premiação: a presença neste evento de suma importância para a música latina é o que realmente importa, evidenciando o crescimento do Brasil e sua capacidade de ultrapassar fronteiras. Que venha o Grammy 2025! Alguma aposta sobre onde será realizado?
Renata Araújo é jornalista, editora do site You Must Go! e da página do instagram @youmustgoblog