Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Continua após publicidade

Viajando para Búzios, destino que celebra a diversidade

Da herança quilombola ao acolhimento do público queer, destino fluminense se destaca pelo acolhimento de todos

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 Maio 2024, 15h44 - Publicado em 23 Maio 2024, 08h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dicas de Búzios
     (Abracadabra Pousada/Divulgação)

    Distante 176km da capital, Búzios é um dos destinos mais procurados do litoral fluminense. Desde que Brigitte Bardot se encantou com a antiga vila de pescadores e colocou a cidade no mapa do turismo mundial, turistas de diferentes partes do mundo aproveitam as belas praias, a cada vez melhor cena gastronômica e o agito desse charmoso balneário.

    Não é incomum escutar diferentes idiomas pelas ruas do destino, especialmente na agitada Rua das Pedras. A paixão dos hermanos argentinos e uruguaios, muitos com residência fixa na cidade, os franceses que vieram conhecer o destino escolhido pela compatriota para relaxar, entre tantas outras nacionalidades se encontram em Búzios. E todos são bem acolhidos por lá, em um pedacinho do litoral fluminense que tem ao longo da sua história a diversidade como marca registrada.

    Em sua história a cidade que foi emancipada de Cabo Frio em 1995 tem marcas profundas com o afroturismo. A comunidade quilombola da Praia Rasa guarda tradições da época em que navios escravocratas aportavam nas areias trazendo de forma ilegal pessoas para serem escravizadas. A rota que passava pela antiga Cabo Frio encontrava nas baias abrigadas de Búzios a condição perfeita para a chegada dos navios em uma época que o tráfico de africanos foi proibido.

    A biodiversidade variada é outro importante destaque, com espaço para praias deslumbrantes, falésias e um dos únicos três Mangues de Pedras existentes o mundo. A riqueza natural de Búzios é sempre sombra de dúvidas um de seus maiores destaques. Há inclusive um passeio que visita o mangue e toda a região om explicações sobre a biodiversidade e a história ligada a escravidão que pode ser realizado pela BZ Sports.

    Ponta do Pai Vitório é ponto turístico de Búzios
    Visita a Ponta do Pai Vitório faz parte do passeio que inclui Mangue de Pedra e história sobre comunidade quilombola da Rasa (Otavio Furtado/Veja Rio)

    Nos últimos tempos a cidade amplia seu destaque no acolhimento do público LGBTQIA+. Este ano a prefeitura anunciou a criação Coordenação da Diversidade e Direitos LGBTI, um marco importante no desenvolvimento de políticas públicas para cidadãos desta comunidade. Búzios é um destino há tempos frequentado pelo viajante queer e recebe anualmente um bloco de carnaval e o Búzios Pride, com dias de celebração do Orgulho. Este ano ainda foi palco de um dos maiores eventos de entretenimento voltados para esse público, a San Island Weekend.

    Continua após a publicidade

    Onde se hospedar em Búzios

    A diversidade buziana também está presente nas diferentes opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Mas se tiver a oportunidade, minha dica é conhecer a Pousada Abracadabra. Presente no destino desde 1974, a pousada está debruçada sobre a praia da Armação e a orla Bardot, garantindo aos hóspedes uma das mais bonitas vistas da cidade.

    Com apenas 17 quartos, é uma chance de se hospedar em Búzios com exclusividade e serviços de primeira. O café da manhã com serviço à la carte é servido com a deslumbrante vista de brinde. Assim como todas as outras refeições podem ser feitas no charmoso Mistico Restaurant, que recentemente elevou seu padrão de gastronomia com a chegada do chef Feliz Sanchez.

    Relaxar nos aconchegantes quartos com decoração clean, curtir o sol nas convidativas espreguiçadeiras ao lado da piscina de borda infinita ou ler um livro na aconchegante sala de estar que serve de apoio para os hóspedes torna a experiência única.

    Continua após a publicidade

    Onde comer em Búzios

    A diversidade de sabores é uma marca registrada da gastronomia do balneário. Com diferentes opções é possível experimentar sabores do mundo inteiro. A forte influência europeia está presente em alguns de seus restaurantes, assim como o clima descontraído praiano também é agregador. Selecionei abaixo algumas dicas:

    A mesa farta e os sabores da Itália são as marcas do restaurante Primitivo, localizado no coração da agitada Rua das Pedras. O Místico Restaurant oferece uma experiência exclusiva de alta gastronomia com a deslumbrante vista da Abracadabra Pousada.

    Para curtir o fim de tarde ou a noite em um clima descontraído o Belli Belli Gastrobar é uma boa opção no Porto da Barra, complexo de lojas e restaurantes que ganhou destaque nos últimos anos. Mas como um bom destino praiano, curtir Búzios a beira mar se torna ainda mais delicioso com a excelente gastronomia oferecida no Rocka Restaurant & Beach Lounge.

    Continua após a publicidade

    O colunista viajou a convite do Viver Búzios

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.