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Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Suíça adota medidas para frear o overtourism

Representante do turismo suíço trouxe o debate para sua apresentação na ILTM

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Atualizado em 6 Maio 2025, 15h54 - Publicado em 6 Maio 2025, 13h49
Suíça adota medidas para diminuir o impacto do overtourism
País adotou uma série de medidas para minimizar os impactos do excesso de viajantes (Divulgação/Divulgação)
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Durante sua apresentação nesta terça (6) na ILTM, principal feira de turismo de luxo da América Latina, o diretor de Turismo da Suíça no Brasil levantou um debate importante sobre como lidar com o overtourism (impacto negativo do excesso de turistas em um destino).

Fabien Clerc falou da dualidade em promover um destino e ao mesmo tempo ter a preocupação para minimizar os impactos causados pela grande quantidade de visitantes. Apesar do aumento de quase 3% no número de pernoites em 2024 em relação ao ano anterior, o país está adotando uma série de medidas para que esse crescimento não signifique problema para seus cidadãos e até mesmo para os visitantes.

Uma das preocupações é distribuir o fluxo de viajantes ao longo do ano. Frequentemente associada ao inverno (que representa 31% das viagens), a Suíça começou a divulgar os atrativos nas outras estações do ano. “Quem está indo acaba ficando frustrado porque não consegue hotel ou os passeios mais disputados. Isso acaba sendo uma experiência negativa no final”, explica Clerc sobre os problemas do grande fluxo em apenas um período do ano.

Esse impacto direto no viajante não é apenas o incômodo que preocupa os responsáveis pelo turismo suíço. No ano passado fizeram uma pesquisa junto a moradores sobre a percepção do turismo. Apesar de 78% demonstrarem orgulho em receber visitantes, 5% consideram os efeitos negativos do turismo uma grande preocupação.

A solução passa também por divulgar os lugares ‘escondidos’ do país. “As pessoas sempre vão nos lugares que já são famosos pelas redes sociais”, comenta Fabien. A ideia então é apresentar destinos menos óbvios para diluir o fluxo de viajantes. Por fim, junto com mais de 2.800 parceiros do trade local estão incentivando as viagens conscientes, quando os próprios turistas ajudam a minimizar os impactos.

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