Espetáculo no Rio retoma arte queer no estilo cabaré
Varieté dus Amantes nos lembra a importância história do cabaré para a arte queer em espetáculo que explora diferentes formas de expressões artísticas
Em uma época que (ainda bem) conseguimos ver artistas LGBTQIA+ alcançado o mainstream, é de salutar que pessoas se reúnam também para prestigiar artistas em projetos menores, mas igualmente potentes. Foi assim que, por indicação de um amigo, fui assistir ao espetáculo ‘Varieté dus Amantes’, que finaliza sua curta temporada este fim de semana no Teatro Café Pequeno (Avenida Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon).
Remonta do final de anos 1800, na França, os primeiros registros de cabarés que eram um palco sagrado para a arte queer tomar a liberdade, ainda que em guetos, para se apresentar. O formato ganhou amplitude na Alemanha pré-nazismo e foi durante muito tempo o porto seguro para a comunidade se encontrar.
Este formato tão historicamente importante para os artistas da comunidade LGBTQIA+ caiu em declínio nas décadas seguintes, mas este espetáculo no Rio de Janeiro se inspira na era de ouro desse estilo para apresentar artistas atuais, mas que igualmente exploram suas artes de maneiras diversificadas, nos relembrando não só a importância da arte mas também dos artistas queer que buscam espaços para se apresentar.
Foi de João Vitor Linhares a idealização do show, graças a seus estudos sobre o estilo dentro da Unirio. “Comecei a pensar num projeto que falasse sobre amor, mas que fosse algo que pudesse explorar tudo que o cabaré tem a dizer, sobre o protesto, sobre uma cena marginal, mas aberto a outras linguagens e que eu pudesse trazer poesia”, explica.
Unindo diferentes crenças e culturas, ‘Varieté dus Amantes’ perpassa por diferentes tipos de arte para falar de um tema comum: ao amor. Em uma mistura de teatro, dança, música e artes visuais, o espetáculo transporta o público para um universo lúdico e colorido.
O elenco tem nomes mais conhecidos como o espetacular Ton e Cesar Soares, que participaram do The Voice Brasil, além de Aleeh Berton, Álvaro Vitor, Bruno Marques, Cadumma, Felina Solar, Lucas Fidelis, Ludi Horta, João Vitor Linhares, Matheus Brito, Rohl Martinez e convidados especiais.
E eles estão em um projeto ambicioso, como explica João Vitor: “A gente faz parte de uma geração que está escrevendo cabaré no mapa do teatro e não só da cena alternativa. Esse é caminho pra gente desmarginalizar essa arte. Estou cansado de ouvir que o que a gente fez é marginal. A gente faz arte e da melhor qualidade”, finaliza.
Varieté dus Amantes
Quando: 15 a 17 de novembro – sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Onde: Teatro Café Pequeno (Avenida Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon)
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia entrada) – gratuito para pessoas trans e não binárias