Vitor Tavares vence número um do mundo para conquistar medalha inédita
Bronze no simples SH6 é a primeira medalha brasileira da modalidade na história dos Jogos Paralímpicos
Na última disputa desta segunda (02/09) em Paris o Brasil conquistou mais uma medalha. O bronze de Vitor Tavares no de simples SH6 do badminton foi a primeira da modalidade para o Brasil na história dos Jogos Paralímpicos.
“Estou muito feliz em ser medalhista paralímpico. Uma medalha inédita não só pra minha carreira, mas para o badminton brasileiro”, celebrou o paranaense após a partida.
Para conseguir o feito inédito ele teve que vencer na disputa pelo terceiro lugar ninguém menos que Chu Man Kai (Hong Kong), líder do ranking mundial. A vitória foi suada com o brasileiro fazendo uma virada espetacular no primeiro set, após estar perdendo por 16-20, que fechou com 23-21. No set seguinte a vitória foi mais tranquila pro adversário (16-21), mas o Vitor conseguiu se manter concentrado e no set desempate abriu de cara 13-3. No fim, vitória por 21-12 e a medalha de bronze no peito.
“A gente sabia que não era uma partida fácil. Eu sabia que precisava me manter focado ponto a ponto. Essa medalha é a realização de um sonho”, comentou sobre o jogo decisivo.
O atleta tinha ficado com o quarto lugar em Tóquio e veio para Paris com gana para conquistar a primeira medalha paralímpica da sua carreira. O bronze no individual no Mundial de 2022, disputado na capital japonesa um ano depois era a sinalização que o novo ciclo poderia ser positivo.
Este é o terceiro esporte em que o Brasil conquista na capital francesa a sua primeira medalha paralímpica. Além do bronze de Vitor no badminton, ontem (01/09) Alexandre Calgani conquistou a prata no tiro esportivo e hoje (02/09) mais cedo teve a prata de Renan Cordeiro no triatlo.